A azedagem e a salga são consideradas os métodos mais tradicionais de colheita de frutas, que permitem não só preservar os vegetais por vários meses, mas também dar-lhes um novo sabor e características. O artigo detalha os recursos de chucrute e repolho salgado, bem como suas principais diferenças.
Salgado e chucrute: as principais diferenças
Couves salgadas e em conserva são mais frequentemente associadas ao frio do inverno. Tais pratos são preparados desde o outono e para o futuro, o que possibilita o aproveitamento de vegetais no período de entressafra. Para a maioria, o chucrute e o repolho salgado são o mesmo prato, têm características de sabor semelhantes e, com processamento adicional, podem ser usados para pratos idênticos. Mas, de fato, existem diferenças fundamentais entre eles.
No caso de salga, os vegetais são expostos a altas concentrações de cloreto de sódio (sal comestível). Esta substância é um dos conservantes mais seguros e mais comuns na culinária. Ao escolher a concentração ideal, as soluções salinas são sujeitas a saturação com um mineral de tecido de repolho, o que leva ao aparecimento de uma estrutura característica e sabor do vegetal.
Você sabe O chucrute é um dos produtos mais multinacionais. Este prato faz parte da culinária tradicional de países como Ucrânia, Alemanha, Polônia, República Tcheca, Bulgária e Rússia.
Azedar é uma maneira mais antiga de processar vegetais. Surgiu antes mesmo da introdução do sal na dieta diária dos seres humanos e é bastante popular até hoje. Durante a decapagem, os vegetais são expostos a microorganismos específicos - bactérias do leite azedo. Sob condições anaeróbicas, com seu rápido desenvolvimento, é observada uma divisão de parte das substâncias orgânicas dos vegetais (principalmente carboidratos). Como resultado, o feto é exposto a uma variedade de compostos orgânicos (subprodutos da fermentação), o que leva ao aparecimento de qualidades especiais do prato.
Além disso, a principal diferença entre chucrute e repolho salgado é que a decapagem é uma maneira menos eficaz de processar frutas. Após algum tempo, o fermento leva a uma destruição gradual dos tecidos do vegetal, e o produto perfumado se torna inutilizável.
Ao contrário de salgado, em conserva é mais benéfico para o corpo. Durante a fermentação, é saturado com valiosos compostos orgânicos que são especialmente importantes para o corpo no inverno
Por que são necessários salga e fermentação?
A salga e a decapagem são conhecidas pelo homem desde os tempos antigos, esses métodos de processamento culinário de vegetais surgiram há muito tempo. Sua principal tarefa é economizar repolho por um longo tempo. Isso tornou possível não apenas diversificar a dieta de inverno, mas também evitar uma deficiência de vitaminas e outros compostos orgânicos na estação fria.
Durante a salga e a decapagem, o vegetal é exposto a substâncias específicas, os chamados conservantes de origem natural. Eles têm propriedades bactericidas, o que cria um ambiente favorável para a supressão de fungos putrefativos e outras bactérias patogênicas. Além disso, a preservação de maneira natural contribui para o acúmulo de subprodutos de produtos orgânicos nos tecidos do repolho, o que confere à polpa insaturada novas notas de sabor mais brilhantes.
Você sabe O repolho mais exótico do mundo é a variedade Romanesco. A planta é uma variedade colorida de vegetais, com inflorescências torcidas em uma espiral logarítmica regular.
Os benefícios do sal e chucrute
O repolho salgado e em conserva é um verdadeiro depósito de nutrientes. Devido a isso, os produtos têm propriedades farmacológicas valiosas que podem melhorar a condição do corpo em patologias. Com uso moderado, isso possibilita o uso do vegetal como um dos melhores métodos profiláticos contra muitas doenças.
Propriedades úteis de repolho:
- Salina
- contribui para a normalização dos processos metabólicos;
- melhora o estado de imunidade e a resistência do corpo contra a SARS;
- torna possível fortalecer o músculo cardíaco;
- protege o sistema excretor da formação de cálculo;
- afeta favoravelmente as fibras do tecido nervoso;
- lutando com uma deficiência de vitaminas e minerais.
- Em conserva
- melhora a condição da pele;
- normaliza o funcionamento dos órgãos da visão e digestão;
- elimina processos inflamatórios no corpo;
- fortalece os ossos, sistemas imunológicos e cardiovasculares;
- aumenta a circulação sanguínea;
- reduz o colesterol no sangue;
- possui efeito anti-oncológico;
- lutas com deficiências vitamínicas;
- ajuda a aumentar a testosterona no sangue (nos homens);
- otimiza a vitalidade.
Campos de aplicação
Na maioria dos casos, o produto é usado na forma salgada ou em conserva como acompanhamento ou como complemento de saladas. Além disso, é preparado a partir do recheio de tortas, usadas na forma fervida ou cozida, como curativo para os primeiros pratos ou componentes do ensopado. Pratos de carne cozida e cozida ganharam popularidade.
Chucrute é amplamente utilizado na medicina popular. A polpa do vegetal é usada como base para a preparação de medicamentos que protegem o corpo contra: helmintos, asma brônquica e doença da vesícula biliar. A salmoura é usada ativamente no combate ao diabetes, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Além disso, o vegetal ajuda a melhorar a condição do corpo com intoxicação causada por envenenamento por álcool, bem como com toxicose em mulheres grávidas.
Importante! O repolho, inteiro ou cortado pela metade, contém mais nutrientes do que o repolho picado; portanto, não se recomenda que a fruta seja picada finamente para a preparação de medicamentos.
Muitas vezes, são feitos de vegetais e cosméticos em conserva. Salmoura, suco e polpa são ricos em vitaminas e minerais, o que possibilita rejuvenescer a pele, remover o excesso de gordura e limpar os poros. Além disso, as cabeças caseiras de repolho ajudam a melhorar a cor da pele e a se livrar das manchas da idade.
Quem não deve ser consumido?
Apesar dos benefícios universais para o corpo, vegetais em conserva e salgados podem prejudicar o corpo. Devido ao fato de serem um complexo saturado de nutrientes, para algumas patologias do corpo, seu uso descontrolado é contra-indicado.
O repolho salgado é proibido por patologias associadas a uma violação da pressão arterial ou por outras doenças que impedem o uso de quantidades excessivas de sal comestível. Estes incluem diabetes mellitus, insuficiência renal, osteoporose e osteocondrose.
Além disso, o produto deve ser abandonado e pacientes com úlcera péptica, além de gastrite. Um aumento do teor de ácido pode causar o desenvolvimento de alterações patológicas graves nos tecidos devido à exacerbação de doenças. Além disso, esse recurso do produto exclui seu uso em caso de erosão do esmalte dentário, além de um defeito dentário em forma de cunha.
Importante! Durante a gravidez, as mulheres são proibidas de consumir quantidades excessivas de sal, por isso é recomendável enxaguar bem o repolho salgado.
O chucrute não é recomendado para patologias do pâncreas, insuficiência renal, cálculos na vesícula biliar, bem como no caso de aumento da acidez do estômago. Isso se deve ao fato de possuir um alto teor de ácidos orgânicos, prejudicial a esses tipos de problemas de saúde. Além disso, o produto é contra-indicado na hipertensão, pois altos níveis de sal podem desencadear pressão alta.
A cozedura e a salga de vegetais são utilizadas há muito tempo na culinária, pois permitem preparar um prato rico e aromático a partir de um vegetal simples, o que pode dar ao corpo muitas substâncias importantes e curativas. Sal e chucrute devem ser consumidos moderadamente, pois possuem alta acidez, o que com várias doenças pode afetar negativamente o estado de saúde.