As culturas de feijão são populares entre muitas pessoas, mas nem todos podem comer pratos preparados com elas. Se os processos digestivos forem perturbados, alguns deles podem prejudicar o corpo, exacerbando uma doença específica. Portanto, antes de cozinhar lentilhas com pancreatite, você deve garantir essa possibilidade.
Valor nutricional
Os frutos de lentilha pertencem a produtos dietéticos, portanto são frequentemente incluídos em uma variedade de dietas para perda de peso. 100 g de feijão cozido representam apenas 112 kcal, e sua rica composição química o torna um excelente complemento para qualquer dieta, principalmente se não contiver carne.
Nos mesmos 100 g de lentilhas cozidas, existem 7,8 g de proteína e 20,1 g de carboidratos, na completa ausência de gorduras.
Os principais componentes da fruta lentilha são:
- proteína de fácil digestão de origem vegetal, que pode ser um excelente substituto para uma variedade animal (contém até 30%);
- carboidratos complexos (até 50% na composição), devido à lenta absorção da qual o nível de açúcar no sangue não aumenta;
- micro e macro elementos, em particular: potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, cloro, sódio, ferro, cobre, boro, titânio, iodo, flúor, manganês, selênio, cromo, zinco;
- vitaminas A, E, PP, grupo B (B1, B2, B5, B9).
Importante! Ao contrário de muitas outras plantas, as lentilhas não acumulam toxinas em si mesmas, por isso é merecidamente considerado um dos produtos ecológicos mais limpos. Na forma fervida, contém uma quantidade considerável de fibras, o que tem um efeito benéfico em todo o sistema digestivo de uma pessoa.
Propriedades úteis e prejudiciais
Dada a rica composição química dos frutos da lentilha, não devemos nos surpreender com os diversos efeitos no corpo humano.
- Portanto, as principais propriedades benéficas da cultura são as seguintes:
- normalização do metabolismo e metabolismo celular;
- restauração da estrutura das membranas mucosas;
- otimização da síntese hormonal;
- melhoria dos processos regenerativos nos tecidos devido ao componente lisina da proteína;
- normalização da função intestinal e luta bem-sucedida contra a constipação;
- proporcionando uma longa sensação de saciedade, o que é especialmente verdadeiro para dietas e uma tendência a comer demais;
- melhorar a condição da pele, em particular eliminando vestígios de danos ultravioleta na pele ou saturando-a com umidade;
- prevenção efetiva na prevenção de processos oncológicos, explicada pela presença na composição de compostos antioxidantes que destroem os radicais livres, reduzindo, assim, o dano celular;
- aumentar as forças imunológicas do corpo;
- redução da dor muscular e sua rápida recuperação, principalmente após exercícios exaustivos ou outras atividades físicas;
- melhoria da circulação sanguínea e fornecimento de oxigênio aos tecidos de diferentes órgãos (a deficiência de oxigênio ameaça interromper a atividade cardíaca normal);
- abaixando o colesterol no corpo e melhorando a condição dos vasos sanguíneos;
- manter um nível normal de açúcar no sangue, inclusive diminuindo sua absorção pelo organismo (a insulina consegue direcionar a glicose para o fígado e os músculos, além de transformar sua energia sem o aparecimento de tumores gordurosos extras);
- normalização do cérebro humano e sistema nervoso, melhorando a memória, a concentração.
As lentilhas são muito úteis durante a gravidez, pois seus frutos contêm uma grande quantidade de ferro e ácido fólico, o que evita qualquer distúrbio no desenvolvimento normal do tubo neural do feto no início da gravidez.
Importante! O número de propriedades úteis das lentilhas depende em grande parte do seu tipo. Portanto, os frutos verdes devem ser consumidos com hepatite, colecistite, reumatismo e hipertensão, enquanto o vermelho é mais eficaz no combate à anemia e a várias doenças do sangue.
Posso comer lentilhas para pancreatite?
A pancreatite é caracterizada pela inflamação do pâncreas humano, o que significa que qualquer alimento picante irritará o órgão, exacerbando apenas a condição do paciente. Nessa situação, você precisa descobrir com antecedência o que pode comer e o que é melhor ignorar, para não piorar seu bem-estar. Características de cada fase da doença: aguda, crônica e remissão ajudarão a responder a essa pergunta sobre as lentilhas.
Na fase aguda e durante a exacerbação
O alto teor de fibra nas lentilhas o torna um produto proibido para uso durante a fase aguda da pancreatite. A fibra alimentar insolúvel e grossa aumenta a atividade motora dos intestinos e do estômago, irrita as mucosas e provoca flatulência e dor no abdômen.Para digerir completamente os alimentos pancreáticos pesados, é necessário secretar grandes quantidades de enzimas digestivas, o que é extremamente indesejável durante a exacerbação da doença.
Você sabe As lentes para copos em forma repetem exatamente os contornos das frutas de lentilha, mas poucas pessoas sabem que o nome do produto está diretamente relacionado a esta planta. A palavra "lente" vem do nome latino de beans, embora uma analogia semelhante possa ser rastreada em relação a outros idiomas.
Durante a remissão
Após a restauração completa do funcionamento normal do pâncreas (se o tratamento for bem-sucedido), você pode incluir lentilhas bem cozidas na lista de possíveis refeições diárias da dieta, começando com uma colher de chá, de preferência como parte da sopa amassada.
Com o tempo, se não houver consequências negativas após o consumo, a dose pode ser aumentada, mas ainda não há necessidade de comer mingau mais de uma vez a cada poucas semanas. Se durante a remissão da pancreatite após comer lentilhas inchar, náusea, arrotar ou qualquer dor no abdômen aparecer, você terá que abandonar completamente o produto.
Ao escolher o feijão, é melhor dar vantagem às frutas vermelhas lentilizadas, descascadas da casca, para obter o máximo de cozimento durante o cozimento: todas as louças de lentilha devem ser macias e purê.
Contra-indicações
Normalmente, os pratos de lentilha são bem tolerados pelo corpo humano, mas apenas se não houver contra-indicações diretas ao consumo de feijão.
- Os principais incluem:
- gota
- doenças articulares
- discinesia;
- motilidade prejudicada do trato biliar;
- formação excessiva de gases devido a perturbações do intestino.
Não se empolgue com a cultura de mulheres grávidas e é melhor não cozinhar cereais para crianças pequenas que são difíceis de tolerar aumento da flatulência.
Caso contrário, não haverá problemas com os frutos de lentilha, especialmente com o uso moderado de acompanhamentos e sopas à base deles. Todos podem escolher por si mesmos a opção mais preferida para a criação de pratos, garantindo antecipadamente que o pâncreas seja estabilizado após sofrer pancreatite.