A criação de abelhas na agricultura não causa muita surpresa, o que não pode ser dito sobre a agricultura de abelhas. Todos os anos, aparecem cada vez mais apiários incomuns, a maioria dos quais são particulares. Por que eles são necessários, onde conseguir insetos e qual a melhor maneira de equipar uma habitação para eles em uma horta - isso será discutido no artigo.
Por que os abelhões são criados?
O principal objetivo da criação de abelhas é a polinização de hortas e hortas, o que é especialmente importante em estufas. Além disso, em comparação com as abelhas, os abelhões não diferem no aumento da agressividade aos seres humanos, o que facilita muito o cuidado das plantas e dos próprios insetos. Sua vantagem adicional é a suscetibilidade reduzida ao frio, facilitada pelo pelo grosso na superfície do corpo. Graças a este revestimento, os insetos permanecem ativos mesmo quando as abelhas comuns já hibernam.
Com a organização competente do processo de manutenção de abelhas, é possível não apenas aumentar a produção de vegetais e frutas cultivadas no local, mas também melhorar as características técnicas das culturas, como gramíneas forrageiras, trevo vermelho, alfafa. Além disso, o zangão ajuda a aumentar a quantidade de nutrientes nos frutos e a melhorar a apresentação da colheita. É obtido lucro adicional com a venda de cera de abelha, mas para obter um resultado ideal por 1 ha, pelo menos quatro famílias de abelha devem ser mantidas.
Você sabe O zangão é um dos primeiros insetos do nosso planeta, pelo menos isso é evidenciado pelos fósseis encontrados, que, segundo estimativas preliminares, são de 26 a 38 Ma.
Onde conseguir abelhas?
Para criar abelhas, primeiro de tudo, você precisa comprar rainhas adequadas. Eles são capturados no habitat natural ou comprados em fazendas especiais, mas vale a pena prestar atenção ao tipo de inseto. Para uma melhor criação produtiva, apenas representantes da espécie B. Terrestris são adequados, capturados na primavera, durante os primeiros voos. No entanto, deve-se prestar atenção apenas aos útero que ainda não começaram a torcer os ninhos, porque eles fazem isso apenas uma vez e é melhor imediatamente no local.
No futuro, os indivíduos obtidos serão mantidos em condições o mais próximo possível do seu habitat natural, para que a prole resultante tenha as melhores características.O preço de um útero de abelha, que é comprado em fazendas especializadas, pode chegar a vários euros.
Como criar abelhas em casa?
A primeira coisa a se cuidar ao planejar comprar abelhas é a moradia mais adequada para elas.. Diferentemente da colméia, o design do zangão fornece um fundo e um teto removíveis, porque o ninho é construído em camadas e, se necessário, pode ser facilmente removido da estrutura antiga e colocado em uma casa nova e mais espaçosa.
Outras ações para criar uma família de abelhas são realizadas na seguinte ordem:
- Após a seleção do útero obtido, eles recebem nutrição proteica de alto grau, além de pólen.
- O dióxido de carbono é liberado na colméia, que contém insetos, o que promove o lançamento dos ovários e a preparação para a criação de filhotes saudáveis pelas fêmeas.
- Depois disso, as rainhas, os zangões e os abelhões que trabalham são transferidos para salas especiais para a postura de ovos, após o que todas as rainhas inférteis devem ser descartadas.
- Assim que a primeira e a segunda ninhada de larvas se formarem, a família de insetos precisará ser transferida para uma colméia maior, para que seus representantes fiquem livres e confortáveis. Uma família de pleno direito, pronta para venda, é considerada um enxame de cinquenta trabalhadores, que são colocados nos abelhões acabados.
No caso de insetos reprodutores para criação posterior no local, é possível permitir que os abelhas se reproduzam ainda mais, fornecendo nutrição proteica adequada (para famílias cultivadas "à venda", deve ser moderada, pois a capacidade de polinização de indivíduos individuais será significativamente reduzida).
Importante! Ao preparar o útero para a estação fria, eles precisam ser bem alimentados com antecedência e, em seguida, colocando-os em gaiolas, abaixe gradualmente a temperatura para + 5 ° C. A colmeia é isolada com material macio, como turfa.
Fazendo uma casa para abelhas com suas próprias mãos
Uma casa de abelha é geralmente feita de meios improvisados, porque o produto final não difere na maior complexidade do design. Na maioria dos casos, é uma caixa de madeira comum com alguns elementos adicionais que garantem o conforto das abelhas. Um método de fabricação de uma colméia é apresentado abaixo.
Materiais e ferramentas necessários
Para criar os seis projetos mais simples, você precisará:
- tábuas não cortadas, cuja espessura atinge 2,5 cm a 3 m;
- bebeu da madeira compensada do centímetro 15 × 15 cm - 2 partes;
- tiras com seção transversal de 1,5 × 1,5 cm - 4 peças;
- broca;
- material de isolamento sob a forma de reboque ou musgo;
- um pedaço de poliestireno medindo 15 × 15 cm.
Em vez do material de isolamento especificado, outras variedades com as mesmas propriedades podem ser preparadas. Os tamanhos dos abelhões também podem variar, mas a quantidade especificada de material será suficiente para menos caixas.
Instruções passo a passo
O processo de fabricação de colmeias usando esses materiais envolve as seguintes ações:
- Para começar, corte as tábuas preparadas e monte uma caixa de 15 × 15 × 15 cm delas.
- Pregue a parte inferior do corte de madeira compensada na estrutura e prenda 4 tiras em outra parte semelhante para obter uma cobertura de “mosca”.
- Na parede frontal da colméia (aproximadamente no meio), faça 2 furos com um diâmetro de 1,8 cm cada. Deixe um aberto e faça o segundo surdo com uma rolha.
- Aqueça o espaço interno com musgo ou reboque, preenchendo-o com 1/3 de todo o volume da caixa.
- Coloque o pedaço de espuma cortada sob o fundo da casa dos zangões.
Colméias prontas podem ser colocadas em estacas de 30 cm e colocadas no jardim ao lado de plantas com flores no início de maio. Ao mesmo tempo, os buracos dos buracos devem "olhar" para a parte sul do local.
Importante! As fêmeas capturadas (são maiores que os machos) são colocadas nessas colmeias e, em seguida, o verão é fechado por um dia. Se eles gostarem do lugar, em breve eles trarão o resto dos membros da família, caso contrário, terão que procurar outras pessoas.
Localização e organização da casa de abelhas
Muitas vezes, as casas dos zangões começam a ser colocadas no local antes do final de abril, concentrando-se nos pontos vazios sob as macieiras. Também seria bom instalar estruturas semelhantes ao lado de arbustos de framboesa, groselha e groselha no território sul do local (letki deve ir para o sul).
Vídeo: colocando uma colméia de zangão no jardim
Para receber uma família de abelhas nos primeiros anos, são colocadas pelo menos 5 a 8 casas pequenas, observando uma distância de 3-4 m entre elas.
Vários abelhões podem ser escondidos no subsolo usando tubos de 80 a 90 cm de comprimento para entrada ou saída de abelhões. Eles são feitos de ripas de madeira com uma espessura de 10 mm, garantindo o tamanho do furo passante dentro de 18 × 18 mm. A estrutura montada é mais firmemente fixada ao orifício da torneira. Para a instalação de colméias subterrâneas, é necessário cortar um pedaço de solo encharcado e, deixando-o de lado, cavar um buraco cúbico, cujas dimensões devem corresponder aos parâmetros da casa de abelha.
Além disso, não esqueça de instalar um orifício para sair do orifício de verão, para o qual eles cortam um gramado e instalam uma estrutura de madeira pré-fabricada. Após a conexão com a colméia, resta apenas cobrir as rachaduras existentes com argila (a substância o protege de entrar nas formigas), encher a casa com uma fina camada de solo e cobri-la com relva removida. Para impedir que a precipitação entre no buraco, ao instalar o tubo, ele deve ser ligeiramente inclinado para baixo com a extremidade cônica e revestido com carvão vegetal até uma profundidade de 5 cm, tornando a superfície menos perceptível para outras pessoas (ela se fundirá com o solo).
Para tornar a sala mais atraente para abelhas apanhadas, é útil esfregar as paredes internas da colméia com folhas de hortelã ou erva-cidreira. Mas mesmo que a primeira fêmea decida deixar o zangão em um dia, outro representante da espécie pode ser colocado em seu lugar, o que pode criar raízes.
Você sabe Abelhas adultas podem atingir velocidades de até 18 km / h.
Rentabilidade dos Negócios de Criação de Bumblebee
Se você tem capital inicial para a construção de colméias e a compra de abelhas (desde que não haja lugar para capturar as abelhas rainhas), a criação desses insetos pode muito bem ser um grande negócio. Com a organização competente do processo, você obtém não apenas uma colheita abundante devido à polinização aprimorada, mas também pode criar abelhões à venda, o que também gera bons rendimentos. Uma família de abelhas vive apenas seis meses (da primavera ao outono), então os proprietários de estufas terão que comprar novos insetos a cada ano, proporcionando assim aos seus criadores uma renda estável.
Em média, o custo de uma família de abelhas é de 3000 a 5000 rublos.portanto, tendo uma dúzia de colmeias com útero, você pode ganhar um bom dinheiro e com um custo mínimo para a manutenção de insetos. Para iniciar a produção, você precisará de um capital inicial de cerca de 20.000 rublos, mas se tiver 8 a 10 famílias de abelhas, poderá ganhar pelo menos 40.000 rublos com elas, embora mais frequentemente os criadores recebam cerca de 50.000 rublos.
O benefício de tal atividade é óbvio, e se você construir casas de abelhas com meios improvisados, é possível uma economia de custos adicional. Com espaço suficiente no local e uma certa experiência de criação de abelhas, a agricultura de abelhas não deve causar dificuldades.