Os fãs de cigarros geralmente preferem o tabaco agrícola - é muito mais agradável e mais aromático do que cigarros ou matérias-primas adquiridas. Os especialistas até plantam pequenas plantações em casa. Várias questões imediatamente surgem: é possível cultivar tabaco no país, como plantar, quando plantar, como cultivar e como cuidar adequadamente, como coletar folhas e sementes e se é difícil cultivá-lo sozinho. O cultivo de arbustos de tabaco é realmente diferente do cultivo de outras plantas de jardim. Um agricultor deve definitivamente descobrir como plantar e como cultivar arbustos.
Informações gerais sobre a planta do tabaco
O local de nascimento da planta é a América do Norte e do Sul. O viajante francês Andre Teveu trouxe tabaco para a Europa em 1556. A planta foi chamada Nicotiana em homenagem ao francês Jean Nico, que trouxe rapé para a França. Este nome ainda está listado na classificação botânica, daí o nome nicotina. Inicialmente, os europeus o cultivavam como arbusto decorativo, mas desde 1565 eles tentavam fumar as folhas. As pessoas gostaram desse uso da planta. Desde o início do século XVII, a moda das plantações de tabaco se espalhou. No século XVIII. o tabaco já era conhecido na Europa, Ásia e África.A planta parece um arbusto de tamanho médio. O caule do tabaco é espesso e durável. Folhas grandes estão presas ao tronco, levemente apontadas para as extremidades. O sistema radicular atinge 2 m. Durante a floração, a inflorescência da panícula floresce. O fruto do mato de tabaco é uma caixa de sementes que racha quando está madura.
O tabaco comum é cultivado principalmente para fumar. Em escala industrial, são feitos cigarros, charutos e cigarros. Além de fumar, existem mais três tipos: rapé, mastigação e peritoneal. Usar cada um deles leva ao vício. A razão para isso é a nicotina, que em uma folha seca contém até 5% da massa total.
As folhas são o principal valor e rendimento das plantações de tabaco. O rendimento da colheita é alto - são colhidas 2-3 toneladas de 1 ha de plantações.
Você sabe O tabaco é o tipo mais comum de fumar. Segundo a OMS, um em cada três homens adultos no mundo fuma tabaco.
Escolhendo o melhor tabaco
As pessoas fumam apenas 2 tipos de tabaco, a partir de 75 anos: comum e trepada.
A demanda por produtos para fumar é muito alta, então os cientistas estão constantemente estudando e melhorando as matérias-primas. Na Rússia, o Instituto de Pesquisa de Tabaco, Shag e produtos de tabaco lida com esse problema.
Ao decidir qual variedade cultivar, os agricultores prestam atenção às variedades por zonas. Isso significa que os cientistas domésticos os testaram quanto à conformidade com os padrões climáticos ou se aclimataram.
Na zona intermediária dos países da CEI, é melhor cultivar as seguintes variedades:
Tempo de crescimento ideal
As sementes são semeadas em recipientes no final do inverno ou no início da primavera. Dentro de 2 meses, as mudas crescem em casa. Os arbustos estão prontos para o plantio em campo aberto na virada de abril e maio.
A essa altura, eles ficarão mais fortes e terão os seguintes parâmetros:
- a presença de 3-4 folhas;
- altura - 15-16 cm;
- espessura da haste - 0,4-0,5 cm.
Você sabe No início do século XX, os obstetras americanos aconselharam as mulheres grávidas a fumar tabaco para uma saúde normal.
As regras básicas do crescimento
O crescimento das plantas é amplamente dependente do crescimento da tecnologia. O plantio de tabaco ocorre em 4 etapas principais: preparar sementes, semear, preparar o solo para mudas e plantar mudas em uma área aberta.
A planta pode ser cultivada em mudas e mudas. O segundo para a banda do meio não é adequado devido ao tempo de aterrissagem. No início da primavera, faz muito frio, as sementes morrem em solo congelado. Este método é preferido para uma trepada mais despretensiosa. As sementes de tabaco são primeiro semeadas em mudas e depois transplantadas para o campo aberto. A planta é adequada para os residentes no verão: as sementes podem ser semeadas no apartamento a partir do final do inverno, e as mudas podem ser plantadas no país ou na vila.
Seleção e preparação de sementes
Agricultores experientes coletam sementes das caixas de frutas de culturas passadas. Usuários iniciantes de tabaco compram coisas nas lojas. O principal critério de semente é a conformidade com a variedade selecionada.
As sementes são preparadas da seguinte forma.
- 2-3 dias antes da semeadura, coloque os grãos por um dia em uma solução de ácido tartárico. Para 1 g de material, use 3 ml de solução. Manter o recipiente com sementes dentro de casa com uma temperatura de +25 ... + 30 ° C.
- Coloque os grãos embebidos em um pano úmido em um recipiente em uma camada uniforme e seque.
- Deixe a semente por 2-3 dias a uma temperatura de +26 ... + 28 ° C. Todos os dias, umedeça as sementes do frasco de spray e misture 5 vezes ao dia.
- Quando brotar as sementes, seque-as. Esse material está pronto para pousar no solo.
Crescendo e cuidando de mudas
Para plantar sementes germinadas, você deve selecionar um recipiente. A fábrica não tolera a colheita, por isso é melhor escolher recipientes individuais. As mudas de tabaco são convenientemente cultivadas em vasos, copos ou cassetes.
O solo ideal para as mudas é uma mistura de areia e húmus na proporção de 1: 3.
O desembarque é o seguinte:
- Coloque o substrato em recipientes para o plantio.
- Misture os grãos com areia seca e polvilhe-os com o solo.
- Cubra-os com uma camada do substrato restante com 0,7-0,8 cm de espessura.
- Umedeça o solo com um frasco de spray. Pode ser irrigado com água através de uma peneira.
- Cubra os recipientes com polietileno.
- Coloque-os em um peitoril da janela onde não exista luz solar direta.
- iluminação difusa brilhante;
- temperatura +23 ... + 28 ° С;
- humedecimento diário não muito abundante do solo a partir de um frasco de spray.
Agora eles precisam:
- temperatura + 20 ° C;
- rega mais abundante;
- cobertura superior regular.
- Molho orgânico superior. Diluir 1 kg de fezes de frango em 10 l de água. Deixe a mistura por 1,5 semanas, mexa ocasionalmente. Filtre o produto acabado e misture em 5 litros de água.
- Adubo mineral. Adicione 1 g de água a 3 g de nitrato de amônio, 2 g de sal de potássio e 5 g de superfosfato.
Preparação da terra para desembarque
O tabaco cresce bem em solos leves e soltos. A estrutura de cascalho e cascalho servirá a planta como drenagem. A acidez ideal do solo é pH 5,8. É bom que, no chalé de verão, terra podzólica, terra cinza ou terra podzolizada cinza com baixo teor de húmus. Os agricultores com jardins em Chernozemye invariavelmente enfrentam dificuldades.
A rotação de culturas também é importante.
O tabaco cresce bem depois de:
- Cereais;
- legumes;
- beterraba sacarina;
- pão de inverno;
- gramíneas perenes.
- girassóis;
- solanáceo;
- plantações de tabaco do ano passado.
Antes de plantar mudas, você precisa preparar o solo. Como fazer certo depende do método de cultivo. O substrato da estufa é fertilizado com uma mistura de 4 partes de areia e 3 partes de húmus. A camada de nutrientes é feita com pelo menos 10 cm de espessura e o solo aberto é melhor alimentado por esterco fresco, verbasco ou cinza.Importante! Quando você precisar plantar arbustos de tabaco, o solo deverá aquecer até + 10 ° C.
Plantio de mudas
Para o plantio adequado de mudas, siga estas etapas:
- Cavar buracos a uma distância de pelo menos 0,5 m um do outro.
- Despeje 0,5 l de água em cada buraco.
- Coloque as mudas nos poços.
- Cavar a base do caule com o solo.
Características do cuidado da planta
Antes de cultivar tabaco, os jardineiros devem se familiarizar com as características de cuidar dessa colheita.
Rega
A rega tem três condições: temperatura da água, tempo e frequência de umidificação.
Os arbustos de tabaco percebem bem a água morna. A água fria de uma mangueira prejudica apenas a planta.
A irrigação é realizada de manhã ou à noite. Se você umedece a planta durante o dia, gotas de água permanecem na folhagem, o que cria o efeito de uma lente: os raios do sol passam através das gotas e podem queimar as folhas. Por esse motivo, a rega durante o sol ativo é inaceitável.
A frequência da rega depende da idade do mato:
- No primeiro mês, os arbustos são regados toda semana.
- O tabaco com 1 a 2 meses de idade é umedecido 2 vezes por semana.
- Após 2 meses de crescimento e antes da colheita, a irrigação é necessária à medida que o solo seca.
Top vestir
Como curativos, dois tipos de agentes são usados:
- fertilizantes de complexos minerais;
- matéria orgânica do estrume de galinha (1 litro de estrume por 10 litros de água).
- 3-4 dias após o plantio no solo;
- 14-21 dias após o primeiro;
- 14-21 dias após o segundo.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O afrouxamento torna o solo respirável, o que afeta positivamente o crescimento dos rizomas. O solo é afrouxado conforme necessário. Junto com isso, as ervas daninhas são removidas. O solo também é varrido para a base do tronco, cortando arbustos. O afrouxamento é obrigatório no primeiro mês.
Após a quarta semana de crescimento, o efeito nos arbustos é limitado. As ervas daninhas ainda são removidas do solo à medida que aparecem, mas à mão.
Controle de Pragas e Doenças
As doenças das plantações de tabaco podem ser evitadas seguindo as regras de cultivo e cuidados com os arbustos. Um papel importante na prevenção é desempenhado pela desinfecção de sementes e substratos antes do plantio. Muitos usuários de tabaco usam a solução de formalina para esses fins.
Entre as doenças fúngicas do tabaco, destacam-se:
- podridão radicular negra;
- podridão radicular seca;
- perna preta;
- oídio;
- peronosporose;
- Alternariosis.
As doenças virais são mais perigosas que os fungos.
A planta pode ser afetada:
Se um vírus for detectado, os arbustos doentes devem ser removidos e queimados.
Pragas também destroem as plantações.
Destas, as seguintes são mais frequentemente encontradas nos arbustos de tabaco:
Importante! Todos os medicamentos devem ser diluídos estritamente de acordo com as instruções. Ao aplicá-los, use proteção para as mãos em forma de luvas.
Regras de coleta e armazenamento
Mesmo durante o período em que o tabaco floresce, é necessário se preparar para a coleta de sementes. Isso é importante para o cultivo posterior. As sementes estão na caixa de frutas. Depois que a caixa amadurece, ela é cortada e deixada secar por 2 semanas. Depois disso, você pode obter sementes dele.
As folhas podem ser removidas quando ficarem amarelas. Comece a colher das linhas inferiores e continue à medida que as camadas superiores amadurecem. Remova o máximo que puder coletar. O principal é que cada folha seja inteira. Após o plantio em solo aberto, os arbustos amadurecem 1,5 meses. Isso significa que as primeiras folhas são colhidas a partir de meados de junho.
Após a colheita, as folhas são secas e fermentadas.
Técnica de Cozinha
Após a montagem, as folhas de tabaco são secas.
Seque desta maneira:
- Dobre as folhas rasgadas em uma pilha e deixe por 11 a 13 horas em um quarto escuro.
- Passe pelas folhas de corda.
- Deixe o material secar até o outono, pendurado em um quarto escuro com ventilação. Mantenha o regime de temperatura dentro de +25 ... + 30 ° C.
Deve ser realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Polvilhe as folhas secas com água, empilhe e cubra com celofane.
- Após 24 horas, corte as veias centrais das folhas.
- Pique as folhas.
- Coloque-os em potes de vidro em 2/3 e feche bem as tampas.
- Mergulhe os frascos com folhas fatiadas no forno a uma temperatura de + 50 ... + 55ºC por uma semana.
Vídeo: Fermentação do tabaco
O principal no cultivo do tabaco é seguir a tecnologia de plantio e fornecer cuidados competentes. O agricultor que estudou todas as sutilezas receberá uma safra de qualidade perfumada.