Aloe é amado por sua aparência estética e propriedades curativas valiosas. Esta suculenta é reconhecida por longas folhas carnudas de cor verde brilhante com pequenos espinhos. Para que a planta seja saudável, bonita e realmente útil, deve ser adequadamente regada. Regras de rega e considere neste artigo.
Regras básicas para o cultivo de aloe
Aloe - flor despretensiosa, muitos problemas não entregam. E, no entanto, ele precisa de certas condições.
Estes incluem:
- iluminação - quanto mais, melhor. O local mais adequado é o peitoril da janela, no lado sul. No verão, é aconselhável levá-lo para a rua ou para a varanda. No inverno, recomenda-se encontrar o lugar mais brilhante da casa para a flor. Na sombra, ele também enraíza bem, mas o tronco fica mais alongado e as folhas ficam mais pálidas do que o habitual;
- a temperatura do ar deve ser moderada e sazonal: no verão - +20 ... + 26 ° С, e no inverno - +15 ... + 17 ° С. Muitos jardineiros deixam seus animais de estimação verdes na rua durante todo o verão. Como outras suculentas, elas toleram diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas;
- umidade não importa. Aloe se sente bem, mesmo em uma sala com ar seco e não precisa ser hidratada. A pulverização é necessária apenas para lavar o pó das folhas;
Você sabe Aloe é uma flor incrivelmente tenaz. Se você cavar junto com a raiz, deixe-o por algumas semanas e depois plante novamente, ele crescerá ainda mais, como se nada tivesse acontecido.
- o solo deve estar solto e leve. Solo especial para cactos e suculentas é perfeito. A mistura do solo pode ser preparada independentemente do relvado e do solo foliar, húmus e areia (2: 1: 1: 1) ou do solo universal e areia grossa, por exemplo, vermiculita (4: 1). É imperativo usar a drenagem, que pode ser argila expandida, pedra-pomes ou pedaços de tijolo vermelho;
- o pote deve caber: não muito grande e não muito pequeno. É necessário transplantar para um recipiente cujo diâmetro e altura são cerca de 2 ou 3 cm a mais que o anterior. Condições obrigatórias para a panela - orifícios de drenagem e uma panela funda;
- a alimentação é realizada a cada 3-4 semanas, começando em abril e terminando em setembro. Dentro de um mês após o transplante, as plantas doentes não podem ser fertilizadas;
- aloe raramente regado.
Como determinar a necessidade de água do aloe
Na natureza, esta planta com folhas suculentas cresce na África, onde é úmida apenas na estação das chuvas. A flor suporta teimosamente a seca e sente-se ótima; portanto, também é impossível preenchê-la com frequência em casa.
A melhor pista de que é hora de regar a flor é uma bola de terra seca. Se tiver passado tempo suficiente desde a última rega, mas a terra ainda estiver molhada, não deite água. É necessário aguardar a secagem completa do solo. O fato de a flor regularmente não ter umidade será visível nas folhas secas e finas.
Que água é melhor usar
Aloe é muito sensível ao líquido que absorve. Não regue a flor com água da torneira. Pode conter muito cloro e outras substâncias nocivas.
A água de irrigação deve atender aos seguintes critérios:
- a qualidade. Você pode regar apenas com água absolutamente limpa. Para fazer isso, digitando na torneira, deve ser defendido por pelo menos um dia. Durante esse período, o cloro evapora e impurezas pesadas se depositam no fundo. No inverno, você pode usar a neve descongelada coletada longe das estradas;
- mudanças de temperatura com a estaçãomas sempre bem quente. No inverno, o líquido deve ser aquecido de forma que seja 6–8 graus mais alto que a temperatura ambiente, na primavera - até +20 ... + 22 ° С e no verão - +30 ... + 35 ° С. Se você não deseja aquecer a água, pode defendê-la em uma sala quente por vários dias. Ela própria irá aquecer até a temperatura ambiente;
- acidez. O meio aquoso deve ser levemente ácido. Para isso, é recomendável adicionar um pouco de ácido cítrico ou vinagre (3-5 g por 1 litro) à água.
Água congelada é melhor para aloe vera.
É preparado da seguinte forma:
- Pegue a água da torneira e espere 12-24 horas.
- Escorra o líquido, deixando o sedimento no fundo, em uma garrafa de plástico.
- Coloque a garrafa no freezer e deixe-a lá até que o líquido congele completamente.
- Um recipiente é colocado na sala para que o gelo derreta.
- Aguarde até a água aquecer até a temperatura ambiente.
Importante! Jardineiros experientes adicionam um pouco de suco de aloe ao líquido de irrigação. Este suplemento nutricional fortalece a planta e promove seu crescimento ativo.
Métodos de rega
Existem duas maneiras de regar uma suculenta: superior e inferior. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.
- Acima, isto é, um regador. Princípio: a água é derramada na panela por cima. A terra é derramada, mas não as folhas. Verter até a água penetrar na panela. O líquido da panela deve ser derramado. Vantagem: todo o nódulo de terra é umedecido, todas as raízes, especialmente as espessas, obtêm umidade. Desvantagem: com uma pequena quantidade de líquido, as camadas inferiores permanecem secas e as raízes finas não recebem água.
Vídeo: Como regar adequadamente o aloe
- Inferior, ou seja, na panela. Princípio: a água é despejada na panela se for profunda, ou a panela é colocada em um recipiente fundo com água. Após meia hora, a panela é removida, sacudindo o excesso de líquido. Vantagens: o excesso de umidade permanece na panela, as raízes finas absorvem o líquido necessário, os nutrientes não são lavados do solo. Desvantagem: se a camada de drenagem for bastante alta e as raízes forem grossas, elas serão deixadas sem água.
Importante! Nunca despeje líquidos em uma saída de aloe. Isso é repleto de decomposição e morte da flor.
Como regar aloe em casa
O Aloe se desenvolverá da melhor maneira nas condições mais semelhantes às naturais.
Em sua terra natal, não chove com frequência, mas abundantemente, portanto os seguintes fatores devem influenciar a frequência de rega da planta suculenta no apartamento:
- Temporada: nas estações quentes (primavera, verão, na primeira metade do outono), a água deve ser regada abundantemente não mais que uma vez a cada 2-3 semanas, e nas estações frias com menos frequência - uma vez por mês e com moderação. No verão, é aconselhável realizar procedimentos de água à noite e no inverno pela manhã.
- Idade suculenta: As flores jovens estão em vasos menores, nos quais a terra seca rapidamente, por isso precisam de rega mais frequente (todas as semanas). Plantas mais velhas são menos propensas a beber, mas em grandes quantidades.
- Humidade do ambiente: quanto mais seco o ar na sala, mais rápido a terra seca na panela e mais frequentemente precisa ser regada. Se a rua estiver úmida (chuva ou nevoeiro), é melhor adiar a rega.
- Tamanho do sistema raiz também afeta quantas vezes você precisa regar a flor. Quanto mais espaço a raiz ocupa na panela (especialmente se estiver completamente cheia), mais frequentemente ela precisa ser umedecida.
- O material do pote é feito (argila, plástico): em panelas de barro, a flor precisa ser regada com mais frequência do que em plástico, pois a argila absorve cada vez uma certa quantidade de água.
Características da rega
O cuidado adequado durante o plantio e transplante de aloe é de grande importância. Os procedimentos de água durante esses períodos têm características próprias.
Molhar os brotos
Na maioria das vezes, o aloe é propagado por estacas. A umidade adequada do solo é necessária para que os brotos criem raízes e raízes.
O processo de pouso é o seguinte:
- Em um corte acabado de cortar, o local do corte é polvilhado com pó de carvão. Depois é deixado secar por vários dias.
- O processo é plantado em um recipiente de areia úmida (previamente desinfetada) para o enraizamento. É necessário regar à medida que a areia seca, mas com muito cuidado para que os brotos não comecem a apodrecer.
- Quando as raízes aparecem (após 1-2 semanas), a parte aérea é cuidadosamente transplantada para uma panela com solo para suculentas.
- O regime de rega é normal para plantas jovens - 1 vez por semana.
Regando sementes
Semear não é tão popular.
É realizado na seguinte ordem:
- Despeje um substrato especial em uma panela previamente preparada.
- Pressione as sementes levemente no chão a uma distância de pelo menos 2 cm uma da outra.
- Polvilhe o topo com areia desinfetada do rio.
- Coloque a panela em um recipiente com água.
- Quando a superfície do solo é umedecida, a panela é retirada da água e colocada em um local quente (+20 ... + 25 ° C).
- Mantenha o solo úmido, mas não molhado.
- Após 3 dias, os primeiros brotos devem aparecer.
Ao transplantar
Recomenda-se o transplante de aloe não antes do que após 3 anos. Duas semanas antes do transplante, a rega pára. Existem dois tipos de transplante: com um pedaço de terra (transbordo) e sem ele.
Processo de transbordo:
- A planta é retirada da panela junto com um caroço.
- Uma camada de drenagem é derramada em uma panela maior.
- Insira um pedaço e adicione a quantidade necessária de terra nova, compactando-a levemente.
- Despeje bastante água.
- A flor é retirada da panela, libertando cuidadosamente as raízes da terra seca.
- Em uma nova panela com drenagem, as raízes são cuidadosamente colocadas no fundo, adicionando gradualmente o substrato preparado e compactando-o.
- Uma camada de terra deve ficar 1 cm abaixo da borda superior da louça.
- A superfície é polvilhada com areia de rio ou argila expandida.
- A rega é possível apenas 4-5 dias após o transplante, quando a planta lida com o estresse.
A combinação de fertilização e rega
O fertilizante regular fortalece a planta, ajuda a manter-se saudável e bonita. Fertilize aloe com apenas cobertura superior líquida. Adubo adequado para suculentas e cactos.
Você precisa usá-los corretamente:
- espalhe o fertilizante com água de acordo com as instruções da embalagem;
- antes de aplicar fertilizante, regue a flor com água limpa;
- o molho superior é regado das formas superior e inferior, mas é melhor despejar na panela para evitar a salinização do solo;
- após o transplante, a fertilização é recomendada somente após 6 meses e após a compra - após 1 mês;
- o curativo não deve cair nas folhas para que não haja queimaduras;
- se a flor cresce em solo já fertilizado, você não precisa regá-la com fertilização;
- flores doentes não podem ser alimentadas;
- Não fertilize o aloe cultivado para tratamento ou para fins cosméticos.
Sinais de rega inadequada
Se o aloe for regado regularmente com o tempo, isso afetará sua saúde e aparência.
Sinais:
- rega insuficiente - as folhas são finas, não suculentas, secas;
- sobre a rega - folhas amareladas e muito moles que pendem como um pano e água estagnada na panela;
- molhar com água fria - as folhas caíram de repente.
Dicas de cuidados úteis
Aqui estão algumas dicas importantes para ajudar a cultivar uma flor saudável:
- a regra de ouro de regar aloés: melhor encher menos do que encher demais:
- não pode ser regado com água fria da torneira;
- despeje água de paletes;
- Não é recomendável regar frequentemente no inverno;
- se não houver furos nos vasos, eles devem ser feitos manualmente.
Assim, o aloe é uma flor bastante despretensiosa e não é difícil cuidar dela. Se você ouvir as dicas descritas acima, a planta decorará a sala por muitos anos.Você sabe Sem água, o aloe pode viver até 7 anos e dar novos brotos.