A situação em que as folhas ficam amarelas nos tomates deve alertar o dono do jardim. Há várias causas possíveis para esse problema. A influência negativa sobre os tomates poderia ter tido tanto cuidado inadequado quanto pragas ou várias doenças. Por isso, antes de procurar uma solução para um problema, é necessário determinar a causa de sua ocorrência.
Por que as folhas ficam amarelas nos tomates e o que deve ser feito
O problema de folhas amareladas nos tomates é geralmente associado a várias razões principais. Isso inclui uma violação do microclima, irrigação inadequada, invasão de pragas, algumas doenças, falta de elementos e outras.
Microclima
Uma causa comum de amarelecimento das folhas nos tomates é uma violação do microclima. Quando ocorrer um problema, você deve prestar atenção a três fatores principais.
- Temperatura. A norma do regime de temperatura durante o dia deve ser de 20 a 25 ° C, e à noite os indicadores não devem cair abaixo de 18 ° C. Um salto acentuado da temperatura em qualquer direção e a exposição intensa ao frio ou calor podem afetar a condição dos tomates. Em altas temperaturas, é possível murchar, o que se reflete primeiro nas folhas. Indicadores de baixa temperatura afetam negativamente a parte verde do tomate e o rizoma. Se o problema está na hipotermia, as folhas superior e inferior ficam amarelas, enquanto uma cor azulada pode aparecer.
- Humidade. A umidade ideal para o tomate é de 60 a 70%. A alta umidade leva ao amarelecimento das folhas ao mesmo tempo em que apodrecem. Uma planta ligeiramente melhor tolera um clima seco, mas níveis muito baixos de umidade no ar também podem ser prejudiciais. As folhas superiores torcidas, que também ficam amarelas e secas, falarão sobre esse problema.
- Iluminação. A luz difusa, fornecida em condições de estufa, é a melhor opção para os tomates. Se eles são cultivados em campo aberto, pode haver um problema de intensa exposição à luz solar. Para resolver o problema, você pode instalar um dossel, o melhor do tecido branco, para não bloquear completamente o acesso da luz ao jardim. Um baixo nível de iluminação também pode levar ao amarelecimento das folhas nas mudas.
Importante! Uma combinação de baixa temperatura e alta umidade deve ser evitada.
A solução para o problema neste caso é a restauração de um microclima normal e sua manutenção subsequente. Se as condições de crescimento estiverem na faixa ideal, o motivo deve ser procurado em outros fatores.
Rega errada
Os efeitos prejudiciais da umidade criticamente alta e baixa dependem diretamente da água. Se a planta receber muita umidade, pode ocorrer deterioração na forma de folhas amareladas.E em caso de umidade do solo insuficiente, a parte verde começará a secar.
Você sabe O sistema radicular do tomate se espalha no solo com 1 m de profundidade e 2,5 m de diâmetro. Devido a isso, o tomate absorve bem a umidade e não precisa ser regado diariamente.
Para evitar a ocorrência de tais situações, a rega deve ser realizada de acordo com certas regras:
- tomates de água precisam ser abundantes;
- a rega deve ser pouco frequente (2 vezes por semana);
- cada arbusto de tomate deve receber cerca de 3 litros de água;
- a água não deve cair nas folhas e caules, a água deve ser regada perto da raiz;
- a água deve estar quente;
- O melhor período para umedecer o solo é considerado de manhã ou à noite.
Pragas
Folhagem amarelada pode indicar um ataque às pragas das plantas.
Entre os principais, podemos distinguir:
- ácaros (se as folhas ficarem amarelas no sentido do ponto);
- moscas brancas (antes de as plantas secarem, as folhas ficam pretas);
- pulgões (localizado na parte inferior das folhas).
As pragas precisam ser identificadas a tempo, a fim de decidir o melhor para processar o tomate. Quanto mais rápido a planta é pulverizada, mais eficaz é o resultado. O medicamento é selecionado individualmente.Entre os meios adequados podem ser identificados tais:
- Inta-Vir;
- "Faísca";
- "Biotlin";
- "Actofit";
- "Bitoxibacilina";
- "Verticilina";
- "Metarizina";
- "Aktarofit".
Importante! O processamento deve ser realizado de acordo com as instruções.
Se desejar, você pode usar remédios populares. Um desses métodos é o uso de sabão em pó. Existem vários tipos de receitas caseiras de medicamentos. Para combater moscas-brancas e ácaros, recomenda-se ensaboar as áreas afetadas ou pulverizar com uma solução de sabão.
Mesmo um uso único pode ajudar. Se não houver resultado, o procedimento deve ser repetido após 6-7 dias.
A remoção de pulgões envolve a preparação de um produto mais complexo a partir de sabão e cinzas.
Para fazer isso, você precisará de:
- cinzas - 150 g;
- água - 0,5 l;
- sabão - 25 g.
- Esfregue o sabão em um ralador.
- Peneire as cinzas.
- Ferva água.
- Adicione cinzas à água fervente e mantenha em fogo por 30 minutos.
- Retire do fogo, esfrie e coe.
- Dilua a mistura em 1 balde de água.
- Adicione sabão.
- Misture bem até ficar homogêneo.
Com esta ferramenta, as áreas afetadas são tratadas.
Para evitar o aparecimento de pragas, devem ser tomadas as seguintes medidas:
- manutenção de um microclima estável e ideal;
- cobertura oportuna;
- afrouxamento do solo;
- capina a tempo.
Doenças
As principais doenças, cujos sintomas são o amarelecimento da folhagem, são o fusarium e a praga tardia, que são fúngicas. Para combater a infecção, você precisa diagnosticar a doença e determinar o método de tratamento.
Fusarium
A razão para o desenvolvimento do fusarium é a disseminação do fungo.Dos sintomas da doença, pode-se distinguir o seguinte:
- folhas amarelas, secas e rodopiantes em todas as partes dos topos;
- cortando o caule, você pode ver veias finas de cor marrom;
- os primeiros sinais aparecem na parte inferior da planta.
Não há tratamento específico; o arbusto afetado deve ser removido do jardim e queimado.
Praga tardia
O principal sintoma da doença é a secagem das folhas, que adquirem uma cor amarelo-marrom.
Você sabe Blight foi o principal culpado pela crise da batata na Europa, a Grande Fome na Irlanda e a fome de batata na Escócia na década de 1840.
A ferrugem é afetada pelos arbustos afetados pela ferrugem tardia - uma infecção por fungos que pode se espalhar de uma planta para outra. Portanto, para o tratamento, você deve primeiro remover as folhas secas e depois processar as plantas.
Para esses fins, você pode usar:
- "Fitosporina";
- "Kuproksat";
- "Tricófito";
- "Quadríceps";
- "Bravo";
- Previkur;
- "Infinito";
- "Concento".
Para prepará-lo, você precisará de:
- iodo - 5 gotas;
- leite - 0,3 l;
- água - 3 l.
Todos os ingredientes devem ser misturados. Este medicamento precisa ser pulverizado na parte verde das bancadas de tomate.
Falta de elementos
A causa da folhagem seca também pode ser a falta de elementos necessários. Acima de tudo, a planta sofre de uma deficiência de ferro, enxofre, magnésio, potássio e nitrogênio.
Ferro
O amarelecimento das folhas com veias verdes e a murcha da parte superior indicam deficiência de ferro. No futuro, o desenvolvimento da clorose pode ocorrer. Para evitá-lo, é necessário realizar o tratamento com sulfato de ferro.
Para isso, precisamos:
- água - 10 l;
- vitriol - 5 g.
Os arbustos são pulverizados com esta solução 2 vezes com um intervalo de 1 semana.
Enxofre
Um sintoma da falta de enxofre é clarear as folhas para uma tonalidade verde-amarela com o aparecimento de veias avermelhadas. Para o tratamento, o superfosfato de amônio deve ser usado como cobertura. Eles regam o solo, depois de dissolver o medicamento em água. A alimentação é preferencialmente realizada no plantio e durante a floração.
Magnésio
Se manchas de tonalidade amarelada aparecerem entre as veias das folhas, isso indica falta de magnésio. As próprias folhas estão torcidas. Neste caso, é necessário fertilizar com sulfato de magnésio.
Para pulverizar, você precisa de:
- água - 10 l;
- sulfato de magnésio - 20 g.
Com esta ferramenta, processe as partes superiores. Se for necessário fertilizar o solo, o sulfato de magnésio deve ser usado em proporções duplas.
Potássio
A deficiência de potássio se manifesta através do amarelecimento e secagem da folhagem antiga. As folhas novas não secam, mas torcem. Com esses sintomas, você precisa tratar o solo ou as partes superiores com sulfato de potássio.
Para preparar a solução, você precisará de:
- água - 10 l;
- sulfato de potássio - 40 g.
Nitrogênio
A deficiência de nitrogênio é muito fatal: as hastes e folhas ficam mais finas e amarelas. Para o tratamento, é necessário usar adubação nitrogenada ou adubo.
Para preparar o fertilizante de estrume, é necessário misturar os componentes nas seguintes proporções:
- água - 10 l;
- estrume - 1 kg.
Esta ferramenta é usada para fertilizar o solo.
Outras razões
Além do exposto, existem várias outras razões pelas quais as folhas ficam amarelas nos tomates.
Estes incluem:
- danos ao sistema radicular;
- falta de espaço para a formação de rizomas;
- adaptação natural ao terreno e às condições (a parte inferior fica amarela e cai).
Note-se que os tomates que crescem em uma estufa são mais vulneráveis. Isso ocorre devido a possíveis violações do microclima e dificuldades na criação de umidade ideal. Além disso, os fungos que causam fusarium podem ser armazenados em uma área por um longo tempo, o que em condições de estufa é mais provável do que ao ar livre.
Medidas preventivas
Tendo estudado todas as possíveis causas de folhas amareladas nos tomates, você pode derivar as regras básicas para a prevenção de tal doença.
Estes incluem:
- manter o microclima certo na estufa;
- proteção contra o sol escaldante com um dossel;
- cumprimento das regras de irrigação;
- plantar arbustos a uma distância de 30 a 40 cm um do outro;
- capina oportuna e afrouxamento do solo;
- fertilizante adequado.
Os topos amarelos nos tomates podem indicar vários distúrbios - desde problemas com o microclima até infecções por fungos. A prevenção e a resolução oportuna desse problema permitirão que você se livre da deterioração das folhas e obtenha uma rica colheita de tomate.