Muitas pessoas comem lentilhas, sem saber a diferença entre vermelho, rosa e persa. Abaixo está uma descrição de cada uma delas, a saber, o conteúdo de vitaminas e minerais, o valor energético e o impacto que ela pode ter na saúde.
Descrição e características das lentilhas vermelhas, rosa ou persas
As lentilhas pertencem ao gênero de leguminosas herbáceas e são talvez um dos produtos mais populares. É facilmente digerido e rapidamente cozinhado, razão pela qual se tornou tão popular na culinária. Utilizado em alimentos e suas sementes.
Você sabe As lentilhas também são um gênero de pássaros da família tentilhão. Eles receberam esse nome por causa das letras de suas músicas "che-che-vi-tsa".
O tipo mais comum são as lentilhas vermelhas. Ela tem uma cor brilhante. A cor é quase vermelha ou laranja saturada, por isso é popularmente chamada de vermelho. Também os grãos pertencem às lentilhas rosa (egípcias) ou persas. Os grãos rosados são um pouco mais claros, são semelhantes aos vermelhos e têm o mesmo tamanho, porque são classificados como culturas de grãos finos. O teor calórico das lentilhas vermelhas e rosa é o mesmo. De fato, a diferença está na cor e pode variar de laranja pálido a vermelho rico.
Além deste tipo de planta, eles também distinguem:
- Castanho. Amarelo e verde também estão incluídos aqui, já que a diferença entre os grãos reside apenas no estágio de maturidade.
- Preto. É também chamado de "beluga".
O arbusto persa ou rosa é pequeno, macio e suculento. É ereto e em plena maturidade dá frutos que são consumidos. O vermelho é um dos cuidados mais despretensiosos, tolera a deficiência de umidade.
Além de sementes saudáveis e saborosas, o próprio arbusto também possui valor estético, principalmente durante o período de floração. Portanto, algumas donas de casa colocam vasos de plantas com uma planta no peitoril da janela.
Crescendo
Cultivar esta planta não exigirá muito esforço, pois a cultura é muito despretensiosa. Você precisa prestar atenção no local da semeadura, porque a planta ama solo argiloso, fertilizado, solto ou argiloso com a composição química correta. O solo acidificado não é adequado para o cultivo em tal solo, a planta simplesmente não dará frutos.
O melhor lugar para crescer é um local aberto e ensolarado. Se a semeadura for planejada no país, pare nos locais onde costumavam cultivar batatas, milho ou inverno. Fertilize a planta no outono ou primavera, usando soluções de fósforo e potássio. Lentilhas cor de rosa devem ser semeadas no início de março.
Importante! Plante as sementes em buracos de 4 a 5 cm de profundidade, observando um intervalo entre elas de 15 cm.Quando as sementes brotam, retire o canteiro de ervas daninhas.
Os arbustos crescerão baixos, ramificados e macios. Os feijões amadurecem desigualmente, começando pelas seções inferiores do arbusto. Não deixe o solo secar; regue as culturas 2-3 vezes por semana.
Vídeo: Cultivo de lentilhas vermelhas
Calorias cozidas lentilhas vermelhas por 100 gramas
As sementes das plantas são um produto frequente nos cardápios dos dieters.
O valor energético das lentilhas cruas é 314 kcal. Na forma fervida, esse número pode ser de 112 kcal por 100 gramas de produto.
Devido à composição rica e ao baixo teor calórico, os pratos de grãos são capazes de fornecer uma pessoa com uma quantidade suficiente de energia e isso não afetará a figura de maneira negativa.
Composição quimica
As lentilhas vermelhas ou rosa diferem de outros tipos de plantas, pois contêm uma grande quantidade de ferro. É simplesmente digerido e absorvido pelo organismo, contém poucas calorias.
As lentilhas fervidas em água incluem vitaminas lipossolúveis dos grupos E e K. Além disso, também estão incluídas as lentilhas solúveis em água, incluindo C, B1, B2, B3 ou PP, B4, B5, B9.
Além de vitaminas, o produto é rico em minerais. Assim, usando regularmente pratos desta planta, você pode compensar a falta:
- cálcio
- magnésio
- ferro;
- fósforo;
- potássio;
- zinco;
- cobre;
- Manganês
Devido à sua rica composição química, essa cultura pode ser uma excelente opção para adeptos de boa nutrição e para quem monitora sua saúde e aptidão física.
Conteúdo da BJU
O conteúdo da BJU também agradará mulheres e homens que procuram manter seu corpo em forma e parecer atraente.
100 g inclui:
- 24 g de proteína;
- 53,7 g de carboidratos;
- 1,1 g de gordura.
Benefícios e danos ao corpo
Benefício. Este produto é uma peça, não possui análogos modificados e não é usado para a preparação de produtos semi-acabados. Portanto, ao comê-lo, você pode obter todos os oligoelementos úteis contidos na composição.
Importante! As pessoas que usam regularmente o produto percebem um aumento na atividade e eficiência do corpo. Portanto, os grãos devem ser incluídos na dieta para aumentar o esforço físico e o estresse.
Nas sementes da planta há muita proteína, que está envolvida na coleta de massa muscular e, ao mesmo tempo, não prejudica o sistema cardiovascular. Também produto capaz de reduzir o açúcar no sangue e saturá-lo com hemoglobina, devido ao alto teor de ferro para prevenir doenças do intestino e do sistema geniturinário. Acredita-se que seja útil consumir grãos para câncer de mama e reto.
Prejudicar. Em caso de uso inadequado, as lentilhas também podem causar danos. Em particular, ela pode causar gasesse consumido com pão ou cereais, bem como outros alimentos ricos em carboidratos.
Além disso, os grãos podem ser prejudiciais para pessoas com comprometimento renal ou do trato gastrointestinal. O produto em si pode carregar o corpo e provocar uma exacerbação de doença da vesícula biliar, gota ou problemas nas articulações.
Você sabe Na República Tcheca, existe um costume segundo o qual o pai serve lentilhas quentes cozidas com um ovo cru por cima no café da manhã, jantar ou almoço. Essa refeição é organizada em homenagem ao nascimento de uma criança, uma vez que essa leguminosa geralmente está associada à fertilidade.
Aplicação
No estágio atual do desenvolvimento da sociedade e da cultura da nutrição, as lentilhas encontraram sua aplicação não apenas na culinária, mas também na medicina tradicional. Também ela recomendado para dieters.
Na cozinha
O produto cozido perde sua cor rica e rapidamente se transforma em mingau. Além disso, a cor perde as lentilhas rosa e vermelha. Esse tipo de grão é cozido mais rápido e atinge a prontidão total em 10 a 12 minutos. As lentilhas são boas para o corpo, devido ao seu valor energético e teor calórico, é excelente para alimentação dietética.
A sopa de purê de lentilha vai agradar os amantes de um estilo de vida saudável, bem como aqueles que realmente não se incomodam com a culinária, mas que preferem comer de forma nutritiva e saborosa. A principal propriedade deste prato é que ele é distribuído uniformemente no estômago e enfraquece a sensação de fome.
Na medicina popular
As propriedades desta planta sempre foram usadas na medicina popular e no tratamento da constipação, varíola e doenças nervosas.
Recomenda-se beber uma decocção de lentilhas, que beneficiará doenças do fígado. Para o tratamento de eczema, diabetes, envenenamento e constipação use infusão. Como esta planta contém muitas substâncias úteis, as pessoas que a comem são mais otimistas.
Com dieta
As lentilhas contêm muita fibra, o que ajuda a remover o fluido do corpo. Para os amantes de saladas e pessoas que procuram perda de peso, os nutricionistas desenvolvem regularmente receitas deliciosas e muito úteis para saladas e outros pratos fáceis de preparar.
Os princípios de cozinhar a partir desses grãos para dieta:
- Recomenda-se escolher lentilhas vermelhas, pois reduz a probabilidade de flatulência.
- Antes de cozinhar, certifique-se de enxaguar e mergulhar em água por 1-4 horas.
- Adicione especiarias (cominho, gengibre, endro e outros) ao mingau desses grãos a gosto, para aliviá-los parcialmente do gás.
- Cozinhe em fogo baixo.
Contra-indicações
- As contra-indicações incluem:
- doença renal
- problemas gastrointestinais;
- disbiose.
Além disso, vale a pena abster-se de comer com gota, doenças articulares, discinesia biliar. As lentilhas são capazes de provocar a formação de pedras nos rins ou causar mau funcionamento nos sistemas internos do corpo.
Depois de revisar as características das lentilhas, você pode chegar à conclusão de usá-las. Se você não tiver as contra-indicações acima, poderá usá-lo como remédio para tratamento em casa e também para cozinhar pratos culinários.