A melancia é uma cultura de verão muito aguardada. Uma quantidade enorme dessas frutas é consumida anualmente em todo o mundo, porque saciam a sede e têm um gosto bom. Além disso, as melancias são um bom diurético e ajudam a se livrar de quilos extras, mas na verdade o espectro de efeitos benéficos dos melões é muito maior. Saiba mais sobre como essa fruta é útil e como usá-la corretamente.
História de origem
Acredita-se que a terra natal da melancia seja a África do Sul. Aqui até hoje, você pode encontrar um tipo selvagem de cultura, um colocynt intimamente relacionado a uma planta moderna. Mas, de acordo com estudos genéticos, sugeriu-se que o colocyntus e a cultura moderna tenham um ancestral comum, provavelmente Citrullus ecirrhosus ("tsamma melon"), que até hoje cresce no deserto de Kalahari. Os beduínos o usam como fonte de água potável.
Você sabe A palavra russa "melancia" é emprestada da língua kipchak e se origina da palavra "χarbuz".
Composição de melancia
Esta fruta contém uma quantidade significativa de várias substâncias. Sua lista determina seu efeito benéfico no corpo humano.
Vitaminas
Lista de vitaminas que são ricas na polpa do feto:
- ácido nicotínico (B3) - 0,2 mg;
- beta-caroteno (precursor da vitamina A) - 0,1 mg;
- retinol (A) - 17 mcg;
- tiamina (BI) - 0,04 mg;
- riboflavina (B2) - 0,06 mg;
- piridoxina (B6) - 0,09 mg;
- ácido fólico (B9) - 8 mcg;
- ácido ascórbico (C) - 7 mg;
- tocoferol (E) - 0,1 mg.
Minerais
Macronutrientes contidos na cultura:
- cálcio - 14 mg;
- magnésio - 12 mg;
- sódio - 16 mg;
- potássio - 110 mg;
- fósforo - 7 mg.
Entre os oligoelementos, apenas o ferro está presente na cultura.
Propriedades úteis de melancia
As substâncias presentes em uma grande baga permitem o uso não apenas de polpa para fins médicos, mas também de casca e sementes. Na medicina popular, o feto é aplicável para normalizar o funcionamento dos sistemas geniturinário e cardiovascular, com anemia, febre e outras doenças.
Melhoria da função renal
A principal vantagem da melancia em relação a outras culturas é que ela não contém uma quantidade significativa de ácidos e sais, mas ao mesmo tempo é rica em álcalis, o que a torna um excelente agente colerético. Além disso, todos os compostos alcalinos podem melhorar a função renal.
Sua atividade também é aprimorada pela presença de água e magnésio no feto: a água faz com que os órgãos trabalhem mais ativamente, e o magnésio protege o corpo como um todo do acúmulo de sais, da formação de pedras. Esse processo de limpeza ativo permite que você se livre de cálculos biliares e urolitíase, jade.
Importante! O efeito diurético da melancia pode ser um pouco inconveniente, pois geralmente faz com que você use o banheiro, especialmente mulheres em uma posição que já tem micção frequente.
Abaixando a pressão sanguínea
As cabaças contêm o aminoácido L-citrulina, que está indissociavelmente ligado ao aminoácido L-arginina, sem o qual a síntese de óxido nítrico no corpo não ocorre. Ela está envolvida na regulação do tônus vascular e pressão arterial.
Depois que o primeiro aminoácido entra no corpo, ele se transforma instantaneamente no segundo - isso é uma vantagem significativa, pois para muitos o uso da L-arginina na sua forma pura causa náuseas e dores de estômago. Além disso, a fruta contém vitaminas A, B6, C, que apóiam a atividade do coração e dos vasos sanguíneos.
Normalização do sistema cardiovascular
Magnésio, ferro, potássio presentes na cultura são muito importantes para os processos de formação de sangue, para o funcionamento normal do coração e dos vasos sanguíneos. Além deles, está presente fibra que estimula a eliminação do colesterol ruim. Os ácidos ascórbico e fólico ajudam a combater a aterosclerose e o açúcar elevado no sangue.
Importante! Você não pode alimentar melancia para crianças menores de 2 anos. Aos 2-3 anos de idade, 80 podem estar presentes na dieta da criança–100 g de frutas por dia. Para crianças 4–6 anos podem receber 150 g por dia.
Normas e regras básicas de uso
Não há restrições especiais ao uso de melancia. É combinado com todos os produtos alimentares, e o tempo de recepção pode ser qualquer um. Mas não deve ser abusado. Para um adulto, a ingestão diária máxima é de 500 g. Se você deseja fazer uma dieta com melancia, pode comer no máximo 1.500 gramas por dia, dividindo essa porção em várias recepções.
Regras para o uso da cultura:
- Verifique o feto quanto a nitratos. Para fazer isso, moa a polpa e enche-a com um copo de água: de um produto de qualidade, a água fica turva e, de um produto de baixa qualidade, fica vermelha ou rosa.
- Não consuma a fruta se houver contra-indicações.
- Sempre lave a melancia antes de comer.
- Não compre uma fruta cortada para garantir que os processos de putrefação ainda não tenham começado.
- Não coma a polpa até a casca. É melhor deixar 1-1,5 cm da polpa adjacente, pois é nessa camada que os nitratos podem ser, se já tiverem entrado.
Contra-indicações para comer bagas
Aqueles que têm alta acidez e têm problemas com o pâncreas, é melhor abandonar este tratamento de verão. Devido à grande quantidade de fibra, a polpa não é adequada para aqueles que têm doenças gastrointestinais na forma aguda ou são observados processos inflamatórios no sistema digestivo. Pessoas com alergias devem ser extremamente cuidadosas; para alguns, o aminoácido L-citrulina pode ser perigoso.
Como você pode ver, essa cabaça é muito útil para o nosso corpo. Além do efeito diurético, tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular. Uma ação útil, é claro, só é possível se o produto for de alta qualidade, sem nitratos e ingerido com moderação.