Muitas doenças dos pombos são rapidamente transmitidas de pássaro para pássaro e podem até ser perigosas para os seres humanos. Existem várias drogas que ajudarão no tratamento e na prevenção da maioria das doenças. Saiba mais sobre eles.
Características de tomar medicação
O pombo tem um metabolismo intensivo e um intestino curto - consequentemente, sua reação à droga é rápida, por isso é melhor dar remédio com água e comida.
É necessário levar em consideração que mudanças no consumo de pássaros ocorrem dependendo da temperatura do ar e do tipo de alimentação: os pombos bebem menos no inverno e mais ao comer ervilhas e milho.
Você sabe Os pombos são capazes de reconhecer as pessoas pessoalmente e reagir a elas de acordo com o comportamento humano passado.
Existem várias maneiras de administrar medicamentos.O tratamento combinado com alimentos é mais conveniente nesses casos:
- para substâncias insolúveis em água;
- para exposição gradual e prolongada, uma vez que os alimentos ficam no intestino por mais tempo.
Medicamentos amargos, mesmo diluídos em água e misturados com alimentos, as pombas relutam em comer e pode ser necessário um período significativo de jejum. Para reduzir o amargor, é adicionado açúcar ou glicose. Se a doença levou à perda de apetite, o medicamento é administrado com uma solução usando uma pipeta, sonda ou injeções.
Um dos componentes mais importantes de tomar medicamentos é a dosagem certa. Os efeitos de muitos medicamentos não foram testados em pombos e a dosagem é indicada para animais maiores. A dosagem exata é calculada pelo peso do pássaro (por 1 kg). Em alguns casos, todo o lote é processado e o peso total aproximado das aves é calculado.
Importante! Os pombos são altamente sensíveis ao tetracloreto de etileno e ao carbono, portanto devem ser evitados.
Os filhotes são mais sensíveis às drogas e consomem mais alimentos; portanto, o cálculo é feito de maneira diferente para eles:
- por um período de 10 a 20 dias, 1/20 da dose é alocada;
- por 21 a 40 dias, faça 1/10 de parte;
- para 40-70, faça 1/5 de parte;
- por um período de mais de 70 dias - metade da dose.
Universal Drugs Group
Aloque um grupo de medicamentos veterinários universais, usados tanto para prevenção quanto para ajudar no estágio inicial da doença.
Inclui:
- Parastop;
- Levamisol;
- Farmazin;
- Enroxil;
- Enrofloxacina;
- Vladivak;
- Esporóide;
- Enroflon (solução aquosa).
Essas drogas começam a ser usadas se o pássaro comer mal, se comportar pouco à vontade e não voar.
Medicamentos recomendados para tratamento
As doenças dos pombos são divididas em virais, não infecciosas, invasivas e bacterianas; durante o processo de tratamento, os medicamentos de farmácia, como vários antibióticos, são usados principalmente. Uma doença diagnosticada corretamente é a principal condição para um tratamento eficaz.
Doenças virais
Entre as doenças virais mais perigosas, destaca-se a doença de Newcastle ou vaginalis, que causa paramixovírus.Para uso em tratamento:
- fármacos antivirais com interferon fosprenil ou imunofan (sem mistura) são administrados por via intramuscular ou oral;
- Piracetam nootrópico para aliviar os sintomas neurológicos. As cápsulas são dissolvidas em água e a quarta parte é derramada no bico;
- complexos vitamínicos Galavit, Vikasol ou Katazol para aumentar a imunidade;
- drogas de recuperação intestinal, enterosorbentes e prebióticos, Linex, Carsil e Sporovit.
O vírus da varíola na forma da pele geralmente passa sem intervenção médica e, com complicações, antibióticos de amplo espectro e soluções de furatsilina e protargol são usados para lubrificar a faringe.
Doenças bacterianas
A ornitose, anteriormente considerada viral, é causada pela clamídia e é uma doença extremamente contagiosa.
Para o tratamento, antibióticos são usados:
- tetraciclina e doxiciclina para aves adultas, é adicionalmente necessário excluir o cálcio da ração;
- azitromicina e eritromicina para pintinhos.
Além disso, um curso de vitaminas é adicionado aos pacientes, seus ouvidos e narinas são limpos com clorexina ou miramistina. Após um antibiótico, a restauração intestinal é realizada com Sporovit ou Linex.
A micoplasmose é difícil de tratar, porque é causada por um microorganismo especial, cujos antibióticos agem mal. Em caso de diagnóstico, aplique:
- Eriprim BT - é dissolvido em água ou misturado com alimentos, e os compostos de enxofre são excluídos da dieta;
- Enroflon - sob a forma de uma solução aquosa, eles soldam as aves por 4 dias, escondendo-as do sol e deixando de fornecer preparações de potássio, cálcio e antiácidos;
- Baytril - uma solução de antibiótico em diferentes concentrações, que afeta estafilococos e estreptococos, salmonelas e micoplasmas;
- Tiamulin - um antibiótico de amplo espectro, mais eficaz para infecções intestinais e inflamação do sistema respiratório;
- Sulteprim - O mais eficaz em salmonelose e é caracterizado por rápida digestibilidade. Geralmente combinado com baytril.
No caso de doenças bacterianas, é necessário desinfetar a sala com uma solução a 5% de cloramina.
Importante! A carne de pombos que tomam antibióticos é adequada para consumo apenas 14 dias após a última dose.
Deficiência de vitamina
Na maioria das vezes, a deficiência de vitamina se manifesta nos períodos de primavera e outono, os pintos são especialmente suscetíveis a ela. É necessário monitorar constantemente a composição nutricional dos pombos. A mais notável falta de vitaminas A, D e E.
Além da correção da alimentação, você pode usar complexos vitamínicos especiais:
- Alben ou Felucen, que inclui cascalho para melhor digestão pelo pássaro;
- Chiktonik também aumenta a imunidade do pombo;
- Aminovital Contém não apenas vitaminas, mas também elementos importantes para as aves.
No tratamento de deficiências vitamínicas, é importante observar a dosagem necessária para não levar os pombos à hipovitaminose.
Infecções por parasitas
As doenças invasivas são causadas por vários parasitas. Knemidocoptose transmitida por carrapatos, malofagose, tricomoníase e ascaridíase são mais comuns.
Para o tratamento de vermes, carrapatos e outros parasitas, são utilizados os seguintes medicamentos:
- Antiparasit ou Sporovit - um medicamento que é utilizado ao primeiro sinal de parasitas no organismo. O medicamento é diferenciado pela segurança e duração da exposição;
- Trichopol, em medicina veterinária usada em pó para tratamento e prevenção;
- Furazolidona capaz de prevenir possíveis complicações. Não é prescrito para indivíduos emagrecidos e não é combinado com outros antibióticos;
- Ivermek luta contra parasitas por dentro e por fora, indicado para aves a partir de 10 dias. É utilizado antes da vacinação.
Importante! Recomenda-se que as células com pombos sejam colocadas em uma superfície leve para observar rapidamente insetos parasitas ou suas larvas.
Outras doenças
Frequentemente encontrado em pombos, doença de bócio. Para o tratamento da inflamação, é usada a lavagem com permanganato de potássio ou uma solução de ictiol e, com o bloqueio, eles tentam introduzir óleo vegetal e uma pequena massagem.
A ruptura de bolsas de ar ou tecido pulmonar pode resultar de um impacto. Nesse caso, o acúmulo de ar é removido, fazendo uma incisão no local apropriado e lubrificado com uma solução de iodo a 5%.Bronquite não-infecciosa e laringotraqueíte são tratadas com protargol, solução de permanganato de potássio, solução de refrigerante e, em alguns casos, uma solução aquosa de penicilina (por sibilância) é pingada.
Com a inflamação das pálpebras e olhos, são usadas gotas com cloranfenicol.
Prevenção de doenças de pombos
O criador de pombos deve tomar as medidas preventivas necessárias para prevenir doenças e reduzir a força da lesão:
- limitar o rebanho a 30-40 pombos e fornecer-lhes uma sala de 5x4 m com uma altura de 2,5 m;
- obrigatório: limpeza semanal de alimentadores e tigelas, desinfecção com lixívia e tratamento trimestral de ninhos e poleiros com água quente;
- impedir que aves selvagens entrem no pombal e colocar novos pombos em quarentena;
- vacinação oportuna;
- isole imediatamente um pássaro doente e consulte um veterinário.
Para prevenção, você pode usar medicamentos e remédios populares.
Medicamentos
Ao vacinar pombos, a região de residência deve ser considerada.
Na maioria das vezes, a vacinação é realizada a partir de:
- Doença de Newcastle (galhos);
- varíola
- salmonelose.
Você sabe Os olhos dos pombos se distinguem por sua resistência incomum à luz brilhante. Sua retina reage instantaneamente a um relâmpago ou a um raio do sol, alterando seu grau de transparência e densidade.
Também usado:
- Avivak, para aves com mais de 90 dias;
- Bergolac;
- Favo de mel (Cepa NB).
O intervalo entre as injeções é de um mês e o pássaro deve estar saudável nesse momento.
Remédios populares
A medicina popular mais popular é feita a partir de favos de mel de abelhas e é semelhante em ação ao Baitril. Para tintura, tome 60 g de própolis por meio litro de álcool e insista em um local escuro por 4 dias. O precipitado que aparece é um sinal de prontidão, após o qual a solução é filtrada e derramada em água potável.
Um suplemento comum para alimentar e beber:
- tansy;
- vinagre de maçã;
- solução de iodinol;
- casca de carvalho;
- levedura