A apicultura e a produção de mel são um negócio bastante lucrativo, no qual alguns conseguem aumentar os lucros devido a vários truques, que transformam um doce dourado preferido em um produto de baixa qualidade e mais insalubre, misturado com calda de açúcar, fingindo ser mel natural. Como não entrar em tal situação, como verificar a qualidade e a naturalidade do mel em casa, como distinguir um produto natural de uma falsificação barata. Vamos acertar.
Quanto açúcar contém o mel?
Não é nenhum segredo que mesmo um produto natural de abelha contém elementos de açúcar. A principal diferença está na natureza da origem deste açúcar e na sua utilidade, que varia bastante dependendo de qual açúcar específico este ou aquele produto inclui em sua composição. Para cada 100 g de sobremesa de mel, 82 g de açúcar são consumidos.
Mas vale ressaltar que esse número é composto por três tipos de açúcar:
- glicose (açúcar de uva);
- frutose (fruta);
- sacarose diretamente (cana).
As duas primeiras espécies prevalecem no mel e ocupam cerca de 70 a 75 g.A glicose e frutose são monossacarídeos, o que as torna seguras para o corpo humano, uma vez que a insulina não está envolvida em sua degradação e digestão. Os 7-12 g restantes de sacarose também se decompõem gradualmente em frutose e glicose, porque essa porcentagem de sacarose é aceitável com segurança. Assim, não é sem razão que médicos e nutricionistas afirmam que o mel natural é muito mais saudável que o açúcar.
Como verificar o açúcar em casa
Além do xarope de açúcar, alguns fabricantes e vendedores inescrupulosos de produtos de mel usam o açúcar invertido como base do medicamento. Vamos descobrir o que é e como verificar a sobremesa âmbar em busca de açúcar em casa.
Você sabe O mel é o doce mais antigo do mundo. Eles começaram a se envolver em sua extração há cerca de 15 mil anos atrás. Em seguida, era usado apenas como alimento, sendo uma sobremesa saborosa e doce, e eles aprenderam sobre suas propriedades curativas ilimitadas muito mais tarde. Mas as pessoas começaram a apicultura cerca de 5 mil anos atrás, e a aparência das colméias mudou muito pouco desde então.
Xarope de açúcar
A presença de xarope de açúcar pode ser detectada usando papel. Para fazer isso, pingue a guloseima das abelhas em uma folha de papel ou jornal e coloque-a no fogo. Se apenas o pedaço de papel queimava, e uma gota de líquido âmbar não mudava de cor e não queimava nas bordas, esse é um produto natural das abelhas. Se as bordas estiverem queimadas, ficarem marrons e cheirem a açúcar queimado, então a resposta é óbvia: este produto de mel contém xarope de açúcar.
Açúcar invertido
A presença de açúcar invertido em uma sobremesa âmbar pode ser verificada com lápis-lazúli (nitrato de prata). Para fazer isso, prepare uma solução de mel de 5 a 10%, misturando-a com água morna na proporção apropriada. Em seguida, coloque a lapis na mistura e deixe de molho por algum tempo. Se um precipitado branco começar a precipitar, uma mistura invertida de açúcar será adicionada ao seu mel.
Como descobrir se existem outros aditivos no mel
Além da presença de xarope de açúcar ou açúcar invertido, com a ajuda de meios improvisados, você pode verificar o mel em busca de outros aditivos, como gelatina, amido, xarope de amido ou giz. Todas essas impurezas são usadas para adicionar peso ao produto acabado, bem como fornecer viscosidade, cor e todas as outras características básicas do mel com a finalidade de enganar.
Você sabe Existe um método bastante original de verificar a sobremesa âmbar quanto à naturalidade. Para fazer isso, despeje uma colher de chá de delicadeza de abelha em um prato plano, adicione três colheres de chá de água por cima e comece a agitar o prato de um lado para o outro na direção horizontal. Um produto real mostrará um padrão de favo de mel na superfície.
Gelatina
É adicionada gelatina para dar ao mel a consistência viscosa necessária. Mas, ainda assim, essa falsificação pode ser distinguida pela maneira como o produto do mel flui. Uma verdadeira iguaria de abelhas flui lentamente, como se estivesse pegando uma colher. Na superfície da tigela, ele deixará um deslize peculiar arrastado lentamente para a maior parte do líquido âmbar.O xarope de açúcar de gelatina diluído ainda não terá esse efeito e será muito mais rápido para escorrer de uma colher. O escorregador na superfície da tigela também não se forma; é possível ver um funil que atrai o mel que flui para dentro.
Amido
Para verificar a delicadeza das abelhas quanto à presença de amido em sua composição, você pode usar os meios mais simples e acessíveis, chamados iodo. Para realizar o teste, você precisa de uma colher de chá de mel líquido diluído em meio copo de água morna, onde são adicionadas algumas gotas de iodo. Se a substância do mel ficar azul, significa que contém impurezas de amido e esse produto não pode ser chamado de natural ou de qualidade.
Xarope de amido
Um procedimento bastante fácil e simples é determinar a presença de impurezas de xarope de amido no produto de mel. Para realizar esse exame, basta uma colher de chá de sobremesa âmbar, que deve ser dissolvida em seis colheres de sobremesa de água destilada. Em seguida, adicione algumas gotas de amônia à mistura. Mexa o conteúdo dos pratos e observe os resultados do experimento.
Se a mistura ficar marrom, e um precipitado semelhante precipitar no fundo do tanque, esse produto conterá uma mistura de xarope de amido. Uma alternativa seria adicionar algumas gotas de ácido clorídrico e 25-30 g de álcool de vinho à substância do mel com água. Se, após agitação, for encontrada uma forte turbidez da solução, o xarope de amido também estará presente nesse produto.
Giz
É muito simples realizar um exame do conteúdo de impurezas de giz. Para fazer isso, prepare uma amostra de mel na quantidade de uma colher de chá, dissolva-a em um quarto de xícara de água e adicione uma colher de chá de ácido acético (essência) lá. Se a solução chiar e espumar, emitindo bolhas de dióxido de carbono, o vinagre reagirá com giz, o que significa que sua sobremesa âmbar é abundantemente cheia de impurezas de giz.
Importante! O mel que não cristaliza por muito tempo (diluído ou com impurezas, mas ainda com uma fração do produto natural do mel) emite substâncias tóxicas que não são apenas úteis, mas também perigosas para o corpo humano. Portanto, você não deve comprar um produto suspeito no período de outono-inverno, se ele permanecer em estado líquido.
Como determinar a naturalidade do mel: dicas úteis
Para determinar a naturalidade e a qualidade do mel que lhe é oferecido a compra, você deve ser guiado por algumas regras e dicas gerais para minimizar a probabilidade de comprar uma falsificação de baixa qualidade.Antes de tudo, preste atenção aos seguintes fatores:
- Sobremesa âmbar não pode ser muito brancaé um sinal de açúcar;
- o produto com mel tem um odor rico e rico; se não houver, sinta-se à vontade para procurar outro vendedor;
- fluidez excessiva a delicadeza das abelhas também é uma ocasião para refletir sobre sua naturalidade. A sobremesa âmbar deve ter viscosidade e ductilidade e, após 2-3 meses após o extrato de mel, ela começa a cristalizar; portanto, não acredite que os vendedores de produtos líquidos que a vendem no final do outono ou no inverno negociem falsificações;
- não deve haver bolhas de ar na superfície, uma vez que isso indicará os processos de fermentação (e, portanto, mel de baixa qualidade) ou a presença de água na composição;
- o sabor do mel natural é moderadamente doce e ligeiramente azedoe na boca, uma sobremesa âmbar pode causar formigamento ou queimação. Um falso não possui essas características;
- produto natural de mel não pode ser cristalino, será ligeiramente pouco claro na forma líquida e, após a cristalização, deixará de ser completamente visível;
- também o gosto da sobremesa âmbar natural capaz de causar dor de garganta e ter alguma acidezisso nunca é encontrado no açúcar, mel;
- arme-se com um pedaço de papel ou jornal e coloque o mel oferecido. Se o mel escorria pelo papel, absorvido ou pingado de lado, isso é falso com uma mistura de água.
Importante! O mel qualitativo pode ser determinado em peso: 1 litro de mel deve pesar cerca de 1,3-1,5 kg. Se o indicador estiver abaixo de 1,3 kg, o mel será diluído com água e, se estiver acima de 1,5, haverá espessantes e impurezas adicionais, como giz.
Tendo se familiarizado com todas as recomendações e os métodos básicos de verificação da qualidade e naturalidade de um produto de mel, você pode facilmente identificar uma verdadeira iguaria das abelhas entre muitas falsificações diluídas em água, diluídas em impurezas e espessadas com giz, melaço ou gelatina.