Os moradores das regiões do norte que desejam cultivar tomates em estufas são forçados a escolher uma variedade que cresça e produza culturas mesmo em um clima frio. Uma excelente opção para esses tomates é a variedade Pride of Siberia. Essas plantas são despretensiosas e dão frutos grandes e suculentos. Considere uma descrição detalhada das características dessa variedade de tomates, bem como a técnica para cultivá-las e as regras para cuidar de arbustos de tomate.
Descrição e descrição dos tomates
A variedade de tomate "Pride of Siberia" foi criada por criadores russos em 2006. Após o registro oficial, ele começou a ganhar popularidade rapidamente, graças à sua maturidade precoce, resistência a muitas infecções por "tomate" e grandes tamanhos de frutas.
Você sabe Traduzido do italiano, a palavra «tomate» significa «maçã dourada».
Os tomates desta variedade são adequados para o cultivo em condições de curtas horas de luz do dia e baixas temperaturas; portanto, são mais comuns nas regiões do norte.Lista das principais características da variedade:
- É mais adequado para cultivo em estufas, mas também cresce em campo aberto.
- "Orgulho da Sibéria" é uma variedade madura precoce. Você pode colher tomates maduros 85 a 100 dias após o plantio de sementes para mudas.
- Os arbustos de tomate desta variedade são do tipo determinante, sua altura pode atingir 150 cm.
- As hastes e galhos do arbusto são finos e podem quebrar sob o peso de tomates grandes, de modo que a planta precisa de uma liga.
- Os arbustos têm uma quantidade moderada de folhas de tamanho médio.
- A forma da fruta é arredondada, levemente achatada.
- A massa de tomate varia entre 500 e 600 g, mas em condições favoráveis de cultivo pode chegar a 950 g.
- O sabor do tomate é agradável e intenso, com uma leve acidez.
- Com muito cuidado com 1 arbusto de tomate, você pode colher 10 a 12 frutas grandes.
- A cor das frutas verdes é verde claro e mais próxima do caule - verde escuro.
- Tomates maduros têm uma cor vermelha ou framboesa rica.
- A casca de tomate é densa e rígida, não racha quando pressionada.
- A polpa da fruta é suculenta, densa e aromática.
- Os tomates são perfeitamente armazenados e transportados, mantendo uma aparência atraente.
- As plantas são resistentes às principais doenças do tomate e a mudanças bruscas de temperatura.
- O rendimento da variedade é de 4-5 kg de frutas de um arbusto.
Importante! Os galhos e frutos da planta ocupam muito espaço livre, portanto, por 1 quadrado. m de território, recomenda-se plantar não mais que 4-5 arbustos.
Prós e contras da variedade
A variedade de tomate “Pride of Siberia” tem muitas vantagens, graças às quais os jardineiros costumam escolher para o cultivo em suas parcelas.
- As principais vantagens desta variedade são:
- bom rendimento;
- amadurecimento precoce de tomates;
- excelente sabor de tomates maduros;
- imunidade às principais doenças do tomate;
- grande peso e tamanho da fruta;
- boa portabilidade de transporte e armazenamento;
- a possibilidade de crescer em regiões frias do norte (em estufa).
- Comparado com a lista de qualidades positivas da variedade Orgulho da Sibéria, o número de suas deficiências é insignificante:
- galhos fracos do mato, exigindo liga obrigatória e confiável;
- rápida deterioração do tomate em contato com o solo;
- a incapacidade de preservar os tomates na sua totalidade devido ao grande tamanho da fruta.
Características da semeadura e cultivo
A variedade de tomate "Pride of Siberia" é geralmente cultivada em estufas. Esse processo deve começar com a preparação de sementes para o cultivo de mudas e a semeadura em um recipiente preparado com o solo. Para que as sementes produzam bons rebentos, é necessário manter uma caixa com mudas em condições com temperatura, iluminação e umidade favoráveis.
Vamos considerar com mais detalhes o processo de cultivo de mudas de tomate "Pride of Siberia".
Microclima adequado
As sementes de todos os tomates podem germinar apenas sob certas condições, que podem ser facilmente criadas mesmo em um apartamento comum. Mas deve-se ter em mente que, em cada estágio do crescimento, as mudas precisam de um certo microclima.
Temperatura
A semeadura direta de sementes de tomate e a germinação de brotos devem ser realizadas a uma temperatura de 24 a 26 ° C. Sob tais condições, o recipiente com mudas é mantido por uma semana até que brotos verdes apareçam na superfície do solo.
Depois disso, a temperatura na sala é reduzida para 20-24 ° C, a fim de estimular o crescimento normal das mudas.
Você sabe No século 16, os tomates eram considerados venenosos e não os comiam. Os arbustos de tomate foram cultivados exclusivamente como plantas ornamentais.
14 dias antes do plantio direto na estufa, as mudas de tomate começam a endurecer. Primeiro, as mudas são transferidas para uma varanda fechada ou deixadas perto de uma janela aberta. Em seguida, o recipiente com mudas é retirado por um curto período de tempo para o ar fresco.
Todos os dias, o tempo gasto nas mudas de tomate na rua é prolongado em 30 minutos. Após o endurecimento, as mudas se adaptam rapidamente às condições de crescimento na estufa.
Humidade
Para o crescimento e desenvolvimento normal das plantas em uma sala com mudas e em uma estufa, deve-se manter uma umidade de 60 a 70%.
Depois de semear as sementes, polvilhe um pouco o solo com água morna e cubra com um filme. O solo umedecido dessa maneira será um excelente ambiente para o crescimento bem-sucedido de mudas. E a rega abundante do solo com sementes pode levar à sua deterioração.Os brotos jovens e emergentes de mudas precisam ser regados com frequência para dar força ao crescimento. Assim que o solo no tanque com mudas secar, a rega deve ser feita. A água deve estar à temperatura ambiente. É impossível preencher brotos demais - pode causar deterioração do sistema radicular.
Iluminação
Nos primeiros 5 a 6 dias após a semeadura, a caixa com mudas é mantida em local protegido do sol, para que brotem. Depois disso, as mudas são transferidas para um local ensolarado e bem iluminado, o melhor de tudo no parapeito da janela. Sob a influência da luz solar, as mudas crescem rapidamente e ganham força.
Para endurecer as plantas, elas são levadas para o ar fresco, em um local bem iluminado.
Importante! Apesar do tomate amar o sol, a luz solar direta não deve cair nas folhas abertas dos arbustos de tomate. Isso pode causar queimaduras solares.
Técnicas de preparação e semeadura de sementes
O preparo das sementes de tomate “Pride of Siberia” para semear mudas geralmente começa na segunda quinzena de março. Você deve seguir a sequência correta de ações para obter o melhor resultado.
Técnica de sementeira de tomate desta variedade:
- Escolha um recipiente adequado para o cultivo de mudas de tomate e encha-o com terra.
- Espalhe sementes germinadas em pequenos sulcos na superfície do solo. A distância entre os recessos adjacentes deve ser de 2 cm.
- Polvilhe as sementes com terra seca e polvilhe levemente com uma pequena quantidade de água morna.
- Cubra o recipiente com papel alumínio e coloque-o em um local quente e bem protegido do sol. Depois que os brotos aparecerem, remova o filme do recipiente e coloque as mudas em um local quente e bem iluminado.
- Quando 2 folhetos aparecem nos brotos, as mudas são mergulhadas - cada planta é plantada em xícaras separadas para maior crescimento.
- Depois que os brotos crescerem um pouco em recipientes individuais, adicione fertilizante complexo para mudas de tomate contendo os oligoelementos necessários nas plantas.
- Um mês e meio após o plantio das sementes, comece a endurecer as mudas antes de transplantá-las para a estufa.
Tratamento de sementes
O material de plantio deve ser completamente desinfetado. Este procedimento é realizado usando uma solução de permanganato de potássio ou água quente comum. As sementes de tomate são embebidas em um desses fluidos por várias horas.
Após a desinfecção, eles começam a germinar os grãos. Para fazer isso, as sementes são colocadas entre dois cortes de tecido ou gaze umedecido, mas não muito úmido, e colocadas em um local quente por 5-6 dias. O tecido em que as sementes se encontram deve ser periodicamente pulverizado com água para mantê-lo úmido.
Sob a influência do calor e da umidade, as sementes de tomate germinarão e estarão prontas para a semeadura no solo.
Você sabe Mais de 60 milhões de toneladas de tomates frescos de várias variedades são cultivadas no mundo todos os anos.
Preparação do solo
É tão importante quanto a preparação de sementes. Em solos inadequados, o material de plantio pode não germinar nem produzir brotos fracos que não se tornarão grandes arbustos com uma boa colheita de tomate.
Para o cultivo de mudas, “Pride of Siberia” retira solo solto e fertilizado com compostos úteis. Para remover possíveis fontes de infecção, o solo é tratado com uma solução de sulfato de cobre ou permanganato de potássio. No momento do plantio das sementes, o solo deve ser aquecido, pois em solo frio as sementes germinadas podem congelar.
Datas e plantio adequado de mudas
A prontidão das mudas para transplantar na estufa é determinada pelo aparecimento dos brotos. Assim que aparecerem 6-7 folhas, os arbustos podem ser replantados. Normalmente, os tomates são plantados em uma estufa no início de maio.
Considere a tecnologia detalhada para transplantar mudas da variedade Pride of Siberia em uma estufa:
- Prepare uma estufa - enxágüe as paredes e o equipamento com soluções desinfetantes, remova o solo superficial, ventile a estrutura.
- Faça buracos profundos no solo em que a raiz das mudas possa caber. Despeje cinzas nos recessos.
- Para organizar os furos para que 1 quadrado. m de solo era um máximo de 5 arbustos de tomate. A distância entre as mudas na estufa deve ser de pelo menos 40 cm.
- Remova cuidadosamente o broto de tomate do recipiente, juntamente com um pedaço de terra localizado ao redor da raiz. Coloque as mudas no buraco preparado e polvilhe com terra.
- Ao redor do caule de cada arbusto, pressione a terra um pouco em círculo, fazendo uma depressão na forma de um funil. Durante a irrigação dos arbustos, a água é drenada para esta cavidade e vai diretamente para o sistema radicular dos tomates.
- Ao lado de cada muda, coloque um pino sólido no chão para amarrar ainda mais os arbustos.
Cuidado com tomates "Pride of Siberia"
Depois de plantar arbustos dessa variedade na estufa, você precisa continuar monitorando suas condições e fornecendo as plantas com os devidos cuidados. Para o crescimento ativo e a floração, devem ser realizadas a remoção de ervas daninhas, a aplicação de fertilizantes e a rega adequada das plantas.
Alimentação e rega
Após o transplante na estufa, os arbustos jovens não devem ser regados por 10 a 14 dias, para que o sistema radicular se adapte às novas condições. Após esse período, os arbustos de tomate são regados com freqüência e em abundância, à medida que o solo seca.A rega é realizada de manhã cedo ou à noite, mais perto do pôr do sol. Mesmo em clima quente, somente água morna deve ser usada para irrigar os arbustos de tomate.
Importante! As medidas preventivas necessárias devem ser tomadas para evitar certas doenças do tomate e o possível ataque de pragas.
A fertilização de arbustos de tomate com fertilizantes é parte integrante de uma boa colheita.
Como fertilizantes para a variedade de tomate "Pride of Siberia" são adequados:
- estrume deteriorado;
- excrementos de pássaros;
- uma solução de água e verbasco;
- complexos de fertilizantes minerais acabados;
- fósforo;
- potássio.
Depois de adaptar com sucesso as mudas às condições de estufa, elas alimentam os tomates com tipos de fertilizantes orgânicos da lista acima. Eles contêm nitrogênio, necessário para a formação de massa de madeira de lei. E na fase de formação dos ovários, são introduzidos fertilizantes de fósforo-potássio, que contribuem para a formação de tomates grandes e saborosos.
Stepson
Os tomates dessa variedade são grandes apenas se o arbusto estiver adequadamente formado. Para a melhor colheita, é recomendável cultivar a planta em 1 ou 2 caules. Brotos e ramos laterais extras devem ser cortados. Você precisa fazer isso toda semana, cortando os brotos extras antes que eles atinjam um comprimento de 3 cm.Se você não podar, haverá muito menos tomates no mato e seu tamanho será pequeno. É melhor aparar o mato de manhã, para que o sol seque no local de corte em um dia.
Cultivo do solo e capina
Para que os jovens arbustos de tomate cresçam rapidamente e ganhem força na floração, é necessário eliminar o solo ao seu redor. As ervas daninhas que crescem perto dos tomates podem cobrir o sol e beber a maior parte da umidade do solo, juntamente com fertilizantes e nutrientes.
Os arbustos do Pride of Siberia em crescimento precisam de muito espaço livre, e as ervas daninhas também podem restringir a liberdade de crescimento dos tomates. Portanto, as ervas daninhas devem ser removidas imediatamente após seu aparecimento.
Você sabe As raízes do tomate podem penetrar no solo a uma profundidade de 1 me crescer lateralmente a uma distância de 2,5 m.
Para uma melhor troca de ar e umedecimento uniforme do solo com água, a terra ao redor dos arbustos de tomate precisa ser afrouxada pelo menos uma vez por mês. É melhor executar este procedimento imediatamente após a rega dos arbustos.
Controle de Pragas e Doenças
A variedade Pride of Siberia é resistente a muitas doenças do tomate. Mas algumas doenças e pragas ainda podem atacar a planta e reduzir o rendimento dos tomates.
Lista dos problemas mais comuns com tomates dessa variedade:
- Quebrando tomate. Isso ocorre se você regar os arbustos de tomate com muita abundância.Para tratar e evitar esse problema, você precisa regar as plantas moderadamente, evitando muita umidade do solo.
- Ataque de mosca branca comum por uma praga. Isso leva à deterioração das folhas nos arbustos de tomate e provoca a morte da planta. Para o tratamento, preparações prontas contra esta praga são usadas, por exemplo, Confidor. Os arbustos de tomate irrigam a solução preparada. Para prevenção, você precisa adicionar uma cobertura com nitrato ao solo.
- Danos nos arbustos com minhocas. Na maioria das vezes, ocorre o cultivo de tomates ao ar livre, mas às vezes a praga é encontrada na estufa. Para evitar o aparecimento de vermes, as sementes de tomate são tratadas com desinfetantes especiais antes do plantio nas mudas. Além disso, você não pode colocar uma estufa com tomates perto de campos de batata. Para distrair as minhocas dos arbustos de tomate, você pode enterrar varas de madeira com legumes amarrados a elas no local de acúmulo de pragas. Depois que os vermes começarem a tratar, remova os gravetos do chão e queime.
- Praga tardia. Para prevenir a doença, a estufa deve ser ventilada periodicamente e não permitir um nível de umidade muito alto.
Datas das regras de coleta e armazenamento de frutas
A colheita do tomate "Pride of Siberia" é realizada à medida que a fruta amadurece. A primeira colheita deve ser colhida 2,5 meses após a semeadura das sementes. A parte principal da fruta é colhida de julho a setembro.
Importante! Desde o menor contato dos frutos dessa variedade com o solo superficial na superfície dos tomates, a podridão é instantaneamente formada.
Os tomates colhidos são armazenados em recipientes de plástico ou madeira, que devem estar limpos e secos. Para que os frutos não estraguem mais, eles são arrancados do mato junto com o pedúnculo e armazenados dessa forma. Os tomates não devem se tocar. As caixas com tomates coletados devem ser colocadas em um quarto escuro e fresco e seco.
O tomate "Pride of Siberia" tornou-se uma verdadeira descoberta para os produtores de vegetais nas regiões do norte, com um clima frio, que proporcionam uma excelente colheita quando cultivados em estufa, são grandes e não exigem muito cuidado.Tudo isso ajuda os tomates dessa variedade a ganhar popularidade todos os anos entre os jardineiros.