Grandes estoques de conservação podem agradar a família inteira por muitos meses. No entanto, qualquer dona de casa pode ficar muito chateada se, por exemplo, as latas com pepinos, que gastaram muito tempo e esforço, explodirem repentinamente, riscando assim os resultados dos trabalhos. Neste artigo, propomos considerar as principais causas desse incômodo, responder à pergunta de como tentar salvar a preservação abaixo do padrão e fornecer algumas dicas adicionais para que o processo de aquisição de produtos dessa maneira seja bem-sucedido.
Por que as latas de pepino explodem?
Antes de tudo, vale a pena notar que pode haver várias razões. E nem todos eles permitem a "restauração" do produto para posterior preservação. Para começar, sugerimos que você decida sobre os fatores que podem levar ao escurecimento da salmoura ou à explosão da lata.
Entrada de ar
Esse motivo é o mais comum. Isso se deve ao fato de que no processo de torcer a tampa não se encaixava perfeitamente na lata. A formação de lascas no pescoço também pode levar a isso. Através das rachaduras resultantes, o ar entra no frasco, o que inicia o processo de fermentação. E ele, por sua vez, levará a uma explosão.
Você sabe Pepinos de variedades, como pepinos, são os mais adequados para a colheita. «alemão», «fontanel», «caras engraçados» e «decapagem». Essas variedades têm bom gosto e são excelentemente preservadas.
Além disso, uma “bolsa de ar” pode se formar se a salmoura no tanque não estiver cheia o suficiente. Portanto, é melhor carregá-lo para que ele caia um pouco.Além disso, se você encontrar pepinos com cavidades vazias no interior, o ar e os microorganismos podem permanecer neles. As bactérias no processo da vida emitem vários gases que preenchem todo o espaço livre. Quando a pressão interna fica muito alta, qualquer lata ou outro recipiente não resiste.
Violação da tecnologia de cozimento
O segundo fator de ocorrência frequente que leva à deterioração dos alimentos enlatados pode ser considerado uma violação da tecnologia geral do cozimento. Assim, alguns negligenciam a condição de que é necessário lavar cuidadosamente não apenas os pepinos, mas também as folhas das plantas adicionadas à preservação, guarda-chuvas de endro, alho.
Caso contrário, juntamente com as impurezas, as bactérias são introduzidas nos ingredientes, o que leva à explosão do recipiente de vidro.
Além disso, a fim de preparar os pepinos para conservas, eles devem primeiro ser ensopados. Tais procedimentos de água impedem a entrada de ar e bactérias no tanque.
Má preparação de latas
De grande importância é a qualidade da limpeza do próprio recipiente, no qual os vegetais se encaixam. Além disso, não negligencie o tempo de esterilização dos recipientes. Normalmente, para latas de 1 l, é definido um tempo de esterilização de pelo menos 5 minutos, mas não mais de 8, e para latas de três litros, no máximo 15 minutos.Caso contrário, a formação de gás pode ser observada dentro dos recipientes, o que com o tempo leva à turvação da salmoura e subsequente ruptura do recipiente.
Importante! As tampas também são esterilizadas, mas, diferentemente das latas, isso é feito em água fervente.
Violação de Formulação
Os bancos podem explodir devido a formulação inadequada. Por exemplo, uma quantidade insuficiente de sal, que é um conservante ou não conformidade com a proporção de açúcar, ácido cítrico e vinagre.
Portanto, é necessário observar claramente as proporções indicadas na receita de sua escolha, e não colocar tudo “a olho nu” para que as horas de trabalho no futuro não caiam no lixo.
Como salvar pepinos explodidos?
Felizmente para as donas de casa, há uma maneira de salvar seus trabalhos.
Se o recipiente com pepino estiver turvo, faça o seguinte:
- Lave os pepinos cuidadosamente em água fria, de preferência em água corrente. Além disso, você pode lavá-los em 2-3% de concentrado de sal.
- Mergulhe os legumes em água por 20 minutos.
- Ferva a salmoura novamente. Lave o recipiente cuidadosamente e esterilize-o bem.
- A tampa também deve ser esterilizada antes de parafusar, enquanto remove o selo de borracha, que também passa por tratamento térmico.
- As ervas que você usou podem ser substituídas por ervas frescas, se permanecerem.
- Depois que os pepinos estiverem embebidos, coloque-os em uma jarra e encha com salmoura e deixe por 15 minutos.
- Após 15 minutos, o líquido é drenado e fervido novamente.
- Despeje a salmoura quente na jarra e adicione a essência de vinagre, por 1 colher de chá. em uma capacidade de três litros.
- Agora, o recipiente pode ser bem fechado com uma tampa esterilizada e depois embrulhado em um cobertor, depois de colocá-lo de cabeça para baixo.
Você sabe Se você adicionar pelo menos alguns tomates em uma jarra de pepino, isso protegerá sua preservação contra a turvação.
- Lave os pepinos e transfira-os para um recipiente limpo que já foi submetido a tratamento térmico.
- Despeje água fervente e deixe descansar por alguns minutos.
- Despeje o líquido na panela e adicione sal e açúcar na proporção de 0,5 da quantidade especificada na receita.
- Ferva a salmoura resultante e despeje legumes.
- Antes de fechar o frasco, é necessário adicionar ácido acetilsalicílico no cálculo de 2 comprimidos por recipiente com um volume de 3 litros.
- Agora você pode fechar a tampa esterilizada e enrolar em um cobertor, depois de virar o frasco.
Tais pepinos serão capazes de repousar por um longo tempo e, com gosto, não perderão para os outros preparativos.
Dicas adicionais para conservas bem-sucedidas
Antes da conservação, é necessário realizar trabalhos preparatórios completos. Por exemplo, é bom lavar os pepinos para que não caia uma gota de sujeira neles. No processo de lavagem, revise cuidadosamente todos os vegetais para que não sejam danificados ou estragados.
Importante! Para que os pepinos mantenham suas propriedades crocantes, uma pequena quantidade de casca de carvalho pode ser adicionada à peça de trabalho. Então, adicione 1 colher de sopa a uma jarra de 3 litros. eu
No entanto, as anfitriãs experientes ainda têm várias dicas úteis que ajudarão a proteger a conservação e economizar tempo.
Estes incluem:
- Antes de iniciar o processo, revise cuidadosamente todas as latas, pois elas não devem ter rachaduras ou lascas, além de outros danos. Além disso, você pode verificar se há danos no frasco tocando nele. Se você ouvir um som abafado, isso indica que há danos, mesmo que eles não sejam visualmente visíveis.
- Você pode pré-embeber as latas em uma solução de refrigerante. Para fazer isso, adicione 1 colher de chá a 1 litro de água. Despeje as latas com o líquido resultante e deixe por 30-40 minutos.
- Se você usar tampas de metal, elas deverão ser mantidas em água fervente por vários minutos.
- Ao cozinhar, despeje os pepinos em água fervente e deixe esfriar até a temperatura ambiente, depois escorra a água.
- Depois de concluir todas essas ações, você pode encher os pepinos com salmoura e fechar hermeticamente.
- Se as latas de prescrição precisam de esterilização, é melhor fazer isso no concentrado de cloreto de sódio. Para prepará-lo, você precisa adicionar 400 g de sal por 1 litro de água e levar a um ponto de ebulição (100 graus Celsius).
Você sabe Para impedir que o molde apareça em um frasco aberto, coloque mostarda no armário de remédios. Proporcionará excelente proteção contra mofo.
No processo de enlatamento, você não deve experimentar, porque isso pode arruinar todos os seus esforços. Melhor, como eles dizem, "agir à moda antiga", de acordo com uma receita comprovada. No entanto, mesmo que seus pepinos estejam nublados ou explodidos, isso não é o fim de tudo e eles podem ser salvos.