Desde os tempos antigos, o mel é conhecido pela humanidade não apenas como um doce, mas também como um remédio e profilático para muitas doenças. Não perdeu o produto de sua importância em nosso tempo. Infelizmente, a demanda e um preço bastante alto fizeram uma piada cruel: eles aprenderam a fingir mel com qualidade suficiente. Para não ser vítima de vendedores sem escrúpulos, antes de comprar um presente, verifique a naturalidade.
Quais são os sinais de mel de baixa qualidade?
Antes de tudo, é necessário dizer sobre as características mais características de um produto de baixa qualidade:
- O conteúdo do frasco tem transparência quase absoluta e brilha como âmbar. Essa circunstância, muito provavelmente, indica o tratamento térmico ao qual o mel foi submetido, e isso praticamente o priva de suas qualidades úteis.
- Durante a transfusão de um recipiente para outro, o conteúdo é espumado. Provavelmente, antes que você não seja um produto apícola totalmente maduro.
- Cor fosca branca e ausência quase completa de um buquê característico. Na maioria das vezes, parece a substância na qual o açúcar é adicionado.
- O conteúdo da lata é dividido em frações: na parte inferior é grossa, acima é líquida (esse sintoma não se aplica ao mel de maio).
- O mel do ano passado permanece em estado líquido. Qualquer produto de alta qualidade deve cristalizar no início do inverno, em casos extremos, até o final do ano.
- O produto oferecido a você está contido em um recipiente plástico, estanho ou galvanizado.
- Sabor incomum (ácido, amargura, sabor a caramelo), bem como partículas não dissolvidas restantes na boca.
Importante! Não coloque o mel em um líquido (chá ou leite) aquecido a 40 ° C. A essa temperatura, as propriedades benéficas são reduzidas e, com um aumento adicional da temperatura, elas geralmente são perdidas. Pelo mesmo motivo, não é necessário derreter, por exemplo, transferir o restante da lata para um tanque menor.
Achados desagradáveis no mel
Caso você seja vítima de um fabricante (distribuidor) inescrupuloso, além do principal produto da apicultura, essas substâncias são mais frequentemente encontradas em recipientes com iguarias:
- açúcar granulado (pó, xarope);
- amido;
- melaço;
- farinha;
- sêmola:
- gelatina;
- agua
- ácido cítrico;
- tragacanto;
- cera
- resíduo de cinzas;
- bicarbonato de sódio;
- argila;
- giz;
- cal de cálcio;
- vários espessantes usados na indústria de alimentos;
- gesso.
Deve-se dizer que é improvável que todos os suplementos acima prejudiquem sua saúde, mas os benefícios desse produto também são pequenos. Na verdade, na melhor das hipóteses, você compra açúcar a um preço muito alto.
Como testar o mel com iodo em casa
Talvez o mais comumente encontrado seja um produto falsificado no qual é adicionado amido ou farinha. O amido é um espessante (como a farinha, também contém amido). O mecanismo de tais manipulações é baseado nessa qualidade desses carboidratos. Adicionando, digamos, em 2,7 litros de mel natural, 0,3 litros de água com farinha ou amido, o fraudador recebe 3 litros de falsificação, o que externamente é praticamente indistinguível de um produto natural.
No entanto, existe um método simples e absolutamente preciso que permite verificar se a substância oferecida contém amido. Abaixo, descreveremos com mais detalhes como realizar uma verificação e o que é necessário para isso.
Importante! Em 98% dos casos, a causa de uma reação alérgica ao mel são resíduos de açúcar da cana, que é um sinal de alimentação inaceitável de abelhas com essa substância e pólen.
O que é necessário
Para determinar a autenticidade do produto, você precisará:
- a substância sendo testada - 1 colher de chá;
- água - 1 xícara;
- Solução de iodo a 5% - 3-5 gotas.
Vídeo: Verificando o mel com iodo
Tecnologia de verificação
O procedimento em si é extremamente simples:
- Despeje a água aquecida a 30–36 ° C em um copo.
- Em um copo, misture 1 colher de chá da substância testada até dissolver completamente.
- Solte a quantidade acima de iodo no líquido resultante.
- Se o iodo se dissolver sem deixar vestígios (pode aparecer um tom sutil de laranja), o conteúdo não mostrará sinais de amido (farinha). Se o líquido adquiriu uma cor azul (índigo) - há uma reação do iodo ao amido. Você deve se recusar a comprar esse produto.
Você sabe Para produzir 1 grama de mel, uma abelha recolhe o néctar de mil flores melíferas.
Como verificar o mel sem iodo: avalie a aparência
Além de usar o iodo como reagente, existem outras maneiras de descobrir se um produto é natural para você ou não:
- Tente esfregar uma pequena quantidade de mel com os dedos. Se estiver completamente absorvido e não houver mais nada na pele, você poderá tomá-lo. Falso deixará grãos pegajosos na superfície dos dedos.
- Se o produto estiver em um estado líquido de agregação, é possível verificar a qualidade desta maneira: retire-o com uma colher e despeje o conteúdo de volta no pote de uma altura de 10 a 15 cm.O produto natural será drenado lentamente, suavemente, formando um pequeno monte na superfície, que se dissolve gradualmente na massa total , e o restante tenderá a permanecer na colher. Uma gota de falsificação, em contato com a superfície, forma um spray.
- A massa de 1 litro de mel natural não pode ser inferior a 1,38 kg.
- Coloque uma pequena quantidade da substância em um guardanapo e deixe por 5 minutos. Se após um período especificado um círculo molhado aparecer, a água estará presente na composição.
Vídeo: Como distinguir o mel real do falso
- Mergulhe um biscoito na massa de teste e aguarde 5 minutos. Se o cracker, após o tempo indicado, permanecer insensível, não amolecido, você terá uma iguaria de qualidade.
- Coloque uma pequena quantidade da substância no papel e ponha fogo. O mel natural derrete primeiro e depois ferve. Ao queimar, não deve haver uma cor de chama não natural ou cheiro de açúcar queimado.
- Abaixe a colher de aço inoxidável aquecida a 50-60 ° C no recipiente. O mel natural permanecerá na colher, a falsificação será drenada.
- A substância, que contém ácido cítrico ou qualquer outro ácido, coagula quando adicionada ao leite quente, o que não acontece com um produto de qualidade.
- Você pode verificar a substância que está oferecendo para a presença de giz ou limão da seguinte maneira: dissolva 1 colher de chá em um copo de água e adicione 1-2 colheres de sopa. colheres de sopa de vinagre. Se aparecer espuma, a composição contém giz, limão ou gesso.
Você sabe A líder mundial na produção de mel é a China, que produz anualmente mais de 300 mil toneladas de guloseimas saudáveis. A seguir, estão os Estados Unidos e a Argentina, cujo desempenho é aproximadamente igual e atinge cerca de 80 mil toneladas. Os dez principais líderes mundiais também incluem Ucrânia (5º lugar) e Rússia (7º lugar), que produzem 65 e 55 mil toneladas, respectivamente.
O mel é um excelente remédio natural para muitas doenças, ajuda a aumentar a imunidade e é útil para crianças e adultos de várias idades. Mas tudo isso se aplica apenas à escolha de um produto natural, para o qual você precisa saber como identificar a presença de aditivos e não se tornar vítima de golpistas.