Muitas pessoas tentam comprar mel fresco, porque ele ainda não cristalizou e é fácil adicionar bebidas e espalhar no pão. O produto do ano passado já se cristalizou e sua estrutura se tornou densa.
Composição química e teor calórico
A composição do mel do ano passado praticamente não é diferente de fresca. O seu conteúdo calórico é de 328 kcal / 100 g.
Valor nutricional de 100 ge BZHU:
- proteínas - 0,8 g;
- gorduras - 0 g;
- carboidratos - 80,3 g;
- água - 17,4 g;
- cinza - 0,3 g.
O produto contém uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B, ácido ascórbico, vitamina H, PP, niacina e caroteno. Existem minerais presentes - potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, enxofre, cloro, ferro, cobre, iodo, cobalto, manganês, flúor e zinco. O mel do ano passado contém substâncias enzimáticas (invertase, diastase, catalase, lipase), além de grãos de pólen, corantes e substâncias aromáticas, dependendo do tipo de abelha utilizada pelas abelhas. Em geral, cerca de 300 substâncias são identificadas no produto da apicultura, mas sua composição não foi totalmente estudada.Seu conteúdo quantitativo pode variar, dependendo da planta de mel.
Mel do ano passado: útil ou não?
De acordo com o GOST, um produto hermeticamente fechado pode ser armazenado por até 2 anos. O conteúdo de vitaminas durante o armazenamento anual a uma temperatura de + 28 ° C cai para 20%, e o número diastático, que indica o número de enzimas, está quase pela metade.
Você sabe Do ponto de vista dos cientistas, o mel não tem data de validade. No túmulo de Tutancâmon foi encontrado um pote de néctar doce, com vários milhares de anos. Ele foi examinado e considerado adequado para alimentação.
No entanto, essa doçura natural não é considerada uma fonte de vitaminas e enzimas, uma vez que são poucas. É útil por seu valor nutricional, propriedades antimicrobianas e bactericidas. Durante o armazenamento, processos químicos continuam ocorrendo nele e sua composição muda um pouco. No final do segundo ano, quando armazenada em condições ambientes, a quantidade de frutose (5%) e glicose diminui cerca de 13% no mel, mas o conteúdo de sacarose e maltose aumenta. Mas o efeito antimicrobiano do produto não muda em nada - desde que não exista luz solar direta nem aquecimento. Portanto, quando surge a dúvida sobre a utilidade do mel do ano passado, a primeira coisa a considerar é a qualidade do produto original e as condições de armazenamento.Se as abelhas foram alimentadas com xarope de açúcar ou o próprio mel foi interferido com aditivos de terceiros, esse produto perde sua parcela de utilidade.
Além disso, muitos não gostam da densidade do produto apícola cristalizado e o aquecem para torná-lo líquido. Isso leva a uma perda de ação antimicrobiana, uma diminuição no conteúdo de enzimas. Vendedores inescrupulosos costumam tentar transmitir um produto como mel fresco e ainda não cristalizado, e ele não tem mais as propriedades pelas quais o está comprando.
Qual mel é mais saudável - fresco ou no ano passado?
Todos os processos de fermentação no principal produto da apicultura são concluídos após 9 meses e são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Como resultado disso, o pâncreas não é carregado tanto quanto quando usado fresco. O produto envelhecido é menos alergênico.
A utilidade de um produto doce, em maior medida, depende de sua origem.
O sistema tradicional de medicina indiano Ayurveda recomenda comer o mel do ano passado como o mais saudável. Os japoneses consideram o produto de 15 anos valioso. Representantes da nobreza russa nos tempos pré-revolucionários preferiram consumi-la, tendo passado 5 anos anteriormente. As propriedades antimicrobianas dos produtos frescos e do ano passado são as mesmas (sujeitas a armazenamento adequado).
Você sabe A maior atividade antimicrobiana é possuída pelo melado de coníferas e castanhas. Uma solução na concentração de 1:64 interrompe a atividade do Staphylococcus aureus. Enquanto o produto coletado de tília e urze era 4 vezes mais concentrado, ele apenas interrompeu seu crescimento. As demais espécies tiveram um efeito ainda mais fraco sobre as bactérias.
Regras para escolher um produto de qualidade ao comprar
Ao comprar mel, você deve seguir as seguintes regras:
- Se o produto é do ano passado, ele deve ser submetido a um processo de cristalização, ou seja, ser espesso. Caso contrário, se a consistência for líquida, esse produto será falso. A exceção é apenas alguns tipos de mel (acácia, melada).
- A fragrância deve ser agradável.
- O produto não deve ter um sabor azedo.
- A formação de espuma branca não deve estar presente.
- O custo de um produto de apicultura não deve ser baixo.
- O mel verdadeiro gruda em uma colher e se estende em um fluxo contínuo. Se quebrar e pingar, o produto contém muita água.
Vídeo: como verificar se o verdadeiro mel em casa
Você pode comprar uma pequena quantidade de néctar e testá-lo em casa da seguinte maneira:
- Dilua um pouco da substância doce em um pequeno volume de água e coloque 5 gotas de iodo na farmácia. A aquisição de uma solução azul indicará a presença de amido.
- Faça uma solução, como no parágrafo anterior, e adicione essência de vinagre. Se observar assobios, isso indica a presença de giz no néctar.
- Mergulhe um lápis químico em mel. Uma cor brilhante muito perceptível indicará um teor de água aumentado.
Importante! Você precisa comprar mercadorias de um vendedor bem estabelecido. Não faça compras no bazar ou no mercado espontâneo. É melhor comprar doces de amigos - proprietários de apiários.
Como o mel do ano passado afeta o corpo humano?
O mel do ano passado, quando usado corretamente, ajuda a restaurar e manter um suprimento de elementos saudáveis para o corpo. Com o uso adequado e moderado, mantém o nível de nutrientes necessários ao corpo humano para uma vida plena.
- O mel tem os seguintes efeitos benéficos no corpo humano:
- Torna a pele mais limpa, promove a sua regeneração. Promove ativamente a remoção de toxinas e substâncias nocivas que causam o aparecimento de espinhas, obstrução dos poros e contribuem para o envelhecimento da pele. Além da ingestão, você pode fazer máscaras que melhoram a condição da pele.
- Perder peso. Apesar do alto teor calórico, o néctar doce acelera o metabolismo, o que é muito importante no processo de eliminação de quilos extras.
- Normaliza o colesterol. Contém elementos que normalizam o colesterol no sangue.
- Fortalece os vasos sanguíneos. O consumo regular dessa doçura nos alimentos ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Os antioxidantes contidos nele neutralizam o estreitamento das artérias e impedem a formação de coágulos sanguíneos.
- Melhora a memória. Ajuda a prevenir o desenvolvimento da esclerose e tem um efeito benéfico na atividade cerebral.
- Normaliza o sono. O produto da apicultura aumenta a produção do hormônio melatonina, que é "responsável" pela normalização do processo de adormecer e dormir mais.
- Melhora as funções do trato digestivo, promove a cicatrização de feridas na mucosa intestinal, inibe bactérias patogênicas, é um prebiótico.
- Antidepressivo. A glicose, necessária para os neurônios cerebrais, ajuda a relaxar, reduz a tensão mental e nervosa.
- Para a inflamação. Este é um excelente remédio para resfriados e vírus. Alivia a condição com gripe, dor de garganta, tosse, coriza.
Em que áreas o mel é usado?
É amplamente utilizado em várias áreas da vida humana:
- Culinária. Faz parte de receitas de panificação, confeitaria, molhos, marinadas, bebidas (alcoólicas e não alcoólicas).
- Medicina. Este produto contém muitos elementos biologicamente ativos, portanto faz parte dos medicamentos, sendo um anti-séptico natural e um excelente tônico, aumenta a imunidade.
- Cosmetologia Como ingrediente, faz parte de muitos cremes, máscaras e produtos para o corpo.
Você sabe Os antigos sumérios, egípcios e indianos consumiam mel para o tratamento. Hipócrates, Aristóteles e Avicena mencionaram seu uso para fins médicos. A terapia com mel não perdeu sua relevância no mundo moderno.
Danos e contra-indicações para o mel
Ao consumir o mel do ano passado, as normas recomendadas devem ser observadas - é uma matéria-prima alergênica para alimentos, pois contém pólen das plantas. Na presença de uma reação alérgica a produtos apícolas, é proibido consumi-lo em alimentos. Nesse caso, mesmo uma pequena quantidade pode causar danos graves. Pelo mesmo motivo, não é recomendado administrá-lo a crianças com menos de 3 anos de idade e, se a doçura for introduzida na dieta da criança pela primeira vez, somente em pequenas quantidades e ao mesmo tempo monitorar a reação do corpo.
- As seguintes contra-indicações para o uso de néctar:
- Intolerância individual. Podem ocorrer reações alérgicas - erupção cutânea, comichão, vermelhidão, coriza, insuficiência respiratória. Nos primeiros sinais de não perceber este produto, você deve abandoná-lo completamente e consultar um médico.
- O entusiasmo excessivo pela doçura natural pode contribuir para problemas pancreáticos.
- Com o excesso de peso, é necessário limitar o consumo desse ingrediente, pois é bastante calórico.
- Com gastrite, não consuma este doce com o estômago vazio. Deve ser usado como um aditivo para outros produtos - queijo cottage, mingau.
- No diabetes mellitus, este produto da apicultura deve ser consumido em quantidades limitadas devido ao alto teor de sacarose e glicose.
Importante! O mel não deve ser aquecido acima de 45 ° C, pois perde suas propriedades benéficas. A temperatura ideal de armazenamento é o intervalo: -6 ... + 20C. A área de armazenamento deve estar escura e seca.
Não tenha medo de comprar mel cristalizado do ano passado. Tem as mesmas propriedades benéficas que as frescas, mas é "mais fácil" processado pelo organismo. A estrutura cristalizada é um dos sinais da naturalidade do mel.