Um vegetal com alto sabor e valor nutricional, bom rendimento e, ao mesmo tempo, não exige muito esforço para crescer, não pode ser ignorado pelos cultivadores. E a abóbora doce de inverno também demonstra excelente qualidade de manutenção, o que permite que seja preservada de colheita em colheita. Leia mais sobre esta variedade de abóbora no artigo abaixo.
Descrição e características da variedade
A abóbora doce de inverno amadurece tarde, produzindo abóboras maduras com peso de 8 a 12 kg 4,5 meses após a germinação dos primeiros brotos. Ele mostra suas melhores qualidades nas condições climáticas da Moldávia, Ucrânia e nas regiões russas com clima semelhante.
Você sabe As abóboras são cultivadas há mais de mil anos em todo o mundo. A única exceção é a Antártica.
Externamente, essa variedade de abóbora é caracterizada por:
- abóbora redonda, achatada na parte superior e inferior, com superfície segmentada de cor cinza escuro, diluída com manchas de tons de cinza claro;
- grandes folhas verdes escuras de forma pentagonal;
- arbustos de tecelagem moderada;
- pele densa, mas não grossa;
- polpa compactada suculenta de cor laranja;
- sementes ovais de tamanho pequeno e cor amarela com casca dura.
Prós e contras da variedade
- As vantagens desta variedade de abóbora estão associadas a:
- alta produtividade;
- excelentes qualidades gastronômicas;
- excelente qualidade de manutenção;
- boa transportabilidade;
- tolerância à seca;
- resistência à maioria das doenças da abóbora, especialmente à antracnose e ao oídio.
Essa variedade não apresenta deficiências visíveis. Às vezes, nas regiões do norte, no verão frio e chuvoso, há problemas com o teor de açúcar da fruta.
Plantando e crescendo
O cultivo de abóbora doce no inverno não é difícil e, seguindo práticas agrícolas simples, é bem-sucedido.
Importante! Você não deve plantar a abóbora novamente no mesmo local antes de 4 anos.
Requisitos de rotação de solos e culturas
Este vegetal cresce particularmente bem em solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Com alta acidez do solo, é reduzida produzindo meio quilo de farinha de dolomita ou cal por metro quadrado. m enredo. O solo argiloso é facilitado pela adição de turfa.
É melhor cultivar abóbora onde cultivada anteriormente:
- cenouras;
- repolho;
- batatas
- feijão;
- ervilhas
- Tomates
- cebolas;
- alho
- trevo
Condições adequadas
Essa cultura se sente mais confortável na faixa de temperatura de +22 a + 24 ° C. Quando a temperatura cai para + 14 ° C, o desenvolvimento dos cílios e a maturação das abóboras são inibidos. Para que a fruta amadureça e defina seu teor de açúcar, a planta precisa de muita luz solar. Portanto, para o cultivo dessas abóboras, eles escolhem locais bem protegidos pelo sol, protegidos dos ventos.
Embora a variedade de abóbora Winter Sweet seja tolerante à seca, ela se desenvolve melhor com um solo superficial constantemente umedecido. No entanto, durante o período de maturação, para aumentar a porcentagem de açúcar, a umidade do solo deve ser reduzida.
Confira também outras variedades de abóbora:
Preparação de solo e semente
Sendo uma planta anual, a abóbora se propaga por sementes. Ao mesmo tempo, em variedades doces que não são híbridas, você pode usar sementes dos frutos de sua própria colheita. Com coleta e armazenamento adequados, eles não perdem a germinação por até 6 anos.
Na maioria das vezes, as sementes preparadas são plantadas diretamente no solo, mas em regiões com um clima frio, elas preferem usar o método de mudas do cultivo de plantas. Antes de semear, o solo é preparado.
Para cada sq. m do site são:
- húmus - 2 baldes;
- serragem - 0,5 baldes;
- nitrofoska - 1 copo;
- cinza de madeira - uma lata de litro.
Cavar a terra a uma profundidade de pelo menos 0,4 me processá-la com água quente. Antes da semeadura, as sementes são aquecidas a uma temperatura de + 60 ° C por 3 horas. Em seguida, eles são desinfetados em uma solução de permanganato de potássio rosa.
Para facilitar o surgimento do broto da casca dura, as sementes são embebidas por meio dia em infusão de cinzas de madeira ou em água fria, substituídas a cada 4 horas. Após a imersão, as sementes são plantadas diretamente no solo ou germinadas. Para isso, uma camada de serragem tratada com água quente é preparada no fundo da caixa.
Várias camadas de gaze úmida são colocadas em cima da serragem, na qual as sementes são colocadas, cobertas por mais algumas camadas de gaze. Depois de adormecer com serragem úmida, cubra a caixa com filme plástico ou plástico e deixe-a nesta estufa improvisada por alguns dias. Durante esse período, as sementes germinam e ficam prontas para o plantio no solo.
Plantando sementes
As sementes podem ser plantadas em campo aberto o mais cedo possível quando aquecem até + 10 ° C. É necessária uma área mínima de 1x1 m para uma planta de abóbora da variedade Winter Sweet. As sementes são enterradas em solo friável leve por 0,08 a 0,1 m e no solo mais denso por 0,05 m. Até 5 sementes são colocadas em cada buraco com um pequeno intervalo. Após o aparecimento dos brotos, os mais fracos são arrancados, deixando alguns dos mais fortes.
Recursos de Cuidados
Sem exigir esforços excessivos durante o autocuidado, a abóbora precisa, no entanto, de uma abordagem competente ao regar e alimentar.
Rega e fertilizantes
Mesmo diferenciada pela tolerância à seca, esta abóbora, com folhas largas com uma grande área de evaporação, precisa de reposição regular de umidade. Após o plantio no solo, a planta é regada com 1 litro de água morna e, à medida que se desenvolve, a quantidade de água é levada até 10 litros por arbusto.
Para evitar a perda de teor de açúcar à medida que as abóboras crescem, a intensidade da irrigação é reduzida e, quando atingem o tamanho máximo, são interrompidas por completo. Durante o período de um conjunto ativo de massa verde, a planta precisa acima de tudo de fertilizantes orgânicos na forma de verbasco, chorume ou fezes de frango. Verbasco é diluído em água na proporção de 1: 8, a pasta é diluída com água na proporção de 1: 4 e os excrementos de frango são diluídos com água na proporção de 1:10.
É útil adicionar 15 g de nitrato de amônio por cada litro de produtos orgânicos. Baldes do fertilizante resultante são suficientes para 6 arbustos. Durante a floração, o estabelecimento e o desenvolvimento dos frutos, a planta já precisa de potássio e fósforo em maior extensão. Para isso, o superfosfato e o sal de potássio são usados com mais frequência no cálculo de 20 g de cada fertilizante por 1 litro de água.
Importante! Como a abóbora desenvolve muito rapidamente seu sistema radicular, as raízes dos brotos estão muito entrelaçadas. Para evitar danos às raízes dos germes restantes, as plantas removidas não devem ser arrancadas, mas devem ser arrancadas exclusivamente.
Durante a formação de abóboras, cinzas de madeira saturadas com:
- potássio;
- fósforo;
- cinza;
- cálcio
- ferro;
- magnésio
- boro;
- zinco
- molibdênio.
Nesse caso, o potássio e o fósforo, exigidos especialmente pela abóbora, estão nas cinzas de uma forma prontamente disponível para a planta. Para a cobertura superior, introduzindo 100 g de cinza sob a raiz, a cinza é diluída em um balde de água e, para a cobertura foliar, a quantidade de cinza é reduzida pela metade com o mesmo volume de água.
Cultivo do solo e capina
A remoção de ervas daninhas começa com o aparecimento de 5 folhas na planta. A remoção de ervas daninhas é geralmente combinada com o afrouxamento do solo ao redor dos arbustos, o que melhora o suprimento de oxigênio ao sistema radicular. Isto é especialmente verdade após a rega. No entanto, é mais aconselhável afrouxar os espaçamentos das linhas antes da irrigação para obter uma melhor umidade do solo. Durante a temporada, você deve eliminar a área com abóboras até 5 vezes. Ou seja, até que as folhas de abóbora cubram completamente a superfície da terra.
Formação de Bush
Após a germinação das sementes e o surgimento de brotos, brotações laterais se desenvolvem muito rapidamente sobre elas. Deixando o lado principal e um par de lados, o restante deve ser removido. Com a aparência dos ovários, o excesso também deve ser eliminado deixando mais de 3 em cada pestana.Além disso, depois de contar 5 folhas após o ovário extremo da pestana, é necessário beliscar o resto da pestana. Em seguida, a planta deixará de desperdiçar energia em seu desenvolvimento e se concentrará no fornecimento de nutrientes para a fruta.
Proteção contra doenças e pragas
Como mencionado acima, a variedade de abóbora doce de inverno é bastante resistente a muitas doenças da abóbora, no entanto, a violação dos regulamentos agrícolas e as condições de cultivo insuficientemente confortáveis podem levar ao enfraquecimento da planta, o que contribui para sua doença:
- bacterioseque é uma doença bacteriana combatida pela destruição das plantas afetadas, rotação adequada das culturas e tratamento preventivo de sementes com sulfato de zinco (0,02%), bem como as próprias plantas com cloreto de cobre (0,4%) ou líquido de Bordeaux (1%);
- podridão branca, cuja aparência é provocada pela umidade excessiva do ar e do solo, e combatem essa doença fúngica borrifando as folhas com uma solução de 2 g de sulfato de cobre, 10 g de uréia e 1 g de sulfato de zinco, dissolvidos em um balde de água;
- podridão da raiz, que também é uma doença fúngica que é evitada pelo vazamento de água morna, matando ervas daninhas e tratada usando o mesmo tratamento que no caso da podridão branca.
Das pragas as mais perigosas são:
- ácarosrepresentando um perigo formidável, se você não lidar com elas pulverizando as folhas com água comum ou, mais eficientemente, com infusão de cascas de cebola à taxa de 200 g por balde de água ou cloroetanol (20%);
- cabaças, também capaz de matar a planta, se você não combater as ervas daninhas em tempo hábil, não siga as regras de rotação de culturas e não aplique cílios “Karbofos” (10%) ou “Trifos” (10%).
Você sabe As abóboras podem ser não apenas alaranjadas, mas também cinzas, brancas, verdes e até azuis.
As medidas preventivas mais eficazes são:
- rotação de culturas obrigatória e competente;
- remoção rigorosa de resíduos vegetais do local;
- impedindo o cultivo de outras cabaças ao lado de abóboras;
- seleção de sementes somente de frutos sadios;
- desinfecção de sementes antes da semeadura;
- capina regular;
- remoção oportuna de plantas doentes;
- fortalecer a imunidade das plantas com a ajuda de fertilizantes competentes;
- inspeção regular dos desembarques, a fim de detectar oportunamente doenças e pragas.
Datas de colheita
O principal indicador da disponibilidade das abóboras para a coleta é a cor cinza escuro, sem um toque de verde e um caule seco. As frutas coletadas por 2 semanas são mantidas frescas do ar sob um dossel em clima quente e seco. Depois disso, as abóboras são enviadas para o armazenamento com uma temperatura variando de +8 a + 14 ° C. A polpa da variedade de abóbora Winter Sweet é adequada para o congelamento.
Se isso for possível, a carne é cortada em cubos ou moída em um ralador e em sacos plásticos selados enviados ao freezer. A abóbora pode ser armazenada quase até uma nova colheita. No entanto, após 4 meses, ela tem uma diminuição no açúcar e uma queda nos níveis de caroteno de 80%. No entanto, mantém suas qualidades gastronômicas básicas por um longo tempo e quase na totalidade.
A abóbora doce de inverno goza de uma reputação merecidamente boa entre os produtores de vegetais, pois é um vegetal quase ideal, tanto em termos de sabor como de outras qualidades do consumidor, e em termos de facilidade no processo de cultivo.