Muitas pessoas, mesmo aquelas que não estão envolvidas na apicultura, provavelmente já ouviram falar de drones, mas não têm idéia do que as abelhas precisam delas. Basicamente, muitas pessoas estão familiarizadas com o lado exclusivamente parasitário da vida desse inseto: ele não faz nada e é bastante guloso. Apesar disso, cada família de abelhas possui vários desses representantes. Então, por que os drones existem e qual é o significado de suas vidas, vamos entender.
Descrição Biológica do Inseto
O drone é um representante da família das abelhas, cuja principal tarefa é fertilizar o útero. Os dados externos de uma abelha macho são muito diferentes, tanto do útero quanto das abelhas que trabalham. O macho é muito maior. Seu comprimento é de 16 a 18 mm e o peso é de 250 a 270 mg. O inseto tem olhos grandes em contato um com o outro e asas bem formadas, mas o nariz de mel não é desenvolvido e é pequeno em tamanho. Além disso, esse órgão é tão pequeno que, fora de casa, ele não se alimenta.
O homem também não possui os pincéis com os quais os indivíduos que trabalham coletam pólen. E as cestas e vieiras, nas quais o néctar é carregado, estão na infância. O macho abelha não possui glândulas necessárias para a produção de leite e cera. As armas da abelha também estão faltando - o aguilhão, portanto, esses indivíduos são completamente indefesos. Somente os órgãos necessários para a relação sexual com o útero são bem desenvolvidos no homem. Os pontos fortes do drone são:
- visão nítida;
- alta velocidade de vôo;
- excelente olfato.
O papel do drone na família das abelhas
Como já mencionado, o principal objetivo da abelha masculina é a inseminação do útero. Drones são selecionados material genético para reprodução. No fluido seminal é colocado o seu biomaterial e apenas metade pertence à abelha. A ciência considera o homem das abelhas um banco de sementes e o útero já desempenha o papel de enfermeira.
Você sabe As abelhas nunca acasalam sobre corpos de água. Cair na água, o útero não é capaz de voar.
De fato, os homens têm outras funções que desempenham na família:
- Barreira térmica e suporte de temperatura. Os machos da colméia protegem as abelhas do frio. Quando fica mais frio na rua, eles são colocados perto da entrada (abertura para a partida das abelhas), perdidos em um caroço e cobrindo a ninhada com seus corpos. Assim, eles protegem as futuras abelhas da morte. Esse comportamento é avaliado como um sacrifício pelo bem de uma geração. Como os machos morrem após um certo tempo, estima-se que tal contribuição para o futuro da colméia seja bastante significativa.
- Estimulação de abelhas que trabalham. Acredita-se que um inseto tão preguiçoso mobilize trabalhadores para trabalhar. Os apicultores observam que se você remover toda a ninhada de zangões, a família será pior na coleta de mel.
- Proteção do útero em voo. Decolando para o acasalamento, a abelha rainha se torna presa fácil. Os drones a protegem dos predadores, sacrificando-se.
Ciclo de vida
No início da primavera, todos os poderes das abelhas visam obter filhos. O útero põe ovos inseminados e não fertilizados. Os drones são derivados deste último. Como esses insetos têm tamanho significativamente diferente dos outros, células separadas são construídas para eles. O ovo se desenvolve em 3 dias e a larva - em 7. Primeiro, a ninhada se alimenta do leite da mãe, a partir do terceiro dia em que entra no pão e no mel da abelha. No décimo dia, as células da ninhada são impressas.
Importante! Como os inseminadores de abelhas não podem se sustentar, no outono eles morrem de frio e fome.
Duas semanas depois, a larva passa para uma crisálida. O inseto choca após 24 dias. Outros 10 a 12 dias são gastos na maturidade. A abelha macho não vive muito tempo - 2 meses. Durante esse tempo, ele come comida 4-5 vezes mais do que uma abelha comum. Os drones que vivem para ver o final do verão têm um destino triste. Com o início do tempo frio, a família das abelhas se livra dos dependentes. As abelhas as empurram para a entrada e as empurram para a rua.
Por que o macho morre após a fertilização do útero
Os zangões amadurecem de 10 a 12 dias após a eclosão. Então eles estão prontos para a fertilização. Durante a relação sexual, o órgão sexual do homem resulta que, como resultado, as partições internas do pênis se tornam externas. Essa torção termina com a torção da lâmpada. Os túbulos, neste caso, dobram-se.
Quando ocorre a fertilização, o pênis entra na cápsula da picada do útero e os túbulos laterais perfuram os departamentos copulativos. Esta situação torna possível manter a fêmea durante a relação sexual em voo livre. Assim que o processo sexual termina, o pênis sai completamente, sai e o homem morre.
Por que as abelhas lançam drones
Mais perto do outono, o número de plantas com flores é reduzido e esse processo afeta negativamente o resultado do enxame - o néctar no armazenamento fica menor. Sentindo uma falta de nutrição, as abelhas que trabalham estão tentando se livrar do excesso de comedores. Eles sentem o frio e simplesmente param de alimentar os drones e os empurram para fora.Quando os machos são expulsos da colméia, eles tentam penetrar de volta, mas o enxame não os deixa entrar. E é assim que o indivíduo fértil se torna obsoleto, que é completamente impotente antes do trabalho das abelhas e não é adaptado à existência independente. Algumas pessoas conseguem passar o inverno na colméia, mas na primavera elas ainda são descartadas.
Importante! Os drones não passam o inverno bem, mesmo na colméia, ficam fracos e, em regra, morrem em um mês.
Quando o homem é expulso, avalie a posição e a perspectiva da família. Quanto maior o número de inseminadores, menor a fertilidade uterina. Descobrimos o nome do macho abelha e descobrimos que todos os representantes da família das abelhas são importantes e cada um deles cumpre seu papel. Apesar de os drones serem criaturas insaciáveis e preguiçosas, eles cumprem uma missão especial, sem a qual a existência de uma família de abelhas é impossível.