O espargo Sprenger é uma planta de ampolas da família dos espargos. Na natureza, encontrado nas florestas subtropicais da África do Sul. Em nossas latitudes, é cultivado como decorativo em casa e em campo aberto.
Descrição botânica da planta
Os espargos Sprenger incluem mais de 250 subespécies encontradas em climas subtropicais ao redor do mundo. São gramíneas, arbustos e trepadeiras perenes. Pertence a rastejar variedades ampelous com um sistema de raiz bem desenvolvido. Anteriormente, os aspargos eram atribuídos à família dos liliaceae devido ao formato das flores e posteriormente reclassificados como aspargos.
A altura das hastes chega a 150 cm e, como resultado da adaptação a um clima árido, as folhas são subdesenvolvidas, apresentam uma forma espinhosa ou escamosa, portanto, na função da fotossíntese, estão envolvidos principalmente ramos achatados localizados em cachos.Você sabe Sob condições ideais de cultivo, os brotos de aspargos crescem 20 cm por dia.
Floresce em março e abril. As flores são formadas principalmente nos seios da folha. A forma lembra pequenos lírios coletados em panículas. As flores são pintadas de branco.
Galeria de Fotos
Após a floração, formam-se frutos arredondados de cor verde azulado, contendo 3 sementes grandes com uma pele densa e negra cobrindo o corpo germinativo.
Sistema raiz | Fibroso |
Caule | Espessado |
Forma de folha | Escamosa, espinhosa |
Cor da folha | Verde |
Forma da flor | Em forma de lírio |
Cor das flores | Branco |
Forma de frutas | Arredondado |
Cor da fruta | Verde azulado |
O número de sementes na fruta | 3 |
Condições de cultivo da casa
Os espargos são frequentemente usados para escritórios de paisagismo e instalações residenciais. As plantas têm uma aparência decorativa atraente e são despretensiosas nos cuidados. Os galhos cortados dos aspargos mantêm sua aparência por um longo tempo, o que lhes permite ser usados na composição de buquês.
Alojamento
Ao escolher um local para aspargos, lembre-se de que a planta precisa de uma boa iluminação difusa. O melhor lugar para espargos é a janela oeste ou leste.
Importante! Para aumentar a imunidade das plantas, no verão, tire-as diariamente por várias horas sob a luz do sol.
Modo de temperatura
No verão, a temperatura confortável para aspargos é +20 ... + 25 ° C, no inverno - +14 ... + 17 ° C.
Humidade do ar
Os espargos são higrófilos. No verão, não deixe o solo secar. A umidade ideal do ar para a flor no verão é de 70 a 80%, no inverno - 60%. A umidade é facilmente ajustada pulverizando duas vezes ou instalando um umidificador na sala.
Home Care
Espargos requer cuidados mínimos. Preste atenção à rega e pulverização.
Rega
Para que o aspargo desenvolva uma coroa exuberante, siga as regras de rega:
- use água parada que não contenha compostos de cloro;
- a temperatura da água deve ser de pelo menos +20 ° C;
- rega adicionando água à panela e não debaixo da raiz;
- no calor pulverize diariamente os galhos.
Top vestir
Adubar do início de março a outubro, uma vez por mês. Use fertilizantes complexos minerais para flores e produtos orgânicos, alternando-os. Por exemplo, em março, adicione compostos minerais, em abril - aparas de chifre.
Elementos que devem estar presentes em um fertilizante complexo para aspargos:
- nitrogênio
- potássio
- magnésio
- cálcio
Poda
Para aspargos, são realizados 2 tipos de poda:
- Formativo - Ajuda a simular a forma do mato e acelerar o desenvolvimento de novos rebentos.
- Sanitária - envolve a remoção de galhos carecas, secos, doentes ou de pragas.
Ao formar a poda, parte dos brotos é encurtada para o comprimento necessário. Eles interrompem seu crescimento e novas brotações são formadas a partir do sistema radicular. Realize essas manipulações na primavera, antes da primeira alimentação. A poda sanitária é permitida em qualquer época do ano. Corte os brotos na própria raiz.
Transplante
O espargo é uma planta de ampel de rápido crescimento e, portanto, requer transplante frequente. Até 3 anos, as plantas mergulham anualmente. Espécimes adultos são transplantados a cada 2 anos. Execute esses procedimentos na primavera, de março a abril.
Panelas escolher profundo e espaçoso. Para um desenvolvimento completo, as plantas requerem solo solto com pH neutro - na faixa de 5,5 a 7. Você pode usar o primer universal da loja para plantas folhosas decorativas, adicionando 20% de vermiculita ou perlita ou misturar o solo, combinando em proporções iguais:
- areia;
- turfa;
- solo com folhas;
- solo argiloso.
Vídeo: Transplante de espargos
Desinfecte o solo com Fitoverm (de acordo com as instruções fornecidas com a preparação). Transplante usando o método de transbordo:
- 12 horas antes do transplante, regue as plantas abundantemente. Isso facilita o procedimento para extrair raízes da panela.
- Depois de preparar uma nova panela, encha-a com argila expandida e coloque uma camada de solo. O recipiente deve estar aproximadamente 1/3 cheio.
- Incline a panela com a planta levemente para baixo com uma mão e cave a outra no chão e extraia o conteúdo. Se houver raízes crescidas, elas devem ser removidas.
- Coloque a planta em uma panela nova e polvilhe com o solo.
- Depois de um pouco condensado e umedecido o solo, envie os vasos por vários dias para uma sala com pouca iluminação.
- Depois de uma semana, os espargos podem ser colocados em um local permanente.
Importante! Ao comprar uma planta adulta em uma loja, não a coloque imediatamente na vegetação já em casa. Passe o tratamento “Actellic” primeiro» (de acordo com as instruções), transfira para outro recipiente, substituindo um pedaço completamente de terra. Depois de uma semana, você pode colocar um novo «residente» para um lugar permanente. Isso ajudará a proteger sua horta contra a propagação de pragas e doenças.
Reprodução
Os espargos do sprenger se propagam de duas maneiras:
- Estacas.
- As sementes
Estacas
As estacas são colhidas durante a poda. O material de plantio não deve ser inferior a 12 cm. Corte as estacas de molho por 2 horas em uma solução de "Kornevin" e depois enraize na areia úmida.Cubra as estacas de cima com tampas transparentes e instale em um local bem iluminado. Remova as tampas por 30 a 40 minutos diariamente. Mantenha a temperatura ambiente dentro de +22 ° C. Após cerca de um mês, os brotos podem ser transplantados para recipientes separados.
Cultivo de sementes
A semeadura é realizada no final do inverno. A germinação requer solo leve e respirável. Para obtê-lo, misture a mistura universal do solo com areia. Mergulhe as sementes por 24 horas em uma solução fraca de manganês. É melhor semear em cassetes.
Coloque as sementes na superfície do solo e polvilhe com areia. Existem 2 sementes por ramo da capacidade de desembarque. Nas caixas comuns entre pares de sementes, mantenha uma distância de 5 cm. Em seguida, embrulhe os recipientes com papel alumínio e coloque-os em uma sala escura. Durante o período de germinação, mantenha a temperatura ambiente em +25 ° C. Remova o filme diariamente por 15 a 20 minutos. A germinação das sementes leva de 3 a 6 semanas.As plantas mergulham em recipientes separados, atingindo uma altura de 7 cm. Ao mergulhar brotos jovens, drene em vasos - cubra o fundo com uma camada de argila expandida e depois com uma camada de areia grossa.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar aspargos, você pode encontrar as seguintes dificuldades:
- doenças fúngicas - quando qualquer tipo de podridão aparecer, as partes danificadas da planta devem ser removidas, transplantadas com uma substituição completa do coma de terra e um banho de desinfecção para as raízes;
- sarna e ácaro - os insetos são removidos primeiro à mão e depois tratados com Fitoverm.
O espargo sprenger é uma planta doméstica despretensiosa que será uma excelente decoração do interior. Até um novato vai lidar com o seu cultivo.Você sabe Os franceses ardentes declaram seu amor às mulheres, apresentando como presente um buquê contendo aspargos ou retratando essas plantas em cartões postais ou embrulhos de presentes. Tal gesto fala de sentimentos elevados, sincera admiração pelo encanto de uma mulher.
Comentários
após o transplante, é melhor colocar os aspargos em um local mais escuro, pois não recebe luz solar. Mas tenho certeza de que ele se adaptará e não fará mal. Eu mantenho um aspargo em uma prateleira a 3 metros da janela, está iluminado o suficiente, mas a luz solar direta não cai. Não suporto na varanda, pois desbota, as folhas ficam pálidas. A propósito, ele adora se vestir bem. Costumo fazer cobertura foliar "Tomate Agricola".