Vários óleos vegetais são frequentemente usados em cosmetologia, melhorando a condição externa da pele, cabelos e unhas de uma pessoa. Obviamente, cada variedade terá suas próprias características; portanto, antes de usar qualquer óleo essencial, você deve estudar cuidadosamente suas propriedades benéficas e negativas. O produto de pinho também possui características próprias, e muitos deles têm sido muito eficazes na eliminação de vários problemas capilares. Como usar adequadamente esse óleo e que meios com base nele podem ser preparados - leia este artigo.
Composição do óleo essencial de pinheiro
Externamente, o líquido oleoso etéreo obtido do pinheiro é uma substância amarela pálida ou verde-amarela com um aroma pronunciado de coníferas.
Sua composição é baseada em álcoois sesquiterpenos, carboidratos terpenos, compostos simples e complexos de éter, em especial:
- kadineno;
- acetato de bornilo;
- Borneole
- dipenteno;
- pineno;
- fellandren.
A distribuição dessas substâncias em volume em uma proporção proporcional depende de vários fatores, começando pelo local de crescimento da árvore e terminando com uma variedade específica de plantas. Por exemplo, existem óleos com predominância de α- ou β-pineno e, para obter esse extrato curativo, são utilizadas as agulhas de galhos jovens e os mesmos cones jovens de um pinheiro expostos ao vapor.
Você sabe A espécie de pinheiro mais alta é o pinheiro Lambert, que cresce na maioria dos Estados Unidos e Canadá. Árvores maduras costumam atingir 80 metros de altura, o que equivale a duas casas de dez andares.
É a destilação de temperatura que permite obter um extrato oleoso de cura de partes da planta, que no futuro costuma se tornar um dos principais ingredientes dos agentes cosméticos e terapêuticos.
Propriedades úteis para cabelos
Xampus e pomadas suplementadas com óleo de pinho têm um efeito fortalecedor e regenerador nas raízes capilares, enquanto regula as glândulas sebáceas e a taxa de contaminação do couro cabeludo. Além disso, as máscaras baseadas neste produto também podem lidar com pontas duplas secas, facilitando o penteado e a retomada de sua estrutura.
Se você adicionar algumas gotas do extrato aos shampoos habituais ou preparar uma decocção de ervas para lavar os cabelos já limpos, poderá acalmar o couro cabeludo e evitar a formação de caspa, que geralmente aparece quando as glândulas sebáceas são perturbadas. Em uma palavra, existem muitas propriedades úteis desse produto, portanto, resta apenas entender o problema existente e escolher a receita mais adequada para uma solução.
Métodos de aplicação
Existem muitas maneiras de usar o óleo essencial de pinheiro, mas na maioria das vezes é aplicado nas pontas misturadas com outros óleos. Prepare máscaras com gemas de ovos ou formulações cosméticas com outros ingredientes úteis projetados para acelerar o crescimento do cabelo ou livrar-se do brilho oleoso. Ao criar um medicamento em casa, você deve sempre aderir à formulação e executar todas as etapas exatamente na preparação do medicamento.
Aplicação de dicas
A aplicação de óleo essencial de pinho nas extremidades dos cabelos é realizada para suavizar sua estrutura e eliminar o problema da seção transversal com mais proteção contra danos mecânicos e térmicos (especialmente importante para mulheres que usam regularmente ferros e ferros para o cabelo).
Para preparar um restaurador eficaz, você precisará de:
- óleo essencial de pinheiro: 7 gotas;
- manteiga de karité: 10 gotas;
- cianocobalamina: 1 ampola (vendida em qualquer farmácia).
Depois de misturar esses componentes, você deve deixar a mistura por 5 minutos em um recipiente de vidro, agitá-la novamente e distribuí-la uniformemente pelas áreas danificadas da linha do cabelo, escondendo imediatamente o cabelo tratado sob um chapéu. Nesse estado, eles devem ficar a noite toda e, pela manhã, resta apenas lavá-los com shampoo.
Importante! Ao aplicar compostos oleosos voláteis no cabelo, cubra a cabeça à noite para não esfregar o cabelo no travesseiro. Esse líquido é muito pouco limpo; portanto, há todas as chances de estragar a roupa de cama com manchas oleosas.
Máscara para cabelos oleosos
O problema dos cabelos oleosos provavelmente é conhecido por muitas mulheres; portanto, xampus especiais são muito populares no mercado moderno. No entanto, poucas pessoas pensam nas verdadeiras causas da rápida contaminação da cabeça, a principal das quais é uma violação das glândulas sebáceas.
Para normalizar a condição da pele e retomar o antigo volume e densidade do cabelo, você pode usar a receita com base nos seguintes componentes:
- óleo de pinho: 10 gotas;
- amido de milho: 15 g;
- farinha de ervilha: 10 g;
- canela: 5 g.
Para começar, misture a farinha de ervilha com canela e amido de milho e dilua tudo com um caldo de ervas quente até obter uma pasta. Depois disso, resta apenas derramar o extrato de coníferas e misturar todos os componentes novamente, obtendo uniformidade da máscara. O produto final é distribuído por toda a superfície do cabelo molhado, após lavá-lo com shampoo. O tempo de espera é de 35 minutos, após o qual você precisa enxaguar a máscara e enxaguar a cabeça com uma infusão de cascas de tangerina (a casca descascada é derramada em água fervente e insistida por várias horas).
Você sabe As agulhas de pinheiro mais longas são formadas nos galhos das espécies de pântano de tais árvores. Algumas amostras crescem de 40 a 45 cm de comprimento.
Máscara com gemas
As gemas de ovos sem óleos essenciais são conhecidas por suas propriedades benéficas, portanto, em combinação com outros ingredientes curativos, seus benefícios para o cabelo e o couro cabeludo aumentam apenas.
Nesse caso, você pode preparar uma máscara cosmética usando o seguinte conjunto de componentes:
- gemas de ovos: 2 unid .;
- mel de flores: 1 colher de sopa. uma colher;
- óleo essencial de pinheiro, lavanda, laranja e cravo: três gotas cada.
Batendo bem as gemas com um misturador, adicione mel e todos os óleos essenciais, misturando bem a mistura até obter uma composição homogênea. Aplique suavemente o produto acabado em todo o comprimento do cabelo, enrole-o com uma toalha e deixe-o por meia hora. No final do procedimento, lave o cabelo com shampoo e enxágue bem em água corrente.
Penteado aroma
O procedimento de combinação de aromas é um pouco diferente da criação e uso das máscaras acima. Em Antes de tudo, é necessário preparar um pente de madeira com cerdas naturais, sobre o qual são aplicadas 3 a 6 gotas de óleo essencial. Penteie o cabelo cuidadosamente, separando cada fio.
Antes de executar o procedimento, vale a pena ventilar bem a sala, para que o cheiro de coníferas não seja tão perceptível.Você pode realizar um penteado com aroma por não mais de 5 minutos em uma sessão, certifique-se de lavar e secar os cabelos com antecedência.
Importante! Não pingue mais de 3 a 6 gotas do extrato no pente; caso contrário, pode ocorrer uma reação alérgica ou até queimadura no couro cabeludo, devido à alta atividade dos componentes individuais do óleo de pinho.
Mistura de crescimento de cabelo
Cachos bonitos e saudáveis são o orgulho de toda garota ou mulher; portanto, xampus ou misturas de ervas para acelerar seu crescimento nunca perdem sua relevância.
Para não gastar dinheiro com compostos de fortalecimento prontos, eles podem ser preparados de forma independente em casa, usando os seguintes ingredientes:
- óleo essencial de pinheiro: 25 gotas;
- iogurte natural (sem sabor): 40 g;
- mostarda em pó: 15 g;
- ovos de galinha: 2 unid.
Misture o iogurte com mostarda e introduza os ovos batidos na mistura, misture todos os componentes da futura máscara. Por fim, adicione óleo de pinho e, mais uma vez sacudindo a substância, aplique-o em toda a zona radicular da cabeça, depois de hidratar o cabelo. A duração da máscara é de 15 minutos, após o qual você precisa enxaguar bem os cabelos com uma solução de chá preto quente ou apenas enxaguar a máscara em água corrente.
Possíveis danos e contra-indicações
O óleo essencial de pinho deve ser usado apenas externamente, adicionando-o a cosméticos para cabelos ou aplicando-o em misturas com outros óleos nas extremidades cortadas. Com o uso interno, são possíveis danos nos rins e o desenvolvimento de hipertensão, o que vale especialmente a pena considerar para pessoas propensas ao aparecimento de tais problemas. Quanto aos efeitos colaterais com o uso externo de óleo essencial de pinheiro, os mais comuns são reações alérgicas e coceira na pelee se a dosagem recomendada nas receitas for excedida, é possível queimar a pele.
Por esse motivo, antes de usar o óleo essencial, certifique-se de que não é propenso a reações alérgicas a esses componentes da planta. Quaisquer problemas dermatológicos, infância, lactação em mulheres e gravidez também podem ser atribuídos a contra-indicações para o uso de óleo de pinho.
Os óleos essenciais de pinho podem realmente se tornar um verdadeiro depósito de vitaminas, macro e microelementos úteis para cabelos e pele, mas, a fim de excluir a possibilidade de reações adversas e quaisquer conseqüências indesejáveis do uso de produtos cosméticos com base neles, é necessário observar a dosagem e não aplicá-la se houver contra-indicações . O efeito benéfico do uso de máscaras cosméticas e misturas de óleo será perceptível após várias aplicações.