Se uma estufa de policarbonato estiver planejada para ser usada durante todo o ano, é necessário aquecê-la e realizar aquecimento nela. Opções simples de como isolar uma estufa e como aquecê-la melhor são compiladas em um artigo.
Características de aquecimento de estufas de policarbonato para o inverno
É necessário pensar no isolamento de uma estufa de policarbonato durante sua instalação ou construção. Deve-se tomar cuidado para que as plantas cultivadas não sejam expostas a correntes de ar frio que penetram do lado de fora e seu sistema radicular não sofra com o frio proveniente de uma fundação ou terra congelada.
Você sabe A primeira grande construção de estufa, cuja construção de aço forjado foi usada pela primeira vez, foi a Palm Greenhouse ou Palm House, localizada no Reino Unido. Sua construção durou de 1844 a 1848. Na estufa, 70% de todas as palmeiras, hoje conhecidas pelos cientistas, são coletadas.
Isolamento térmico
Durante a construção da construção da estufa, a vedação é muito importante, ou seja, a vedação de todas as rachaduras, furos e juntas pelas quais o ar frio pode penetrar. A opção mais simples e mais eficaz para o isolamento é o tratamento de selantes. É derramado em todas as fendas e furos disponíveis.
Uma opção mais barata, mas não tão durável, é o isolamento com fita de construção.
Os slots nas articulações podem ser selados de duas maneiras:
- Usando um perfil de polímero em forma de U.
- Usando um selante ou mástique viscoso.
Ao construir uma estufa, você precisa garantir que haja um vestíbulo que não permita que o ar frio entre na sala ao abrir as portas. Nesse vestíbulo no futuro, você pode instalar um fogão para aquecimento.
Se houver possibilidade e meios, é possível montar as paredes da estufa em 2 camadas, deixando um espaço de ar entre elas. Este método reduzirá significativamente a perda de calor.
O isolamento confiável dos rascunhos pelos métodos acima permitirá o uso de uma estufa em áreas com invernos quentes e suaves, onde a temperatura do ar não cai abaixo de + 5 ° C. Em condições mais frias, além delas, é necessário aplicar métodos adicionais de isolamento.
Importante! Ao fixar as peças durante a instalação da estufa, para evitar furos grandes, escolha parafusos auto-atarraxantes que sobreporão completamente os furos para elas.
Isolamento da fundação e áreas cegas
Uma fundação adequadamente executada já é capaz de aquecer a estufa, impedindo que as plantas entrem em contato com o solo congelado. No entanto, ao usar uma estufa em geadas, ela também precisa ser isolada com meios e materiais improvisados ou especiais.
Na maioria das vezes, as estufas de policarbonato são instaladas em uma base de fita. Nesse caso, antes de colocá-lo, é necessário determinar o nível de congelamento do solo. É nesta profundidade que a fundação deve ser estabelecida. Material de isolamento térmico, por exemplo, lã de vidro, espuma de vidro, lã mineral, precisará ser colocado sobre a fundação.
O material mais moderno, que recebeu muitas críticas positivas, é a espuma de poliestireno extrudido. É colocado após o concreto derramar. Cubra com uma camada de areia e coloque solo fértil. O mesmo material também é bom para isolar superfícies laterais.
A aparência pode ser encontrada olhando o diagrama:
Com uma fundação de bloco, você precisa cobrir os blocos com material de cobertura e isolar o espaço interno com espuma ou uma camada de areia de 40 cm.
Isolamento do solo
Existem várias maneiras de isolar o solo. O mais simples é biológico, quando substâncias orgânicas de auto-aquecimento são adicionadas ao solo, por exemplo, esterco com serragem (300 g / 1 m²), húmus. Para queimar substâncias biológicas, o solo deve estar úmido, com pH neutro ou ligeiramente ácido, e conter compostos nitrogenados.
O aquecimento do solo também pode ser feito com a instalação de canteiros altos. O adubo é derramado na camada inferior e as camas são feitas com 40 cm de altura.
Além disso, o solo ficará quente se você adicionar serragem. O solo deve ser removido em 30 cm, coberto com uma camada de 5 a 10 cm de serragem tratada com fungicidas, regada com cal abatida e uma camada de 30 cm de solo fértil.
Outra maneira é colocar um cabo de aquecimento sob a camada do solo. É colocado a uma profundidade de 10 cm.Importante! A introdução de matéria orgânica no solo deve ser feita com competência, com a duração do período necessário entre a preparação do solo e o plantio. Deve-se lembrar que as substâncias orgânicas podem aquecer até + 60 ... + 70 ° C, o que significa que podem queimar o sistema radicular.
Você pode aplicar o método mais conhecido de aquecimento de camas, que é usado com mais frequência em campo aberto, mas também é adequado para o abrigo protegido com agrofibra ou filme.
Tipos de sistemas de aquecimento para uma estufa de policarbonato
Se na região onde você vive invernos rigorosos, é necessário pensar em como aquecer a estufa. Hoje, existem vários tipos de aquecimento, cada um com vantagens e desvantagens.
Solar
Este é o sistema de aquecimento mais moderno e ecológico, mas, infelizmente, um dos mais caros. Para converter energia solar em calor dentro da estrutura da estufa, sua superfície é revestida com materiais que atraem luz, painéis solares e coletores são instalados. Para distribuição uniforme de calor, são necessários ventiladores. A desvantagem de tais equipamentos é que o calor não flui em dias nublados. Portanto, ele só pode ser considerado como um método de aquecimento adicional. Além disso, com este método, é impossível regular o regime de temperatura.
Elétrico
O aquecimento elétrico envolve a instalação de vários tipos de aquecedores, alimentados por eletricidade, por exemplo, com radiação infravermelha, baterias elétricas, aquecedores de ar, caldeiras. Este método tem mais desvantagens do que vantagens. Em primeiro lugar, gasta-se muita energia cara nesse aquecimento. Em segundo lugar, com isso é impossível aquecer uniformemente a sala - no local em que o aquecedor está instalado, sempre será mais quente do que em uma área remota.
Você pode resolver o problema instalando um ventilador, mas este dispositivo acionará um rascunho prejudicial às plantas e esfriará o ar. Em terceiro lugar, os aparelhos de aquecimento secam muito o ar, o que também afeta negativamente o crescimento e o desenvolvimento das culturas. Se você não levar em consideração o alto custo da eletricidade, o mais bem-sucedido é o aquecimento infravermelho - a instalação de lâmpadas, aquecedores, filmes.
- Suas principais vantagens são:
- quando não seca o ar, apenas plantas e solo são aquecidos;
- ele está seguro;
- pode aumentar a temperatura em pouco tempo - em apenas 10 minutos.
Aquecimento do forno
Outra maneira de aquecer uma estufa é o aquecimento do fogão. Na estufa, você pode instalar diferentes tipos de fogões nos quais vários materiais de aquecimento são usados: lenha, briquetes, carvão.
Aqui está uma lista de vários tipos de fogões adequados para aquecer uma estufa no gelo sem eletricidade:
- Fogão a lenha. Feito de metal. Equipado com uma chaminé, que deve ser levada para fora da estufa. Ao instalar esse forno, deve-se tomar cuidado para completá-lo com um circuito de água e instalar um ventilador para distribuição uniforme de calor.
- Forno Buleryan. Este tipo requer a colocação de lenha. Vantagens do método: baixo custo de material de aquecimento, aquecimento rápido do edifício, manutenção da temperatura em um determinado nível, capacidade de fazer você mesmo, facilidade de instalação. O forno é equipado com tubos ocos, graças aos quais é possível obter um aquecimento uniforme do edifício.
- Forno de tijolos. Com a ajuda de um fogão, você pode uniformemente e gradualmente aquecer a estufa. É instalado em uma base sólida, a uma distância de 1,5 m das paredes de policarbonato.
As vantagens do método de aquecimento do forno são sua facilidade de instalação, boa eficiência, capacidade de regular as condições de temperatura e disponibilidade. Entre as desvantagens está a necessidade de controlar a operação do forno para que não haja fogo ou fumaça.
Importante! Ao instalar o aquecimento do fogão, você deve definitivamente considerar o sistema de umidificação.
Aéreo
Este método envolve a instalação de dispositivos que exalam ar quente - aquecedores de ventoinhas, armas, etc. Suas vantagens são a velocidade do aquecimento. Entre as deficiências: o excesso de ar, é por isso que você precisa monitorar constantemente o nível de umidade e o alto custo da eletricidade.
Aquecimento de água
Uma boa, mas cara opção de instalação para aquecimento é a água. Permite aquecer simultaneamente o ar no edifício e o solo.
Para instalá-lo, você precisará colocar tubos de cobre, plástico e aço dentro da estufa (ao longo das paredes, sob o solo, entre os canteiros), através dos quais a água quente será circulada e aquecida na caldeira. A caldeira é aquecida usando eletricidade, combustível sólido ou gás. A circulação contínua de água é realizada pela bomba.
As desvantagens desse sistema incluem a complexidade da instalação, o alto custo e a necessidade de monitoramento constante de sua operação.
Sistema de aquecimento com efeito de estufa DIY
O sistema de aquecimento pode ser feito de forma independente, por exemplo, construindo um mini-fogão a partir de um barril ou convertendo um cilindro de gás em uma caldeira.
Aquecimento do forno
O forno pode ser feito de um barril de metal com capacidade de 3 m³. Seu interior deve ser pintado com duas camadas de tinta para evitar ferrugem.
Os seguintes materiais e ferramentas precisarão ser preparados:
- chave de fenda;
- máquina de solda;
- ferramenta de corte de metal;
- um barril;
- pintar;
- uma escova;
- um cano com 5 m de comprimento;
- chapas de ferro;
- tubos de perfil de tamanho 40 × 20 × 1,5 mm.
- Faça furos para tubos, chaminé, válvula de drenagem, tanque de expansão.
- De chapas de metal, você precisa soldar o forno e inseri-lo no barril.
- Um tubo de 5 m é soldado ao orifício da chaminé, que é conduzido para fora.
- De cima, um tanque de expansão com um volume de 20 litros é instalado. Pode ser soldado de chapa metálica.
- Em seguida, os tubos são soldados ao forno, que são dispostos no solo a uma distância de 1,2 m um do outro.
- Instale uma bomba para circulação de água.
- O fogão pode ser aquecido com madeira ou outros combustíveis sólidos.
Caldeira a gás para estufa
Se houver um cilindro de gás vazio na mão, ele poderá ser usado para o equipamento de aquecimento da estufa. Deve ser bem lavado e seco por várias semanas. Então a tinta deve ser acionada.
Para a fabricação da caldeira, os seguintes materiais e ferramentas devem ser adquiridos:
- grades de metal;
- maçanetas;
- válvulas de portão;
- loops;
- moedores;
- bomba.
A tecnologia de fabricação da caldeira é a seguinte:
- Corte o balão ao meio. Uma parte vai para o caso, a segunda - para o cinzeiro.
- Solde a grade dentro do cilindro para que seja dividida em 2 câmaras.
- Corte a parede da frente.
- Corte a porta do resto.
- Solde uma maçaneta à porta.
- Da outra metade do balão, corte um semicírculo, do qual subseqüentemente faça o fundo da gaveta.
- A uma certa distância do orifício sob a caixa, faça uma abertura retangular.
- Na parte recortada, faça a porta soldando as dobradiças e a alça.
- Faça 2 orifícios na parte superior da caixa.
- Conecte uma bobina usando a soldagem e produza as extremidades dos tubos.
- Faça furos na parte de trás do gabinete.
- Anexe um tubo para conectar a chaminé.
- Solde a chaminé, que deve atravessar a estufa e sair na parte de trás.
- Prenda os tubos nas extremidades da bobina.
- Conecte a bomba.
- Solde as pernas dos acessórios.
- Prepare uma base de tijolo ou concreto para a caldeira.
Dicas úteis
Para cultivar plantas com sucesso em uma estufa isolada e aquecida, sugerimos o uso das seguintes recomendações:
- Antes de escolher um método de aquecimento, você deve analisar as condições climáticas e levar em consideração a intensidade de operação da estufa.
- Mesmo ao instalar o sistema de aquecimento e isolamento mais eficiente, não se esqueça de limpar a neve. Neve limpa pode ser usada para umedecer o solo.
- O aquecimento solar é melhor instalado em uma estufa arqueada ou hemisférica.
- A maior eficiência é para sistemas localizados abaixo, por exemplo, do sistema "piso quente", tubos condutores de calor no chão.
- Se você instalar um aquecimento por infravermelho, poderá utilizá-lo em várias zonas climáticas para cultivar plantas que apresentem requisitos diferentes para o regime de temperatura.
- Ao usar o aquecimento do fogão na madeira, não esqueça que a cinza da madeira é um excelente fertilizante.
- Em regiões com invernos particularmente severos, o aquecimento combinado deve ser instalado usando diferentes tipos de aquecimento.
- Ao usar o aquecimento elétrico, você pode economizar no uso de eletricidade se instalar um controlador de temperatura e um sistema automático de ligar e desligar.
Você sabe Pela primeira vez, os habitantes da Roma antiga começaram a cultivar plantas nos protótipos de estufas. Edifícios com efeito de estufa, semelhantes aos modernos, foram usados para cultivar culturas exóticas na Itália e na Alemanha medievais.
Portanto, ao usar uma estufa de policarbonato no inverno, ela deve ser isolada e aquecida. Hoje existem vários tipos de aquecimento. Ao escolher um sistema de aquecimento adequado, você deve se concentrar na área da estrutura da estufa, no clima da região e em suas capacidades financeiras. A maior eficiência pode ser alcançada instalando um sistema combinado.