Hoje, na apicultura, são utilizados vários projetos de colméias, incluindo os bastante complexos, constituídos por vários edifícios e camadas. No entanto, o modelo mais comum ainda é o modelo de uma seção de quadro único. Como criar uma colméia para 16 quadros, quais são suas vantagens e desvantagens, bem como outros segredos para manter as abelhas nesse tipo de moradia, serão discutidos abaixo.
Apicultura em colmeias de 16 quadros
A colméia de estrutura é uma estrutura pré-fabricada, que é uma caixa com teto removível e estruturas removíveis na forma de um retângulo de racks com fileiras de arame esticadas entre elas. As abelhas prendem seus favos de mel nele.
Você sabe Os direitos autorais da invenção da colméia pertencem ao americano Lorenzo Loren Langstrot, que patenteou o modelo em 1851. No entanto, cerca de quarenta anos antes, P.I. Prokopovich, um apicultor da província de Chernigov, criou praticamente o mesmo design, mas ele não pensou em elaborar sua idéia.
O número de quadros nele geralmente varia de 8 a 24. É esse intervalo que permite, por um lado, justificar o custo de organizar uma casa de abelhas, por outro lado, para manter sua compactação. Assim, 16 quadros é exatamente a “média de ouro” ideal para um pequeno apiário.
Vantagens
- As vantagens da seção de 16 quadros sobre estruturas menores ou, inversamente, maiores são que esse modelo:
- bastante simples e conveniente de usar (a inspeção da estrutura, inclusive para a destruição de licores-mãe a fim de evitar enxames, é muito fácil e não requer desmontagem completa do ninho);
- impresso sem problemas para bombear mel;
- fornece boa ventilação interna;
- bastante estável e não propenso a tombar;
- graças ao ninho volumoso de ninhada, ele não requer um grande número de extensões adicionais, mesmo durante uma grande coleta de mel (geralmente duas são suficientes), e o período durante o qual eles não são utilizados é bastante longo;
- permite que você utilize totalmente todas as forças da família das abelhas no processo de coleta de mel durante o verão;
- fornece ninhada das rainhas mais portadoras de ovos;
- garante às abelhas um período de inverno mais confortável (em comparação com as colmeias de multicascos, onde as minúsculas geralmente sofrem com a umidade e são afetadas pelo mofo) e subsequente crescimento rápido.
Importante! Uma colméia com 16 quadros permite acomodar um suprimento de mel na quantidade de 20 a 30 kg, além de abelhas e pólen coletados por elas com um peso total de até 5 kg.
Como o modelo em consideração possui várias desvantagens bastante significativas, que serão discutidas abaixo, alguns apicultores usam um modelo de design atualizado. Difere do habitual em que dentro, a colméia é dividida em dois casos usando uma partição vertical. No primeiro compartimento, deixe 10 quadros, em segundo lugar os 6 - 2 ninhos restantes, com ninhada madura, e 4 vazios, com cera.
- Com esse design, a seção adquire várias vantagens adicionais, a saber:
- oferece um amplo escopo para escolher a configuração do modelo usado, dependendo do tamanho e força específicos da família das abelhas, das condições climáticas atuais, etc;
- permite a alocação de espaço adicional para o inverno de camadas duplas;
- permite que você inspecione facilmente os gabinetes independentemente um do outro;
- envolve uma desconexão muito rápida e de alta qualidade dos quadros de nidificação.
Desvantagens
- Entre as desvantagens importantes das colmeias de 16 quadros, os apicultores experientes observam:
- volume significativo e peso pesado (em comparação com modelos com 8 quadros);
- falta do aumento de força esperado mais ativo pela família das abelhas em comparação com o modelo de 12 quadros;
- desenvolvimento lento e pouca coleta de mel, especialmente na primavera;
- a tendência das abelhas que vivem em uma colméia de enxamear (em vez de explorar o espaço vazio, a família, por razões desconhecidas, sem ganhar força suficiente, procura encontrar um novo lar);
- dificuldade de manutenção quando usado para abrigar duas colônias de abelhas.
- as deficiências mais críticas de uma grande colméia para os apicultores envolvidos no vôo nômade de abelhas, pois esse tipo de construção, especialmente após o retorno de uma colheita de mel, é muito difícil de levantar sozinho. Também surgem problemas ao determinar apiários para o inverno.
Importante! De acordo com a observação de muitos apicultores, as abelhas dominam apenas a primeira dúzia de quadros e todas as outras simplesmente o ignoram. Assim, em termos de intensidade do desenvolvimento da colônia de abelhas e do volume de coleta de mel, as colmeias não diferem em 12 e 16 quadros e, portanto, os custos adicionais de construção e manutenção de uma estrutura mais complicada não se justificam.
Em parte, esse problema pode ser resolvido escolhendo a raça de abelha apropriada e prestando muita atenção ao trabalho de criação. Além disso, o apicultor pode ser ajudado usando vários sistemas para alterar a configuração interna da colméia - dividindo o espaço em dois edifícios, etc.
Tecnologia de fabricação de colmeias DIY para 16 quadros
Por design, a seção da estrutura consiste nas seguintes partes:
- O corpo principal.
- O fundo, que deve ser removível.
- Telhado (em casos raros, quando colmeias vagam em uma van coberta, ela pode não ser fornecida).
- Um teto na forma de uma fina folha de madeira compensada, tábua ou lona (cobre as molduras superiores).
- Quadros - básicos e de reposição.
- Dividindo partições (ao usar o modelo de dois casos).
- O diafragma que separa as famílias que vivem em edifícios diferentes, ou uma família, da parte desabitada da colméia.
- Armazenar extensões (usadas para expandir o ninho de colônias de abelhas).
- Almofadas ou colchões isolantes para o inverno.
- Grelhas de separação para limitar o acesso do útero à extensão ou corpo.
- Placas de chegada (anexadas a cada buraco de onde as abelhas voam).
- Alimentadores.
Em geral, o modelo não é muito complicado e, portanto, tendo alguma experiência e as ferramentas necessárias, é bem possível fazer você mesmo
Materiais e ferramentas
A colméia de armação clássica é feita de madeira. Como alternativa, amplamente utilizada nas últimas décadas e meia, podemos citar:
- madeira compensada (como regra, estamos falando de um painel de fibra de vidro);
- poliestireno;
- poliuretano e outros tipos de plásticos.
Ao decidir sobre a seleção de material adequado, deve-se ter em mente que:
- colmeias de compensado precisam de isolamento adicional;
- estruturas de espuma são muito leves e instáveis; portanto, elas devem ser pesadas para que não tombem;
- o plástico com uma estrutura monolítica não deixa o ar passar, respectivamente, sem ventilação adicional, os habitantes de uma dessas moradias morrem.
Portanto, não surpreende que a árvore continue sendo a opção que muitos apicultores preferem a qualquer outro material para fazer a colméia.
Importante! As espécies de madeira dura (carvalho, bétula, etc.) não são adequadas para a construção de colmeias, pois elas se deformam devido à umidade, retêm pouco calor e rachaduras; além disso, é muito mais difícil processá-las. O tipo ideal de madeira é álamo, tília, choupo, salgueiro, abeto, abeto, cedro.
Para a fabricação de uma colméia de madeira com 16 quadros, você precisará de:
Largura da placa com arestas (bar), mm | Quantidade de consumo por 1 colméia, metro cúbico |
40 - placa para as paredes frontal e traseira da caixa | 0,024 |
30 - placa para as paredes laterais da caixa e para o fundo | 0,028 |
25 - placa para as paredes do telhado | 0,012 |
20 - placa para as paredes finais do telhado | 0,006 |
14 - placa de diafragma | 0,002 |
50 - bloco para fixação do diafragma | 0,002 |
A lista de materiais necessários também inclui: | Das ferramentas necessárias para estocar: |
|
|
Desenhos e dimensões
Uma colméia é melhor feita de acordo com os tamanhos geralmente aceitos. Nesse caso, para o modelo acabado, será muito mais fácil escolher o equipamento e acessórios internos, estruturas sobressalentes, extensões de lojas, etc.
Na modalidade proposta, os seguintes tamanhos são usados:
Detalhe da colméia | Tamanhos, cm |
Caixa (medidas internas) | 61.5x45x33 |
Folds | 2x1,1 |
Letok inferior (comprimento) | 25 |
Letok superior (comprimento) | 8 |
Placa de chegada (largura) | 3,5 |
Quartos nas paredes finais da cobertura do telhado para a instalação de lojas | 1,2x1 |
Quadros de aninhamento | 43,5x30 |
Quadros de loja | 43.5x14.5 |
Placa plug-in (ao usar um modelo de dois casos) | 44.9x31x3.2 |
Na forma de um desenho, um modelo de uma colméia de madeira com 16 quadros se parece com isso:
1 caixa, estrutura de 2 soquetes, 3 diafragma, 4 lojas, 5 coberturas, 6 lojas, 7 coberturas, válvula superior 8 letkovy, 9 válvulas inferiores. Todas as dimensões estão em milímetros.
Colmeia equipamentos dentro
A versão proposta da colméia de 16 quadros é uma espreguiçadeira, sugerindo a localização do ninho de abelhas em um plano horizontal. Os quadros de ninho nesta seção estão localizados na parte central e os quadros de mel estão mais próximos das bordas. Ao equipar os departamentos de armazenamento e armazenamento, são fornecidas estruturas divisórias especiais. Isso permite que o apicultor obtenha mais espaço para examinar o interior da colméia e bombear o mel.
Para fixar os caixilhos na parte interna da loja, são feitas dobras de uma seção de 1,1x2 cm nas paredes frontal e traseira, procedimento realizado após a montagem do fundo e do compartimento de nidificação com alças.
Você sabe Os antigos egípcios acreditavam que, após a morte de uma pessoa, sua alma voa para fora do corpo na forma de uma abelha. Este inseto também foi reverenciado não menos na antiguidade: os gregos frequentemente retratados como uma abelha uma das deusas mais reverenciadas - Artemis, que apadrinha a caça, é responsável pela fertilidade e simboliza a castidade feminina.
Na parte superior do escudo, na parte externa de cada parede da caixa, são construídos quartos de tábuas de madeira, nas quais extensões de lojas serão instaladas posteriormente. A parte externa do quarto é usada para instalar o revestimento do teto. É instalado na parte superior da colméia e fixado com pregos.
O diafragma, que é uma estrutura de tábuas com uma espessura de 14 mm, é fixado ao corpo com uma barra e depois pressionado firmemente contra as paredes internas e o fundo usando uma folha de borracha.
É importante fornecer orifícios de ventilação durante o processo de montagem.. Eles são realizados nas laterais do telhado, em suas paredes finais. Letras, que abrem o caminho para as abelhas, são cortadas na parede frontal do corpo. Finalmente, o escudo, que é o fundo da colméia, é preso com pregos nas paredes, de modo que sua parte inferior se projeta para fora e atua como uma área de chegada. Uma rede de proteção deve ser instalada sob o escudo.
Vídeo: Diagrama de montagem de uma seção de 16 quadros
Tecnologia de apicultura em colmeias de 16 quadros
A espreguiçadeira da colméia para 16 quadros na versão clássica foi projetada para o cultivo de uma família de abelhas. O conteúdo de trabalhadores alados nesse modelo é um processo bastante simples quando comparado com outras variedades de colmeias.
Devido à ausência de problemas com o amortecimento da estrutura durante o período de inverno, na primavera, as abelhas podem ficar na mesma habitaçãoeles não precisam de transplante.
Depois que os insetos fizeram seu primeiro voo de teste na primavera, o apicultor deve, no entanto, examinar cuidadosamente o conteúdo da colméia e avaliar a condição da família. No decorrer de tal auditoria, a morte da abelha é removida sob a estrutura (para tornar mais conveniente fazer isso, no outono, você pode estender o fundo da colméia com um filme onde os indivíduos mortos serão banhados).
Verificando o estado da colméia após o inverno, os estoques de alimentos também devem ser inspecionados. Se todos os alimentos deixados para o inverno foram consumidos por insetos, o mel deve ser adicionado à colméia antes do reabastecimento da colméia e do mel, e as estruturas vazias e contaminadas devem ser removidas. Somente os quadros usados atualmente por insetos devem permanecer dentro.
Após a auditoria, os quadros são cobertos com estopa e colchão, pressionando firmemente as bordas contra a cobertura do telhado e as paredes. Agora as abelhas não podem ser perturbadas por 2-3 semanas.
Quando o período de floração ativa das primeiras plantas de mel começa, o número de armações deve ser aumentado em 4-5 peças, colocando-as perto da armação da ninhada. No futuro, à medida que a família das abelhas cresce, a colméia é preenchida completamente com molduras de cera.
Após o preenchimento de todos os quadros, o apicultor precisa proceder à formação de camadas, dividindo a família por meio ano. Células-rainha reconstruídas, mas não amadurecidas, devem ser destruídas para evitar enxames. Mães maduras partem, caso contrário, não é possível evitar o enxame, apenas acontece mais tarde. Mas extensões de loja nessa situação não são colocadas na seção.
Você sabe Os arqueólogos provaram que a história das abelhas remonta a pelo menos 30 milhões de anos (durante escavações relacionadas ao período terciário, foram descobertos restos petrificados desses insetos). Vale ressaltar que o homem apareceu na Terra apenas 2 milhões de anos atrás, e o homem inteligente é ainda menor.
A seleção e o bombeamento do mel começam depois que as abelhas começam a selar os favos nas extensões das lojas.
Nas regiões das estepes, onde as abelhas geralmente não recolhem uma almofada, as molduras de mel deixam os insetos para o inverno, colocando-as nas laterais da colméia, em frente às molduras da ninhada. Nas áreas florestais, é melhor substituir parte do mel como alimento de inverno por xarope de açúcar.
Após a conclusão da coleta de mel, as colmeias são limpas para o inverno em salas especiais, onde uma temperatura constante deve ser mantida na faixa de + 1 ... + 3 ºС
Dicas de apicultores experientes
A apicultura é uma arte muito antiga e, durante muitos séculos em que a humanidade dominou sua tecnologia, uma experiência considerável foi acumulada. Para evitar erros ofensivos e transformar o conteúdo do apiário não apenas em uma atividade emocionante, mas também em um negócio lucrativo, Vale a pena usar as seguintes recomendações importantes:
- Nunca não coloque a colméia diretamente no chão. Para fazer isso, é imperativo fornecer um suporte de madeira, metal, materiais poliméricos ou pelo menos um tijolo.
- Um apiário não deve ser colocado em uma área aberta, porque, embora as abelhas possam tolerar o calor extremo, elas usam suas próprias asas como uma centena de pequenos ventiladores para esfriar. Assim, em vez de coletar pólen e produzir mel, os "residentes" da colméia se envolverão em um negócio absolutamente inútil do ponto de vista econômico. Portanto, para colmeias, é importante escolher um local sombreado onde a temperatura durante o dia não exceda + 28 ° C (dentro da casa será cerca de 6 graus mais quente, mas esse microclima para as abelhas é bastante confortável).
- Além da proteção contra os raios quentes do sol, as abelhas precisam de silêncio para um bom desempenhoPortanto, um local para um apiário deve ser escolhido longe de fontes de ruído alto.
- Ao usar o método de apicultura nômade é aconselhável exibir um apiário no mesmo estacionamento todos os anos. Isso permitirá que as abelhas inteligentes com boa memória não percam tempo explorando um novo território, e também é mais fácil encontrar o caminho de retorno para a colméia.
- Bombear prematuramente o mel é um errolevando a grandes perdas de produtividade (às vezes pela metade).
- As paredes frontais das colmeias são desejáveis pintar em cores diferentes, esse truque simples permite que as abelhas reconheçam facilmente sua casa e não voem para outra pessoa (no último caso, o inseto "perdido" geralmente se torna vítima de outras tribos que guardam a entrada).
- As colméias estão melhor posicionadas para que letki "olhou" para o norte. Essa orientação para os pontos cardeais, por um lado, permite aquecer a parede traseira, por outro lado, fornece ventilação máxima.
- Ao organizar um apiário, você deve sempre garantir que não havia edifícios residenciais, playgrounds ou outros objetos para pessoas, crianças e animais de estimação entre a colméia e as plantas de mel.
- Se você prevê isolamento estrutural já em processo de fabricação da colméia, você pode economizar muito na casa de inverno deixando as abelhas na estação fria no apiário.
- Ao criar ou adquirir uma colméia, você precisa se preocupar imediatamente com estruturas de reserva e lojas de reposição.
- A raça de abelha certa - Uma condição importante para um negócio bem sucedido. Os insetos diferem um do outro não apenas pela imunidade e fertilidade, mas também pela adaptação a diferentes condições climáticas e natureza. Um apicultor iniciante deve prestar atenção às raças consideradas as mais calmas e menos agressivas.
- As abelhas não se acostumam com seu mestre e não conseguem reconhecê-lo. A ausência de mordidas dolorosas é principalmente o resultado de uma atenção cuidadosa ao seu trabalho e de manter um controle constante sobre a situação. Além disso, ao planejar a criação de um apiário, é necessário avançar estocar um conjunto completo de roupas de proteção.
Uma colméia de armação de 16 hectares é um projeto muito comum que possui várias vantagens óbvias e algumas desvantagens significativas. Escolhendo este modelo, o apicultor deve pesar cuidadosamente todo o "pró" e "contra", além de considerar cuidadosamente o tamanho do futuro apiário, o local de sua instalação, o método de uso (estacionário ou móvel), as condições climáticas e muitos outros detalhes associados à criação planejada de abelhas. Não menos importante é um estudo detalhado dos desenhos e do arranjo interno da colméia, embora, se todas essas condições forem atendidas, não seja de todo difícil criar essa estrutura e usá-la com sucesso.