A varroatose é uma das doenças mais comuns em abelhas causadas por um carrapato de varroa. Para a prevenção de infecções invasivas e seu tratamento, a ferramenta mais usada é o “CAS-81”, criado com base nos elementos da planta, e pode ser fabricado independentemente, se desejado. Leia sobre as indicações, contra-indicações e regras para usar a mistura medicinal abaixo.
Caracterização e uso na apicultura do medicamento "CAS-81"
A varroatose é perigosa para as abelhas adultas e sua ninhada, que está no estágio larval. A fonte de nutrição para o carrapato é o tecido hemolinfático das abelhas e suas larvas. Como resultado da atividade vital do parasita nas abelhas, há uma mudança na funcionalidade de todos os sistemas corporais de adultos e uma interrupção completa do crescimento de adultos, o que leva à morte de insetos.
Devido ao fato de haver literalmente vários lugares ao redor do mundo onde o carrapato não é comum, os apicultores são constantemente forçados a realizar tratamentos preventivos e terapêuticos com o objetivo de estimular a imunidade de insetos e destruir parasitas.Você sabe Uma família de abelhas tem uma média de 50.000 indivíduos.
A composição da droga
A composição do medicamento em questão inclui:
- absinto, coletado em duas abordagens - na fase de vegetação e floração;
- brotos de pinheiro;
- água.
Externamente, a substância acabada é um líquido marrom com um odor pronunciado e pungente. Tem um gosto amargo.
Ação "KAS-81"
A droga tem um efeito imunomodulador pronunciado no enxame. Contribui para a estimulação da oviposição - a produtividade uterina aumenta em 35%, bem como a recuperação geral de toda a colméia. Ao mesmo tempo, o medicamento atua como inseticida em parasitas.
Quando uma abelha entra no corpo, a ração é distribuída por todos os sistemas orgânicos. Devido ao fato de o carrapato se alimentar da hemolinfa do inseto, há um impacto direto de ésteres e outros compostos de decocção em seu corpo.
Devido a esse mecanismo, é fornecido um efeito de contato nos parasitas durante todo o período de alimentação das abelhas com a droga. Os componentes da planta utilizados na composição do "CAS-81" têm um efeito inseticida, interrompendo o desenvolvimento do corpo dos insetos, o que impede sua reprodução posterior.
Indicações de uso da droga
O medicamento é destinado à prevenção e tratamento de:
- varroatose;
- narizmatose.
"CAS-81" é utilizado em relação a enxames enfraquecidos e desgastados como agentes estimuladores da postura e imunomodulação.
Regras de uso e dosagem
O "CAS-81" é adicionado ao xarope de açúcar destinado à cobertura nos períodos de outono e primavera. No primeiro caso, a cobertura é realizada de 15 a 20 de agosto, no segundo - imediatamente após um sobrevôo de limpeza ao sair do inverno. E eles produzem da seguinte maneira. São tomados 1,5 kg de açúcar por 1 litro de água e a calda é fervida.
Em seguida, em uma quantidade de litro de xarope, adicione 35 ml de decocção. Para edifícios de camada única com 12 quadros, 5-6 litros de alimentação terapêutica são suficientes. Para colmeias de multicascos (2-3 cascos) e espreguiçadeiras, são necessários 10 l de cobertura. O volume de xarope de cura (acima de 6 litros) é fornecido às abelhas em 2-3 abordagens, adicionando líquido à medida que é consumido pelos insetos.
A receita para KAS-81
Antes de começar a preparar uma decocção, você precisa preparar matérias-primas para ela. Os brotos de pinheiro são colhidos de fevereiro a março, quando as árvores estão crescendo ativamente. Corte 3-4 cm da parte superior da broca na qual o rim está localizado. O absinto é coletado durante os períodos de crescimento das plantas de massa verde e floração.
A coleção de flores deve começar quando os guarda-chuvas são pintados de amarelo. Eles são cortados junto com folhas e folhas. O material coletado é seco em áreas frescas, sombreadas e bem ventiladas.
Em vez de absinto amargo, você pode usar absinto Sievers.
Adicione 10 litros de água:
- 900 g de absinto colhidos no momento da floração;
- 50 g de absinto coletados durante a estação de crescimento;
- 50 g de botões de pinheiro em uma haste com agulhas.
Todos os ingredientes são colocados em água fervente. Em fogo baixo, o líquido pode suportar pelo menos 3 horas. Depois disso, ela é insistida em um lugar quente por 8 horas. Filtrar através de gaze, dobrada em 5-7 camadas. A infusão final é misturada com xarope de açúcar na proporção descrita acima.
Vídeo: Preparando um KAS-81 eficaz para abelhas
Usando tinturas de pimenta vermelha
A composição da tintura de pimenta inclui:
- água: 1 l;
- pimentos vermelhos, secos: 50 g.
Prepare a tintura da seguinte maneira:
- Moa o ingrediente principal com as sementes.
- Despeje a mistura de pimenta em uma garrafa térmica.
- Despeje 1 litro de água fervente, feche bem a tampa.
- Insista por dia.
Recomenda-se o uso para pulverizar abelhas firmemente assentadas na armação. Para um quadro, a taxa de fluxo da substância é de 20 ml. Para estimular a rápida absorção de tinturas pelos insetos, ele é diluído em uma pequena quantidade de xarope de açúcar. O resíduo sólido de pimenta proveniente da tintura queimada pode ser alimentado em combinação com candi no período que começa imediatamente após o sobrevoo da primavera.
Efeitos colaterais, contra-indicações, restrições de uso
"KAS-81" é um medicamento eficaz e completamente inofensivo. Não causa efeitos colaterais, mesmo que a dose padrão seja excedida. A única nuance desta ferramenta é que ela deve ser preparada imediatamente antes do uso, pois não está sujeita a armazenamento.
Isso não pode ser dito sobre a tintura de pimenta. Sua dosagem deve ser observada com muito rigor. Ajuda a aumentar a capacidade do útero de reproduzir a ninhada. Nesse sentido, essa pulverização não deve ser usada mais de 5 vezes por estação, caso contrário, o útero e o enxame de abelhas se desgastarão rapidamente.
Importante! Nas regiões central e norte da Rússia, é necessário recusar pulverizar e alimentar a tintura de hortelã-pimenta durante a formação de ninhos, que começa em 15 de agosto. Caso contrário, haverá um problema de ninhada tardia.
Prazo de validade e condições de armazenamento
O medicamento em questão não é armazenado, porque todos os éteres e nutrientes evaporam dele, proporcionando seu efeito positivo nas abelhas. Os ingredientes secos das plantas podem ser armazenados em salas escuras, bem ventiladas e secas por não mais de 1 ano.
O medicamento "KAS-81" é um dos meios mais eficazes para fornecer às abelhas alta imunidade e proteção contra a varroatose, sem causar reações adversas, mesmo quando a dose é 2 vezes excedida. A principal vantagem do medicamento é que é fácil de fazer em casa.