É difícil encontrar jardineiros que não tenham ou não gostariam de cultivar hortênsia (hortênsia) em sua parcela. Este arbusto ornamental tem uma beleza verdadeiramente encantadora. Uma enorme vantagem desta planta é um longo período de floração. Por vários meses, atrairá a atenção de outras pessoas. O artigo focalizará a hortênsia em bruto.
Descrição e características das espécies
Hortênsia áspera é uma espécie alta de cultura de flores. Algumas variedades podem atingir três metros de altura. Os arbustos têm galhos grossos nos quais folhas grandes crescem (aproximadamente 35 × 25 cm). Na primavera e no verão, são pintadas de verde e, mais perto do outono, adquirem uma cor marrom-alaranjada. A superfície da chapa é aveludada.
As inflorescências nos arbustos são grandes e consistem em flores pequenas, geralmente brancas. Algumas amostras varietais têm flores de tom lilás-roxo. Tais inflorescências parecem impressionantes, uma vez que as brancas estão localizadas ao redor dos botões lilás e parece incrivelmente atraente.
Variedades
O tipo descrito de hortênsia tem várias variedades, e os criadores trabalham há muitas décadas para desenvolver novo material varietal. Uma variedade de formas e tons de inflorescências dessa cultura permite que os jardineiros usem amplamente a planta no projeto da paisagem. Ainda neste artigo, as principais variedades serão consideradas.
Você sabe No século 19, na Inglaterra, a hortênsia era considerada um símbolo de vaidade e orgulho. Isso se deve ao fato de a planta ter uma beleza incrível e um grande número de flores na inflorescência, como se estivesse pedindo para ser admirada.
Macrophyll
Esta hortênsia cresce em largura e altura para 1,5 m. As folhas ásperas com uma camada fina e peluda crescem até 30 cm de comprimento e até 20 cm de largura.As inflorescências esféricas de diâmetro não excedem 20 cm e têm uma superfície plana. A cor das flores é impressionante em sua diversidade. A cor pode ser de branco a roxo escuro.
A matiz depende do nível de acidez do solo. Quanto mais baixo for esse indicador, mais claras serão as flores. Na terra alcalina, a hortênsia é nas cores rosa e lilás, e no solo ácido, em azul e violeta. No início da estação de crescimento, as folhas de Macrophyllus são verdes, mas já mais próximas do outono adquirem uma cor marrom-alaranjada. Graças a isso, o arbusto parece muito impressionante.
Sargent
Essa variedade está em constante demanda entre os jardineiros de nosso país. As folhas da planta são aveludadas ao toque. As pétalas das flores estão localizadas separadamente uma da outra. Uma característica do Sargent é a cor das inflorescências. Ele muda suavemente de um tom lilás para rosa, depois - se transforma em azul claro. Em alguns arbustos, as pétalas têm pequenas manchas brancas. A planta adulta atinge 4 m e floresce desde o final do verão até o início do tempo frio.
Chocolate Quente
Essa variedade é bastante jovem, mas já conseguiu atrair a atenção de muitos jardineiros. Durante a floração, brotam botões grandes (diâmetro - 30 cm), cujas pétalas são pintadas em uma cor rosa pálido com uma mancha roxa no centro. Folhas em diferentes épocas do ano mudam de cor de tons prateados para azeitona. Uma característica da variedade é a cor dos brotos. No período frio, adquirem um tom vermelho-marrom e ficam espetaculares mesmo sem folhagem.
Aterragem
O cumprimento de certas regras durante o plantio de hortênsias desempenha um papel importante no processo posterior de vegetação arbustiva. Siga as recomendações abaixo.
Datas e seleção de assentos
Para o plantio, a primavera (abril) ou o outono (setembro) é adequada. Muitos jardineiros sempre preferem plantar com calor constante quando o solo está completamente descongelado. Este período é mais seguro, pois a hortênsia terá muito tempo antes do frio para criar raízes e fortalecer-se. Apesar de a cultura apresentar boa resistência ao inverno, em tenra idade, pode sofrer de baixa temperatura.
A escolha do local deve ser levada a sério. A cultura tem suas próprias "preferências" a esse respeito. O local deve ser protegido de ventos fortes e não muito aberto à luz solar. As condições de sombra ou sombra parcial criarão condições favoráveis para um bom crescimento. A Terra deve ser ligeiramente acidificada e nutritiva.
Preparação de solo e mudas
O local antes do plantio deve ser desenterrado e limpo de ervas daninhas. Fertilizantes minerais e húmus são introduzidos no solo (superfosfato - 20 g por balde de água).
Importante! É melhor plantar hortênsias em um dia nublado ou chuvoso. Se o ar estiver seco, pulverize a bucha com água antes do procedimento.
O rebento deve ser comprado em lojas especializadas. O sistema radicular deve ser tratado com um estimulador de crescimento. Você também deve inspecionar todas as árvores e arbustos vizinhos quanto à presença de várias doenças e pragas. Antes de plantar, realize a pulverização preventiva de todas as plantas. Para isso, você pode usar o líquido Bordeaux. As plantas se adaptam bem em um novo local aos 2-3 anos de idade.
Instruções de pouso passo a passo
O algoritmo de ações durante o pouso é o seguinte:
- Primeiro você precisa cavar um buraco, cujo tamanho dependerá do tipo de solo: se a terra for leve, siga os parâmetros: largura - 40 cm, profundidade - 50 cm No solo argiloso: profundidade - 60 cm, largura - 50 cm. Em argila: profundidade - 70 cm, largura - 60 cm.
- No fundo do poço, é necessário fazer uma camada de drenagem. Pedra grande triturada e fragmentos de tijolos lascados são adequados como material.
- Se você plantar vários arbustos ao mesmo tempo, o intervalo entre eles deverá ser de pelo menos 1,5 m.
- Antes de mergulhar no buraco, o sistema radicular deve ser suavemente endireitado e depois coberto com terra. Preste atenção ao nível de localização do pescoço da raiz. Não deve estar no chão, mas logo acima do solo compactado.
- Imediatamente após o plantio, a planta deve ser abundantemente regada (2 baldes por arbusto).
Cuidado
Hortênsia áspera tem uma série de características nos cuidados, mas não é caprichosa. Observando-os, você pode cultivar em seu site uma bela planta ornamental, que se tornará um adorno para o seu jardim por muitos anos. Mais sobre isso em mais detalhes.
Molhar e mulching
Os arbustos desta cultura precisam de muita água. Se você não regar a planta em tempo hábil, isso afetará negativamente seu desenvolvimento e aparência. O procedimento deve ser realizado pelo menos 2 vezes por semana. Cerca de 3-5 baldes de água devem ser derramados em um arbusto.Se o tempo estiver chuvoso por vários dias seguidos, não é necessário umedecer o solo adicionalmente.Depois da irrigação, a área do tronco deve ser coberta periodicamente. Isso ajuda muito o sistema radicular a reter a umidade. Para fazer isso, você pode usar turfa, espalhada com uma camada de 10 cm.
Top vestir
Após o plantio, o jovem arbusto não precisa ser fertilizado por dois anos. Ele deve estar em repouso. Os cuidados são prestados durante esse período, conforme necessário. Depois de alguns anos, a suplementação com aditivos de complexos minerais será muito benéfica. Atenção especial deve ser dada à planta durante a brotação.
Neste momento, uma solução de superfosfato deve ser adicionada sob cada bucha na proporção de 1:10 com água. Sulfato de potássio e verbasco também são usados como fertilizantes de primavera. Para maior resistência dos galhos, os jardineiros recomendam tratar o arbusto com uma solução de permanganato de potássio (1 mg / 5 l de água).
Poda
A poda, bem como a cobertura, também não são necessárias nos primeiros dois anos após o plantio. A planta deve crescer mais forte. No terceiro ano, a manipulação pode ser realizada. O momento "certo" para a poda é primavera. No processo, você precisa remover os brotos doentes e danificados. Os processos do ano passado devem ser cortados, deixando três botões sobre eles.Corte os galhos exclusivamente antes do início do fluxo de seiva.
Abrigo para o inverno
Hortênsia áspera é uma planta com um alto nível de resistência ao gelo. Você pode conhecer os arbustos ornamentais dessa cultura em muitas regiões do nosso país, mesmo com invernos muito frios. Mas, apesar disso, é melhor cobrir o poço para que o sistema radicular não sofra baixa temperatura. Como material, folhas e serragem são adequadas.
Reprodução de hortênsia áspera
Os jardineiros geralmente propagam hortênsias por conta própria. Existem várias opções. Para obter o resultado esperado, você deve seguir um determinado algoritmo de ações. Abaixo estão os métodos de propagação da cultura de flores.
Sementes
Ações-chave:
- As sementes devem ser semeadas em um recipiente pré-preparado com solo úmido. O tamanho do recipiente deve ser bastante grande, já que a planta ficará nele por cerca de dois anos. Somente após esse período a hortênsia pode ser plantada em um local permanente.
- Imediatamente após o material de plantio ser colocado no solo, o recipiente deve ser coberto com filme ou vidro.
- Não se esqueça de regar a cada três dias. Você terá que ver os primeiros tiros em três semanas.
Estacas
Algoritmo de ações:
- Primeiro você precisa preparar as estacas. Para fazer isso, você precisa cortar os processos laterais, enquanto os rins devem ser grandes.
- Em seguida, o material de plantio é colocado na água por várias horas. Tops verdes precisam ser cortados.
- Após os processos, é necessário dividir em fragmentos e colocar por algumas horas na solução Kornevin.
- Em um recipiente previamente preparado com solo úmido, é necessário colocar uma muda e cobri-la com uma jarra.
- O caule plantado deve ser regado 2 vezes por semana.
- Após 4 semanas, as mudas se enraizarão e, quando a planta atingir 40 cm, poderá ser plantada em um local permanente.
Camadas
Sequência de etapas:
- É necessário iniciar o processo no início da primavera, antes da abertura dos brotos. Um pequeno sulco deve ser feito próximo ao arbusto.
- Os brotos inferiores devem ser colocados na vala, após o que devem ser levemente molhados e cobertos com terra.
- Já no outono, você verá brotos jovens. Quando a planta atinge 20 cm, deve ser enterrada. A cada 10 dias, o procedimento deve ser repetido até o aterro atingir 25 cm de altura.
- Na segunda quinzena de outubro, as camadas são desenterradas e separadas. Em seguida, as mudas devem ser enterradas novamente no chão. Um ano depois, a planta é plantada em um local permanente.
Dividindo o mato
As principais etapas:
- A planta deve ser bem regada antes de cavar. Somente então o sistema raiz pode ser manipulado.
- As raízes precisam ser bem limpas do chão e lavadas. O mato é dividido no número necessário de mudas.
- Em seguida, o material de plantio deve ser tratado com “Kornevin”, após o qual deve ser determinado em local constante e regado abundantemente.
Doenças e pragas, a luta contra eles
Uma grande vantagem da hortênsia rugosa é sua resistência a várias doenças e insetos perigosos.
Muito raramente a planta é afetada por tais doenças:
- Clorose. Nos primeiros sinais (as folhas começam a ficar amarelas, as veias escurecem), a hortênsia deve ser tratada com uma solução de sulfato de ferro (45 g por 10 litros de água).
- Oídio. Nas folhas, há manchas de um tom cinza-marrom, após o que escurecem. Eles combatem essa doença com a ajuda do Fundazol.
Em caso de danos ao arbusto por pragas (pulgões, ácaros, insetos, gorgulhos), a hortênsia deve ser tratada imediatamente com inseticidas (Akarin, Iskra ou Fitoverm).
Hortênsia áspera pode ser encontrada frequentemente nas áreas públicas do parque e na área da casa. Esta é uma planta ornamental brilhante, fácil de cuidar. Portanto, é muito popular entre jardineiros e paisagistas.Você sabe No budismo, o chá de hortênsia é consumido durante vários rituais. As pessoas acreditam que a bebida tem propriedades mágicas.