Há muito tempo que diferentes tipos de pinheiros montanhosos são usados por jardineiros e paisagistas para o paisagismo de jardins residenciais e parques da cidade e, para obter a máxima eficiência do cultivo de uma planta, é importante escolher a variedade certa. Juntamente com muitos outros, uma boa solução seria o pinho Benjamin, que será discutido no artigo sobre características e cultivo botânicos.
Descrição da árvore botânica
Pine Benjamin, ou Benjamin (Pinus mugo Benjamin) - um arbusto anão enxertado no caule, com uma forma esférica plana da coroa em tenra idade e esférica ideal na segunda metade de sua vida. Cada ramo da planta é complementado por muitos brotos, cujo crescimento é direcionado principalmente para cima. Graças a eles, o pinheiro parece exuberante e denso, adicionando um crescimento anual não superior a 30 cm. Uma árvore de dez anos atinge uma altura não superior a 30 cm, com uma largura de copa de 40 cm. A altura de um espécime adulto, após décadas de crescimento em um local, pode ser de 70 cm, com um diâmetro coroas 90-100 cm.
As agulhas da planta são coletadas em pequenos cachos de 2 agulhas, cada uma das quais cresce até 5 cm de comprimento. Eles são todos difíceis de tocar, os crescimentos jovens são brilhantes, verde saturado, enquanto os mais velhos têm uma cor verde escuro, mas com a mesma superfície brilhante. Os frutos ovóides castanhos claros, em forma de pineal, são sempre pequenos, com cerca de 4 cm de comprimento, e não estragam a aparência da planta; portanto, mesmo quando frutificam pinheiros adultos, sua beleza não diminui.
Aterragem
É lógico começar o plantio do pinheiro Benjamin, escolhendo o local mais adequado para ele, que atenda ao máximo os requisitos de cultura para iluminação, nível de umidade e composição do solo. Em suma a planta pertence ao grupo fotófilo, mas ao mesmo tempo tolera facilmente uma pequena penumbra, prefere a umidade, mas não tolera o excesso de umidade do sistema radicular, que ameaça doenças (especialmente os fungos).
Você sabe O dono das agulhas mais longas entre as espécies de pinheiros é um pinheiro do pântano, que possui processos espinhosos de até 45 cm.
A cultura sobrevive com sucesso em áreas com um substrato completamente diferente e, no ambiente natural de crescimento, é encontrada em rochas alcalinas drenadas: dolomitas e calcários. Se houver um grande número de inclusões clásticas grandes no poço de aterrissagem, isso é apenas uma vantagem, portanto áreas de argila caída devem ser preferencialmente complementadas com areia grossa ou calcário triturado.
Vídeo: Plantando e cuidando de pinheiros da montanha
A resistência ao gelo dessas plantas é alta e eles podem facilmente tolerar geadas até –30 ° Co que não se pode dizer sobre mudas jovens: nos primeiros anos de cultivo, elas precisarão de abrigo para a estação fria. Tendo escolhido um assento adequado, levando em consideração os requisitos acima do pinheiro Benjamin, você pode prosseguir com o plantio direto das mudas adquiridas.
Importante! Não use fertilizantes orgânicos ao plantar, muito menos coloque húmus no poço. Em solos empobrecidos, 50 a 100 g de nitroammophoski misturado com o substrato principal podem ser usados.
As atividades de desembarque são realizadas de acordo com o seguinte plano:
- Primeiro, cavar um buraco com uma profundidade de pelo menos 60 cm e um diâmetro de cerca de 80 cm (os valores exatos dependerão dos parâmetros do rizoma do pinheiro jovem e de seu coma de terra).
- Coloque uma camada de 15 cm de tijolo quebrado ou argila expandida no fundo do poço e, em seguida, encha o poço com uma mistura de duas partes de relva, uma parte de areia do rio e a mesma quantidade de turfa para 1/3 do volume. Para uma melhor sobrevivência das plantas, você pode adicionar um pequeno punhado de fertilizante nitrogenado ao substrato e misturar tudo bem com o solo do local de plantio.
- No travesseiro de terra preparado, mova as mudas, depois de removê-las cuidadosamente da embalagem. Para facilitar esse processo, vale a pena regar a planta com antecedência e, assim que o solo ficar úmido, transfira o pedaço de terra para o buraco preparado.
- Preencher os vazios restantes com terra, formar e condensar o círculo próximo ao tronco e regar as mudas, gastando pelo menos um balde de água em uma instância.
Se necessário, você também pode cobrir a superfície com casca de pinheiro, turfa ou serragem de madeira, formando uma camada a não mais de 5 cm.
Cuidado de pinho
As principais atividades de cuidado da vegetação doméstica serão rega oportuna, cobertura, manutenção do solo no círculo próximo ao tronco e poda moderada da coroa, conforme necessário. Tudo isso é verdade ao cultivar as variedades de pinheiros da montanha Benjamin, mas cada uma dessas ações terá características.
Você sabe A maior variedade de pinheiros é merecidamente considerada pinheiro Lambert, que em condições naturais de crescimento (nos Estados Unidos e no Canadá) cresce de 70 a 80 m de altura.
Rega e alimentação
A rega abundante e regular é necessária apenas para mudas jovens recentemente plantadas no local que precisam de tempo para se adaptar às novas condições. A regularidade da irrigação, neste caso, é de 1 a 2 vezes por semana, mas com a obrigatoriedade de levar em consideração a condição do solo na zona próxima ao caule e a quantidade de precipitação natural. É melhor distribuir uniformemente o fluido de irrigação sobre o diâmetro do orifício de plantio e, em dias particularmente quentes do verão, pulverize adicionalmente a cultura com água à noite (por aspersão).
Com a idade, o número de irrigações diminui e atinge gradualmente 2-3 vezes durante todo o verão, o que facilita muito a tarefa de cuidar do jardineiro. Nos primeiros 2 anos de cultivo de pinus em um local, ele precisa ser protegido do sol escaldante; portanto, ao plantar em uma área aberta, você precisará criar um dossel artificial em pelo menos um lado. Isso impedirá a rápida evaporação da umidade.
Para plantas alimentícias, são principalmente adequados apenas fertilizantes minerais prontos para uso, projetados especificamente para culturas de coníferas (por exemplo, da empresa "Agrekol" ou "Biopon"). Tudo o que é necessário ao usá-los é fechar o fertilizante selecionado no solo solto em um círculo de uma árvore e regá-lo bem. A combinação de rega e cobertura é a solução mais conveniente para cuidar de uma planta.
Afrouxamento e cobertura do solo
Afrouxar o solo não é um procedimento comum ao cultivar um pinheiro adulto Benjamin, mas, para plantas jovens, transplantadas recentemente, geralmente é vital. Um sinal para o procedimento obrigatório é o aparecimento de uma crosta dura e rachada na superfície do círculo do tronco, o que indica um fluxo limitado de ar e umidade para as raízes. Para normalizar esses processos, o solo é soprado com um ancinho, aprofundando a ferramenta no solo em não mais de 10 a 15 cm. É melhor executar o procedimento vários dias após o próximo umedecimento do substrato, quando a umidade já estiver completamente absorvida.
Para preservar as características ideais do solo, sua camada de superfície fofa deve ser coberta com cobertura morta, cujo papel é adequado para materiais naturais: serragem, grama cortada ou casca de pinheiro desfiada. A cobertura morta da zona do tronco próximo do pinheiro é realizada várias vezes por temporada, com foco nas condições do abrigo já utilizado.
Poda
Benjamin não precisa de poda, pois a planta em si mantém sua forma de coroa durante todo o período de crescimento e desenvolvimento. O jardineiro só precisa remover imediatamente os galhos doentes, quebrados ou em crescimento inadequado que engrossam a coroa. Em plantas adultas, brotos bastante antigos podem ser removidos, com sua substituição subsequente por um crescimento jovem.
Qualquer que seja a poda, é necessário planejar sua implementação no início da primavera, antes do início do fluxo ativo de seiva nos tecidos da cultura ou após a queda das folhas ao preparar o pinheiro para o inverno.. Todas as ações devem ser realizadas apenas com uma ferramenta afiada e bem desinfetada, que não deixe rebarbas nos locais de corte e não cause infecção do pinheiro por várias doenças.
Importante! Para uma poda, não é possível remover mais de 1/3 de todos os brotos disponíveis na coroa; caso contrário, será difícil recuperar a planta.
Possíveis doenças e pragas
Como muitas outras variedades de pinus produzidas artificialmente, As plantas de Benjamin raramente sofrem ataques de pragas e o desenvolvimento de doenças, mas se você violar as recomendações para cuidar da colheita, não deve excluir a possibilidade de sua ocorrência.. O alagamento prolongado do solo pode fazer com que uma árvore apareça ferrugem e todos os tipos de podridão, cujos primeiros sinais serão amarelecimento e queda de agulhas, bem como o aparecimento de uma camada acinzentada nos brotos verdes restantes.
Para o tratamento de doenças, vale a pena usar preparações fungicidas especiais na forma de Scor, Rakursa ou Oksihoma, cujas normas e características são sempre indicadas na embalagem. Para maior eficácia do procedimento realizado, especialmente com danos maciços ao pinheiro, haverá um tratamento três ou quatro vezes maior dos plantios durante o verão. O intervalo entre os procedimentos deve ser de pelo menos três semanas.
Das pragas do pinheiro da montanha, Benjamin às vezes fica irritado pulgão, ácaro e insetos, na luta contra a qual os jardineiros usam drogas inseticidas: Aktara, Aktellik, Inta-Vir. Alguns deles (por exemplo, Aktara) podem ser combinados com os fungicidas acima, o que aumentará apenas a eficácia de tais tratamentos.
Uso em paisagismo
O pinheiro de Benjamin é popular há muito tempo entre os jardineiros, o que se deve em grande parte ao tamanho compacto da variedade e à despretensão dos cuidados. Você pode usar a planta em plantações de grupo e ao criar composições únicas usando uma coníferamas o pinheiro ficará melhor em jardins ornamentais, jardins de pedra e jardins de pedra, embora seja freqüentemente plantado em vasos volumétricos para decorar terraços, varandas e jardins "domésticos" localizados no telhado.
A planta atinge um pico de decoratividade no inverno, quando os topos são cobertos com brotos brancos e bem alcatroados.. É verdade que no resto do ano não sofre com a falta de atenção e, com certeza, será vantajoso destacar-se do restante da vegetação do jardim.
A variedade de pinheiros da montanha Benjamin é uma opção muito boa para decorar um território privado; portanto, com um pouco de esforço para plantar e cuidar mais das coníferas, você obterá uma excelente decoração do seu site.