Para aqueles que não conseguem imaginar sua dieta sem a presença de ervas frescas, como salsa, durante todo o ano, informações sobre como cultivá-la em um apartamento em casa serão úteis. É bastante simples e acessível, mesmo para iniciantes.
Caracterização da Salsa
Além do sabor, este tempero tem muitas propriedades úteis, que são as seguintes:
- contém vitaminas C, A, B1, B3, PP, K, potássio, cálcio, magnésio, ferro, etc;
- remove toxinas do corpo;
- usado em cosmetologia para clarear sardas;
- ajuda com doenças cardiovasculares;
- as sementes são usadas para perda de peso;
- suco ajuda no tratamento de doenças dos órgãos da visão e da cavidade oral;
- recomendado para pacientes com diabetes;
- reduz o sentimento de depressão.
Importante! As variedades maduras precoces de salsa podem ser consumidas 10 a 14 dias antes do amadurecimento médio e tardio.
Regras para escolher grãos de sementes para cultivo no peitoril da janela
Existem duas maneiras de produzir salsa: sementes e raízes. Menos oneroso, mas exigindo muito tempo, é considerado o primeiro. A melhor opção para crescer no parapeito da janela são as variedades com maturação precoce. Para fazer isso, é necessário selecionar as sementes ocas e defeituosas, deixando as maiores e pré-prepará-las para a semeadura.Calendário de plantio das melhores variedades de salsa para casa
Características do cultivo de salsa em casa
O segredo para a criação de verduras perfumadas, bonitas e saudáveis é o cuidado adequado das plantas, que consiste em escolher a capacidade certa, solo fértil, preparar as sementes e criar condições ideais para a germinação.
Escolhendo o container certo
Você pode cultivar verduras na janela em vasos, caixotes, recipientes ou outros recipientes, o principal é que ele atenda aos seguintes requisitos:
- a profundidade deve ser de 20 cm;
- a presença de orifícios de drenagem;
- volume necessário para as mudas.
Você sabe A salsa fresca elimina o mau hálito devido à clorofila em sua composição.
Preparação do solo
Dado o tamanho pequeno dos recipientes em que o tempero crescerá, o solo deve ser suficientemente nutritivo, solto e leve. Para fazer isso, você pode comprar uma mistura pronta de solo em uma loja ou misturar turfa, húmus e solo de jardim na proporção de 1: 1: 2 em casa. A terra deve primeiro ser desinfetada com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Processamento de sementes de salsa
A semente de salsa é caracterizada por germinação prolongada. Para acelerar esse processo, você pode embrulhar as sementes em gaze úmida por 2-3 dias e colocá-las em um local quente. É necessário garantir que a gaze não seque, umedecendo-a do frasco de spray. Imediatamente antes da semeadura - mergulhe-os em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção.
Esquema detalhado de pouso
Instruções passo a passo para plantar sementes de tempero em um recipiente:
- No fundo da panela, coloque uma camada de drenagem de 1,5 a 2 cm.
- Encha o recipiente com solo acabado.
- Despeje sobre a água.
- No chão, faça sulcos com profundidade de 0,5 cm e entre linhas de 5 cm.
- A uma distância de 2-3 cm um do outro, plante sementes lá.
- Polvilhe por cima com terra, carneiro e água novamente.
- Cubra com um filme transparente.
- Coloque em um local quente com uma temperatura de +18 ... + 20 ° C.
- O local deve estar iluminado, mas sem luz solar direta.
Você sabe Traduzido do latim, o nome "salsa" significa "crescer em uma pedra".
Características de cuidados após o plantio
Após os brotos, as mudas de vegetação começam a crescer intensamente e, como resultado, precisam de iluminação suficiente, rega regular e cobertura.
Plantas de fertilização e rega
É necessário regar as mudas 2-3 vezes por semana, combinando isso com fertilizantes, que são adicionados 1-2 vezes por mês, desde que a planta já tenha formado uma roseta basal. Na forma de cobertura, você pode usar a droga "Crescimento" (0,5 cápsulas por 1 litro de água), "Agrolife" (1 colher de chá polvilhe por cima do solo).Para irrigação, use água com temperatura ambiente. No inverno, quando as mudas estão próximas a uma fonte de calor, elas são pulverizadas com água morna.
Cuidado do solo
É necessário monitorar regularmente as condições do solo de plantio: sua secagem ou alagamento leva a murchas e doenças das plantas. Quando uma crosta aparece na superfície, o solo deve ser afrouxado sem danificar as raízes. Os tanques com mudas devem ser virados periodicamente para a luz, para que os verdes cresçam uniformemente.
Importante! Na estação fria, as mudas devem receber iluminação de 13 horas devido à iluminação artificial.
Segurança
Embora a salsa cultivada em casa seja menos suscetível a várias doenças e pragas, algumas precauções ainda são necessárias.
De várias doenças
As doenças mais comuns da salsa, que cresce no peitoril da janela:
- oídio - cria um revestimento branco nas plantas, ocorre devido ao aumento da umidade. Você pode lidar com isso com uma solução fraca de permanganato de potássio ou solução de sabão de sódio (1 colher de sopa.colher de sopa de bicarbonato de sódio, 0,5 colher de chá de sabão em pó ralado em 5 l de água);
- podridão negra - Afeta não apenas a parte superior da salsa, mas também suas raízes. É necessário tratar as plantas com a preparação Hom (20 g por 5 l de água) ou fungicidas similares à base de cloróxido de cobre;
- cercosporose - caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons escuras nas folhas, pelas quais secam e caem. A pulverização com uma solução a 1% do líquido de Bordeaux ajudará a lidar com esta doença.
De pragas
Das pragas, a vegetação costuma afetar os pulgões em casa. Pode ser destruída lavando a salsa com uma solução de sabão (60 ml de sabão líquido em 5 litros de água).
Dicas úteis de cultivo
Os especialistas aconselham levar em consideração algumas nuances, devido às quais a qualidade do atendimento será muito maior.
Estes incluem:
- é aconselhável desinfetar o recipiente de mudas antes de semear com uma solução fraca de permanganato de potássio ou água fervida;
- se necessário, as plantas devem ser afinadas para melhor crescimento;
- a temperatura não deve variar muito;
- corte a salsa melhor quando crescer para 10-12 cm;
- panelas de barro são recomendadas;
- salsa pode ser salgada para o inverno e não perderá suas qualidades benéficas.
Do exposto, conclui-se que o cultivo de salsa em casa no parapeito da janela não requer habilidades especiais ou muito trabalho.Calendário de cultivo caseiro de salsa O principal é que o resultado dos esforços serão verduras frescas, mesmo no inverno.