Uma úlcera é uma doença manifestada pela formação de defeitos ulcerativos no estômago e no duodeno. A doença é acompanhada por peso e dor no estômago após comer, azia, náusea e crises de vômito. Com a doença, você precisa monitorar cuidadosamente a dieta, que deve consistir em produtos que não provocam inflamação das membranas mucosas do estômago e do duodeno.
Como o repolho afeta os órgãos digestivos na úlcera péptica, bem como quais variedades deste vegetal podem ser consumidas no momento da exacerbação e remissão da doença - leia abaixo.
Composição química e teor calórico
A composição química do repolho e seu conteúdo calórico por 100 g:
- proteínas - 1,8 g;
- gorduras - 0,2 g;
- carboidratos - 4,7 g;
- fibra alimentar - 2 g;
- água - 90,4 g;
- teor calórico - 28 kcal.
A cultura vegetal contém muitos minerais que têm um efeito restaurador no corpo. Um alto teor de potássio ajuda a remover o excesso de líquido do corpo, fortalece o sistema cardiovascular e os músculos. Sais de cálcio e ferro são necessários para a formação óssea. O fósforo e o sódio ajudam a normalizar a pressão sanguínea e a regular o metabolismo da água. O magnésio fortalece o sistema nervoso, ajuda a melhorar o desempenho do miocárdio.
Você sabe Repolho refere-se a produtos com um teor calórico negativo - isso significa que o corpo humano gasta mais energia na digestão de um vegetal do que recebe quando é comido.
O valor do vegetal também está no conteúdo de ácido cítrico e fibra. O ácido cítrico é responsável por livrar o corpo de toxinas e também afeta a acuidade visual e contribui para um aumento no conteúdo de cálcio. A fibra está envolvida no processo de digestão e também interfere no processo de acúmulo de gordura e reduz significativamente o risco de aterosclerose.
O repolho em quantidades suficientes contém vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico. O ácido pantotênico melhora as glândulas supra-renais, estimulando a produção de hormônios glicocorticóides, que melhoram o quadro clínico geral com artrite, colite e reações alérgicas. A tiamina melhora o trato digestivo e o sistema nervoso.
Repolho com úlcera estomacal: pode ser comido ou não
Durante uma exacerbação da doença, o repolho é contra-indicado devido ao alto teor de fibras em sua composição. No período agudo do curso da doença, as fibras podem causar irritação severa da mucosa, o que agravará apenas a inflamação.
Com a úlcera péptica, o vegetal é usado sistematicamente e somente durante o período de remissão. Um paciente com úlcera deve discutir sua dieta com o médico assistente e, com base em suas recomendações, determinar quais das variedades de cultura podem ser ingeridas.
O repolho contém vitamina U, que cura feridas e acelera a cicatrização de úlceras, o que é muito importante para úlceras estomacais.
De cabeça branca
O repolho branco pode ser usado por um paciente com úlcera apenas durante o período de alívio da doença e em pequenas quantidades, enquanto deve ser submetido a tratamento térmico.
A inclusão dessa variedade de vegetais na dieta deve ser determinada por um médico que levará em consideração os seguintes fatores:
- estágio da doença;
- a frequência de exacerbações e suas manifestações;
- a presença no paciente de doenças concomitantes do estômago;
- idade do paciente.
Cor
Couve-flor pode ser incluída no menu do paciente com úlcera. Graças à proteína que faz parte do vegetal, ocorre uma fácil digestão dos alimentos, devido à qual as membranas mucosas são menos irritadas.
Esse tipo de cultura tem efeitos antitumorais e antiespasmódicos pronunciados, portanto, o uso do produto em alimentos ajuda a reduzir a dor no estômago e também evita a formação de um tumor.
Brócolis
É proibido o uso de brócolis com úlcera fresca, devido ao fato de o vegetal provocar uma forte liberação de ácido clorídrico, que causa azia e náusea. Os vegetais são consumidos apenas na forma tratada termicamente.
Marine
As algas marinhas levam a um aumento da acidez e também aumentam a carga nas paredes do estômago, por isso é melhor evitar usá-las com maior dor. Durante o enfraquecimento da doença, o uso deste produto deve ser rigorosamente prescrito por um médico.
Você sabe De fato, o repolho é um broto enorme e seu caule serve como caule.
Propriedades úteis de repolho para digestão
O uso de repolho por uma pessoa saudável tem um efeito positivo na digestão. A fibra contida no vegetal tem um forte efeito estimulante no trato gastrointestinal, ativando o peristaltismo muscular.
Crianças
Em crianças menores de 2 anos, não é recomendável incluir repolho fresco na dieta, devido ao fato de que as fibras duras podem danificar o frágil sistema digestivo do bebê. Mas, de forma cozida ou cozida, o produto é introduzido na dieta de crianças a partir dos 10 meses. Em uma forma tratada termicamente, o produto tem um efeito laxante suave e melhora as contrações musculares no estômago.
Adultos
Para um adulto, o repolho é um produto indispensável para problemas com dificuldade em defecar. Devido ao alto teor de fibras e vitaminas do complexo B, a função secretora do intestino é aprimorada, o que contribui para o rápido movimento intestinal.
O chucrute ou repolho cozido, pelo contrário, é usado para eliminar os sintomas da disbiose, manifestada por sintomas como afinamento das fezes, cãibras no estômago, flatulência.
As principais regras para a escolha de repolho fresco
Para escolher um vegetal fresco, você precisa prestar atenção à sua aparência, que deve ser:
- firme ao toque;
- as chapas devem estar intactas, sem rachaduras, vincos e sinais de murcha;
- a cabeça deve ser branca;
- na superfície do vegetal não deve haver vestígios da atividade dos insetos.
Um agradável aroma característico da variedade deve provir do vegetal. Se houver um cheiro podre ou com mofo, é melhor recusar a compra desse produto.
Características do uso de repolho com úlceras estomacais
Em sua forma bruta, o vegetal é capaz de exercer muito estresse no pâncreas e também provoca o aparecimento de arrotos e flatulências; portanto, os gastroenterologistas recomendam não comer o produto cru nos alimentos.
O repolho cozido é usado apenas durante o enfraquecimento da doença, usando-o como parte de tais pratos:
- sopas;
- acompanhamento para carne e peixe;
- ensopado de legumes.
Importante! O uso de 50 ml de suco de chucrute antes das refeições normaliza o funcionamento do intestino e também destrói microorganismos patogênicos.
O chucrute não deve ser consumido enquanto agrava a úlcera péptica. Porém, durante períodos de alívio da doença, seu uso resiste à ocorrência de erosão nas paredes da mucosa, permitindo que o paciente consuma 100 g do produto por dia.
O suco de um vegetal fresco pode ser consumido até 300 ml por dia durante o período de remissão da doença, porque não contém fibra grossa. Para a fabricação de suco, são escolhidas folhas frescas e fortes de vegetais, e o produto final deve ser consumido dentro de 2-3 horas após a preparação.
Contra-indicações e possíveis efeitos colaterais
- Os efeitos colaterais do uso do produto são expressos pelos seguintes sintomas:
- azia;
- náusea
- arrotos;
- a ocorrência de espasmo no estômago.
Os vegetais não podem ser consumidos com exacerbação de enterocolite, que é acompanhada por diarréia e vômito. A contra-indicação também é o aparecimento de úlceras hemorrágicas no estômago.Apesar das muitas propriedades benéficas do repolho, ele pode ser consumido apenas durante o período de remissão da úlcera péptica. Nesse caso, o menu de tratamento e dieta deve ser elaborado pelo médico assistente.