Phacelia é uma planta cultivada bastante comum encontrada tanto na natureza quanto no jardim. A planta é amplamente utilizada para fins decorativos, bem como uma colheita econômica. No entanto, poucos produtores de plantas experientes sabem que a planta é uma excelente planta de mel. O artigo examinará em detalhes todas as propriedades do mel de phacelia e também descreverá como ele pode ser útil para o corpo.
Você sabe O mais raro do mundo é considerado o chamado "mel de pedra", produzido por apenas algumas variedades de abelhas selvagens nas terras altas. É um produto altamente açucarado extraído de fendas nas rochas.
Como obter mel de Phacelium
Apesar de o phacelia não ser amplamente conhecido entre a população, seu plantio é sempre acompanhado por um grande número de abelhas. Devido à sua alta produtividade, a planta é capaz de produzir muito néctar para a produção de mel de alta qualidade. Na cultura, é usado ativamente como alimento e espécies sideradas; portanto, é cultivado ativamente desde o início da primavera até o final do outono. Durante esse período, a phacelia floresce ativamente e produz néctar, de modo que um valioso produto apícola pode ser obtido durante o verão e na primeira metade do outono.Hoje, cerca de 190 tipos diferentes de flores são conhecidos na natureza, a maioria dos quais pode se tornar uma boa planta de mel. No entanto, os phacelia retorcidos, tansy e em forma de sino são considerados os mais populares entre os apicultores; eles atraem abelhas mais ativamente e dão néctar especialmente saturado e aromático. Como você sabe, a floração é um processo fugaz; portanto, os fabricantes costumam procurar um truque para obter um produto perfumado de abelha.
Importante! Para melhorar as propriedades curativas do mel, recomenda-se usá-lo de forma aquecida, portanto, é possível aumentar significativamente a digestibilidade de seus componentes.
A planta é semeada em várias etapas, as áreas desbotadas são cortadas e depois semeadas novamente. No total, isso permite obter até 4 gerações de mel aromático e de alta qualidade. Na maioria das vezes, esse mel pode ser encontrado em áreas montanhosas. Na Rússia, o phacelia do mel é amplamente cultivado na Sibéria e no Cáucaso, no território da Ucrânia e na Europa, as montanhas dos Cárpatos e as regiões vizinhas são consideradas regiões tradicionais para a produção do produto.
Característica e descrição do produto
O mel das flores de phacelia se distingue por uma rica cor amarela clara, mas às vezes a tonalidade pode mudar para tons ligeiramente pálidos. À medida que a cristalização ocorre, a consistência da cor e do líquido muda drasticamente. O produto se torna bastante espesso, sua viscosidade está próxima do teste e a tonalidade muda para todos os tipos de tons de creme, que às vezes são complementados por um tom esverdeado. Assim, o produto geralmente se assemelha ao mel de tília ou acácia, mas possui qualidades distintas.Primeiro de tudo, é sabor e aroma único. A flor satura o néctar com valiosos óleos essenciais e fitócitos, o que confere ao produto apícola uma adstringência e tempero agradáveis e especiais. Amargura e acidez não são peculiares ao mel; em vez disso, você pode notar uma porcentagem bastante alta de açúcar e uma doçura especial. O aroma, nesse caso, geralmente permanece macio e agradável, com um tom floral.
Uma das principais características do mel de phacelia pode ser chamada de aumento do conteúdo de frutose. Esta substância afeta diretamente a atividade de cristalização. Por esse motivo, o produto coletado no início da temporada pode permanecer líquido durante todo o verão e outono, até as geadas do inverno. A composição deste mel é rica em um grande número de várias substâncias saudáveis.
Você sabe Pela primeira vez, Cleópatra usou mel para fins cosméticos. A antiga rainha egípcia percebeu que a aplicação do produto na pele melhora a condição da pele, além de proporcionar frescor e elasticidade, por isso ela a utilizava diariamente para manter a beleza.
O maior número deles é ocupado por oligoelementos, entre os quais são encontrados de forma acessível:
- manganês;
- cromo;
- zinco;
- potássio
- cobalto;
- cálcio
- níquel
- selênio;
- alumínio
- Sódio
- argentum.
Além disso, o produto contém:
- vitaminas E, K, PP, grupo B, ácido fólico e ascórbico;
- açúcar (frutose, glicose, maltose, sacarose, melicitose);
- proteínas;
- enzimas;
- dextrinas;
- aminoácidos;
- anticoagulantes;
- antioxidantes.
Porcentagem de componentes principais no mel de Phacelium:
Composição: | Quantidade,% |
Carboidratos (mono- e dissacarídeos) | 80 |
Oligoelementos | 1 |
Proteínas, vitaminas, dextrinas, enzimas, aminoácidos e muito mais | 3 |
Agua | 16 |
Propriedades do mel
Como qualquer outro produto apícola, este mel pertence ao grupo de compostos polissaturados, portanto, é capaz de influenciar ativamente o estado do corpo e o curso de seus principais processos. Esse recurso deve ser levado em consideração quando incluído na dieta, pois, com o uso descontrolado, o mel pode trazer danos à saúde, tanto bons quanto irreparáveis.
Importante! Ao escolher um produto, você também deve prestar atenção à data de fabricação. Mel de alta qualidade é produzido durante o período de vegetação ativa da vegetação, datas posteriores podem falar de falsificação.
Propriedades úteis e curativas
Ao usar o produto, lembre-se de que é um alimento bastante dietético que pode substituir qualquer sobremesa com alto teor calórico.
- No entanto, na maioria das vezes é usado como um remédio universal que pode melhorar a condição do corpo:
- com esforço físico prolongado;
- no período de recuperação (após doenças complexas);
- com estresse mental e emocional excessivo;
- durante o período de reabilitação após intervenções cirúrgicas;
- no tratamento da tuberculose como um agente imunomodulador;
- com gastrite;
- com infecções bacterianas, incluindo ARVI;
- com problemas com a microflora intestinal.
Em combinação com chás de ervas e medicamentos essenciais, o produto pode eliminar as manifestações de:
Como sedativo e restaurador, o mel de faélio pode melhorar o estado do sistema nervoso e superar:
Não esqueça que o produto foi usado ativamente para eliminar todos os tipos de problemas cosméticos. Uma variedade de máscaras e cremes baseados nela são capazes de nutrir e tonificar a pele, além de proteger o tegumento externo do envelhecimento prematuro. Quando aplicados topicamente, esses medicamentos também podem melhorar o fluxo sanguíneo do tegumento superior, o que, no caso da celulite, permite restaurar quase completamente a derme.
Contra-indicações
Possui este produto e várias contra-indicações, que devem ser levadas em consideração antes da introdução abrupta na dieta diária.
- Primeiro de tudo, você não deve usá-lo:
- com intolerância individual aos componentes individuais da substância, isso inclui alergia a derivados da apicultura e reações agudas do corpo ao pólen e ao néctar das flores;
- na diabetes, uma vez que a maior parte do mel são carboidratos, seu uso pode provocar a ativação da doença ou deterioração do corpo;
- com obesidade, apesar de sua dieta, o produto é uma substância bastante calórica;
- durante a gravidez e a lactação, um complexo de substâncias aromáticas e outras pode ir do corpo da mãe para o bebê, geralmente faz com que o corpo de uma criança despreparada tenha uma reação alérgica aguda, até intoxicações graves.
Uso na medicina tradicional
Devido à sua riqueza e composição rica, o mel tem sido muito utilizado pela humanidade como medicamento universal. Apesar do advento da era dos medicamentos complexos e altamente eficazes, sua popularidade não está diminuindo. Uma vez que apenas produtos naturais são capazes de exercer um efeito suave no corpo, com um risco mínimo de efeitos colaterais.
Com disbiose
Durante a disbiose, há uma diminuição acentuada da microflora benéfica do trato digestivo. Essa patologia é causada por várias razões, a principal delas é a desnutrição e uma dieta desequilibrada. Durante isso, os processos naturais do processamento de alimentos são frequentemente interrompidos, bem como uma variedade de lesões infecciosas do intestino.
Usar o mel pode resolver completamente esse problema. O produto é capaz de melhorar a imunidade do corpo, o que lançará os mecanismos naturais de luta com a microflora patogênica. Além disso, por possuir propriedades bactericidas naturais, é capaz de inibir o desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos patogênicos que habitam o trato gastrointestinal.
Com doenças do estômago
As doenças do estômago são um grupo de uma das patologias mais comuns que acompanham a humanidade moderna. Nesse caso, o mel freqüentemente se torna a principal panacéia para danos aos órgãos. Graças às propriedades bactericidas e regenerativas, ajuda a restaurar a mucosa gástrica e também inibe os danos nos tecidos por microorganismos patogênicos.Com o uso periódico, ele também restaura o equilíbrio natural das enzimas digestivas, reduz a inflamação e as cólicas estomacais. Além disso, o mel de fagélio limpa a superfície do estômago de bactérias patogênicas, além de melhorar o equilíbrio de microrganismos benéficos, mas também ajuda a lidar com os danos erosivos do órgão.
Com gastrite crônica
Um produto insubstituível também está no tratamento de gastrites de várias etiologias. É por isso que é usado ativamente para eliminar os efeitos da gastrite com baixa e alta acidez. O uso de água morna com mel ajuda a ajustar o equilíbrio ácido a uma norma natural, o que melhora o estômago ativo como um todo.
Além disso, o mel de faélio é capaz de diluir o muco acumulado no estômago, o que reduz o efeito irritante no órgão. Com o uso periódico, isso melhora não apenas a digestão, mas também ajuda a restaurar os tecidos danificados pela patologia.
Como escolher mel de qualidade
Para escolher mel de alta qualidade, você deve definitivamente considerar os seguintes recursos:
- viscosidade - na forma líquida, o produto deve ter uma estrutura uniforme, grãos de açúcar são permitidos na forma cristalizada. Nesse caso, não deve haver disseminação de água ou outros líquidos;
- o perfume - O mel de Phacelia possui um aroma floral brilhante e distinto, sem impurezas, incluindo odores químicos;
- cor - deve ser uniforme, amarelo claro, às vezes pálido. Quando cristalizadas, a cor muda para todos os tipos de tons de creme, com um leve brilho verde;
- atividade de cristalização - um produto apícola de alta qualidade é açúcar apenas no inverno; caso contrário, um substituto ou mel de outra marca pode ser vendido;
- peso - 0,5 l de produto não deve pesar menos de 0,8 kg.
Regras e recursos de armazenamento
Muitas vezes, com o armazenamento de mel, a maioria não apresenta dificuldades especiais. No entanto, para manter suas propriedades úteis por um longo tempo, é necessário cuidar das condições apropriadas.
Melhor produto armazenado em:
- local seco;
- condições de baixa umidade (até 60%);
- frio, a uma temperatura de 0 ... + 5 ° C;
- protegido da exposição direta a tanques de oxigênio, sob uma tampa forte e selada.
Atenção especial deve ser dada aos contêineres. Atualmente, para armazenamento, são utilizados recipientes de vários materiais de origem artificial e natural. Na maioria das vezes, os produtos apícolas são armazenados em recipientes plásticos, no entanto, afetam negativamente o produto. É melhor escolher pratos feitos de madeira ou vidro, além de ser mais inerte aos componentes do mel, mas também permite maximizar sua vida útil.Sob condições apropriadas, o produto pode ser perfeitamente armazenado por vários anos após o bombeamento. Ao mesmo tempo, recomenda-se usá-lo antes da próxima temporada. Após 6 meses de armazenamento, são iniciados os processos naturais de destruição de vitaminas e outras substâncias e, após 10 a 12 meses, sua concentração diminui de 10 a 20%.
O mel de Phacelia é um verdadeiro presente da natureza, graças à despretensão e tolerância ao frio do caule das flores, pode ser obtido durante toda a estação quente do ano. Além do excelente sabor, ele é capaz de agradar todo um conjunto de substâncias saudáveis. Graças a eles, é possível melhorar a imunidade com sucesso, bem como apoiar o corpo com muitas doenças complexas.