Muitos residentes de verão, distribuindo os canteiros para plantio cultural, deixam espaço para os pequenos azuis. Hoje vamos falar sobre a variedade de berinjela Gosto de cogumelos, seu cultivo e as regras de cuidados.
Descrição e característica
O sabor dos cogumelos é o mérito dos criadores russos que criaram uma variedade de pele branca no início dos anos 2000. Recomendado para cultivo no território da Federação Russa pela Comissão Estadual desde 2009. O arbusto é formado por hastes fortes cobertas por uma pilha esparsa, com um tamanho de até 70 cm, e folhagem de forma triangular, geralmente esbranquiçada. Durante a floração, aparecem cestas brancas de seis pétalas. Durante a frutificação, frutas de tamanho médio são formadas na forma de uma pera ou um cilindro. Sob a casca branca fina e brilhante, há uma carne cremosa.
Você sabe Na China antiga, tiras de polpa de berinjela eram usadas em vez de uma escova de dentes para limpar a cavidade oral da placa e do mau cheiro.
Após o cozimento, o sabor do vegetal é agradável, sem amargura característica, próximo ao sabor do cogumelo. Um arbusto curto não requer uma liga e amadurece cedo. Após a semeadura, a colheita pode ser colhida após 100 dias em média. A colheita é estável, com mais de 6 kg / m², com uma massa média de frutas de 180 g, e a fruta branca tolera bem o transporte. As qualidades de sabor da berinjela permitem que ela seja usada em conservas para o inverno, tanto como um produto independente, como em saladas ou vegetais misturados.
Vantagens e desvantagens
- De acordo com as avaliações de jardineiros com experiência no cultivo de variedades, possui as seguintes vantagens:
- alta e amigável germinação de sementes;
- não requer liga;
- amadurecimento precoce;
- resistência a temperaturas extremas;
- imunidade contra pragas e podridão tardia;
- rendimento estável;
- transportabilidade;
- bom gosto.
As desvantagens do sabor dos cogumelos incluem exatidão na composição do solo.
Recursos crescentes
Nos territórios do sul, o plantio de sementes é praticado, mas os cultivadores experientes recomendam um método de cultivo de mudas. A semeadura das sementes é realizada no final do inverno (fevereiro) ou no início de março. Assim, as mudas são transportadas para o solo no final de abril, início de maio. As principais condições para o transplante em campo aberto são a ausência de ameaça de retorno de geadas e o solo aquecido a + 15 ° C.
Cultivo de mudas
Antes da semeadura, o material é desinfetado em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio, depois lavado e colocado em uma solução de "Epina" por 24 horas. As sementes preparadas são semeadas em uma mistura do solo na proporção de 6: 3: 1:
- turfa;
- húmus;
- a areia
À mistura resultante, adicione cinza de madeira à taxa de 200 g / 10 kg de solo. As berinjelas têm um sistema radicular superficial e fraco, portanto a colheita é pouco tolerada. As sementes são plantadas em copos de turfa. Por segurança, três sementes são semeadas em um recipiente, aprofundadas em 1 a 1,5 cm e, posteriormente, são removidas mudas fracas. Para a germinação, as culturas são colocadas em temperatura + 25 ... + 28 ° C. O solo é pulverizado regularmente para não secar. Para garantir uma luz do dia de 12 horas, use lâmpadas fluorescentes. Os tiros aparecem em 10-14 dias. Após o surgimento das mudas, elas recebem um conteúdo a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C, umidade não superior a 70%.
Importante! Recomenda-se fertilizar mudas imediatamente após a rega, para não queimar o sistema radicular.
Não é recomendável que as mudas sejam mantidas em um local de estocagem e perto de aparelhos de aquecimento. Com o ar seco na sala, é usado o espaço em volta das plantas. A rega é realizada à medida que a camada superior do solo seca, aquece não menos que + 20 ° C, água purificada pelo filtro ou sedimentada. As mudas são alimentadas duas vezes por mês com o complexo mineral Agricola Forward de acordo com a folha, a solução é preparada: 5 ml / 1 litro de água. 10-14 dias antes de se mudar para o chão, as mudas são temperadas. Levando ao ar fresco, aumentando gradualmente o tempo de detenção de 1 hora para um dia.
Transplante para camas
Para plantar berinjela, é necessário levar em consideração a cultura termofílica e fotofílica. O local deve ser iluminado, sem plantio próximo de árvores frutíferas ou arbustos, protegido de correntes de ar. Não é aconselhável plantar em planícies onde o derretimento e a água da chuva se acumulam. Os melhores precursores da planta são repolho, ervas, cabaças e legumes. A preparação do outono se resume a cavar e limpar o solo com 5 kg de húmus por m². Na primavera, o enredo é nivelado com um ancinho. Um arbusto pronto para transplante tem de 6 a 8 folhas fortes.
Esquema de plantio de mudas:
- Entre as linhas deixe até 60 cm, entre os orifícios 35 cm.
- 50 g de cinza de madeira são adicionados a cada poço e regados.
- A muda é colocada no poço junto com um copo; as paredes da turfa servirão como fertilizante adicional.
- Aprofundar o ponto de crescimento em 2 cm.
- Depois de adormecer, as plantas são regadas novamente.
Cuidados com as plantas
Os arbustos baixos não precisam de liga, o que facilita o cuidado deles. Manter a distância entre os arbustos fornecerá iluminação e ventilação uniformes. Cuidados adicionais consistem em rega e cobertura. Se não houver maneira de organizar a irrigação por gotejamento, é necessário umedecer a cultura sob a raiz. A água deve estar quente (+ 18 ... + 20 ° C), de pé, idealmente chuva. A frequência da rega depende da quantidade de chuva. Em tempo seco, a rega é realizada mais de uma vez a cada 3 dias, durante chuvas frequentes à medida que o solo seca.
Verifique a secura do solo 15 cm em profundidade. Após a rega, afrouxe cuidadosamente o solo a uma profundidade de 8 a 10 cm da superfície. A cobertura é praticada, especialmente em verões quentes, para proteger as raízes do superaquecimento e da evaporação da umidade.
Importante! A irrigação da berinjela pode ser fatal: gotas que permanecem na folhagem, quando evaporadas, causam queimaduras.
Esquema de alimentação:
- Primeira alimentação realizado um mês após o transplante em campo aberto, usando fertilizante líquido: "azofosku" 40 g / 10 l de água, sob um arbusto de 0,5 l de solução.
- Durante a floração prepare uma mistura de nitrato de amônio (15 g), monossulfato de potássio (10 g), superfosfato (30 g), ácido bórico (5 g) por 10 l de água. Fertilizar sob o arbusto de 0,5 l.
- Durante a frutificação fertilizantes e proteção contra a praga tardia é uma solução para as cinzas da madeira. O produto contém potássio e fósforo na composição, necessária para a formação dos frutos. 400 g de cinza são adicionados a um balde de água (10 l), 0,5 l da composição é adicionada sob o mato.
Pragas e doenças
O sabor dos cogumelos é resistente às principais doenças e pragas das culturas solanáceas. No entanto, podem surgir dificuldades durante o cultivo: mudanças de temperatura ou aumento da precipitação. Esses fatores podem desencadear o desenvolvimento de fungos ou ataques de insetos e lesmas.
Você sabe Um fumante que abandona um mau hábito pode compensar a falta de nicotina no sangue, adicionando berinjela à sua dieta. O feto não poderá substituir um cigarro, mas pode apoiar o corpo em tom.
Métodos de combate a doenças e pragas:
- Oídio - as folhas são cobertas com revestimento em pó branco. Tratamento: borrifando com Fundazolum 10 g / 10 l de água, até 4 procedimentos com um intervalo de 14 dias.
- Fusarium murcha - as folhas ficam amarelas, secas, enroladas. Tratamento: pulverizar com “Gamair” 2 comprimidos por 1 litro de água, até 3 procedimentos com um intervalo de 7 dias.
- Podridão cinza ou branca - as partes verdes da planta são cobertas com revestimento marrom / branco, as hastes suavizam gradualmente. Tratamento: pulverização com solução a 1% de sulfato de cobre ou enxofre coloidal.
- Praga tardia - o lado superior das folhas fica pálido, o inferior é coberto com uma camada branca. Então o arbusto seca. Tratamento: pulverizar com Antracnol 10 g / 10 l de água, não mais que 3 tratamentos, com intervalo de 10 a 14 dias.
- Pulgões - um inseto microscópico verde ou esbranquiçado que geralmente se deposita na parte inferior da folha ou em seu seio. Em um site de pulgões, métodos populares são usados com detecção oportuna: infusão de alho com sabão, infusão de malmequeres. Em casos graves, é utilizado o fungicida Arribo (1,5 ml / 10 l), pulverizado com tratamento repetido após 14 dias.
- Besouro de batata do Colorado - O espécime adulto e suas larvas são perigosos. Você pode destruir insetos pulverizando com Tanrek 1 ml / 10 l, até 2 tratamentos são realizados com um intervalo de 20 dias.
- Slug - pragas de artrópodes comem folhas e caules, deixando um rastro mucilaginoso. Os moluscos são coletados manualmente para proteger o local da aparência, polvilhe cascas de nozes no local, pulverizadas com infusão de samambaia.
Colheita e armazenamento
A fruta amadurece na variedade O sabor dos cogumelos é irregular, longo. A colheita pode ser colhida de agosto ao final do outono. Recomenda-se que os frutos sejam colhidos à medida que amadurecem a cada 5 dias. É melhor remover vegetais duros: eles são armazenados por mais tempo. Durante o armazenamento, os frutos atingem o estágio de plena maturidade. Coletar frutas, cortar tesouras de podar ou uma faca afiada, não é aconselhável rasgar, para não danificar as sépalas.
Berinjela não é uma daquelas culturas que podem ser armazenadas durante todo o inverno. O prazo de validade máximo em uma adega seca e quente é de 1 mês. Para preservação, são selecionadas amostras com uma pele limpa e densa, sem manchas e danos suspeitos. O comprimento da fruta é preferível 10-12 cm, o caule não é removido. O sabor dos cogumelos recebeu críticas positivas dos jardineiros. A variedade é despretensiosa, possui amadurecimento precoce e excelente sabor.