As circunstâncias estão se desenvolvendo para a Bashkiria de forma que o Ministério da Agricultura local pretenda introduzir um estado de emergência no território da região.
Os pré-requisitos para o estabelecimento desse regime são a morte em massa nos campos republicanos das culturas de inverno. Como resultado das condições climáticas adversas, foi registrada a morte de uma parte significativa das culturas de inverno nos espaços abertos de dez municípios da Basckiria.
Segundo informações divulgadas pelo serviço de imprensa do Ministério da Agricultura de Bashkir, 17% dos campos de inverno estão em risco. Sua área total excede 74 mil hectares. Apenas quatro regiões da república tiveram a sorte de manter os campos em boas condições em uma área de 150 mil hectares.Isso representa apenas 35% da área total das culturas regionais. Satisfatório pode ser chamado de 48% dos campos de inverno, cuja área total é de aproximadamente 207 mil hectares. A falha foi causada por geadas que se formaram nos campos à noite durante a última semana.
O início de abril foi quente e promissor para os agricultores da região de Baskkir, no entanto, os últimos dias levaram ao fato de que o governo da república está considerando seriamente a introdução de um regime de emergência. Segundo dados preliminares, os danos causados pelas condições climáticas, que levaram à perda de uma parte significativa da colheita de grãos, podem chegar a cerca de seis bilhões de rublos.