Para muitos, a ameixa está associada apenas a ameixas aromáticas agridoces, bem como a uma variedade de pratos de pastelaria e bebidas açucaradas. No entanto, poucas pessoas sabem que esta fruta é usada com bastante sucesso por residentes da China, do Cáucaso e de outros países para fazer molho picante com um sabor doce. É combinado com sucesso com carne, legumes, queijos e também é usado como tempero perfumado em qualquer louça. O artigo discute as receitas mais populares do molho de ameixa Tkemali de forma clássica, bem como em todos os tipos de variações, com instruções passo a passo e uma foto.
Seleção e preparação de ingredientes
A preparação de um prato de qualidade depende de muitos fatores e geralmente é o resultado de uma abordagem minuciosa do processo, mesmo na fase de seleção dos ingredientes. E não é segredo que essa condição também é aplicável à preparação de molho de ameixa. O principal segredo deste prato caucasiano são apenas dois ingredientes.
Antes de tudo, para tornar esse curativo delicioso, você precisa abordar cuidadosamente a escolha do dreno de base. Tradicionalmente A receita clássica de molho de ameixa usa frutas Tkemali especialmente picantesgraças a que o prato recebeu seu nome mundialmente famoso. Sem eles, um produto picante e picante de acordo com uma receita georgiana real é impossível. Isso ocorre devido às propriedades especiais de sabor dos frutos da planta, que afetam diretamente o sabor final do tempero.
São perfumadas, mas ao mesmo tempo frutas bastante ácidas que, quando cozidas, tornam-se aquele destaque agridoce que pode complementar perfeitamente qualquer prato. Na sua essência, esse tipo de planta é uma variedade de ameixa cereja que cresce em certas regiões da Eurásia. Você pode substituí-lo por quase todos os frutos comestíveis de plantas do gênero Plum, no entanto, o chamado tipo de ameixa chinesa, que se distingue por um sabor particularmente ácido, é mais adequado para o molho Tkemale, então hoje esse molho está disponível em todos os tipos de variações de sabor e cor.
Importante! As ameixas devem ser selecionadas sem sinais de danos causados por pragas ou doenças específicas da cultura. Caso contrário, fazer um produto saboroso não funcionará, pois a carne pode adquirir um sabor desagradável ou um sabor amargo.
O próximo segredo da receita clássica é o ombalo. Este é um tempero especial, que é uma das variedades de hortelã. Cresce em abundância no território da Geórgia, mas longe de todo mundo pode cozinhar um prato, já que não é fácil comprar ombalo em outras latitudes. Você pode substituir esse tempero por qualquer outra hortelã.no entanto, o análogo não deve dar à ameixa um aroma acentuado e amargura.
Preparar frutas para cozinhar é bastante simples. Primeiro, eles devem ser cuidadosamente lavados em água corrente fria e secos. Em seguida, o osso deve ser removido da polpa, após o qual você pode começar a ferver o molho. Se você quiser atrasar o cozimento, coloque as frutas na geladeira. Ao mesmo tempo, não é recomendável congelá-los, pois a carne perderá seu sabor e aroma.
Receitas passo a passo para preparar molho de ameixa para o inverno
O Tkemali de alta qualidade é considerado um molho ideal para carnes e vegetais, que pode dar frescura ao verão no inverno frio. Na culinária, existem muitas receitas para este prato, portanto, além da clássica cor escura da Borgonha, você pode encontrar molho de vermelho e até amarelo. A seguir, são apresentadas apenas as receitas mais bem-sucedidas para uso doméstico.
Uma receita simples para o molho Tkemali
4 latas por 0,5 l60 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Descasque a pimenta do caule e remova as sementes e o filme branco. O melhor de tudo é que uma variedade vermelha de pimenta é adequada para um prato, já que o verde é menos saturado e às vezes pode ter uma qualidade inferior.
- Passe ameixas, alho e pimenta por um moedor de carne e depois combine-os.
- Adicione o açúcar, o sal e a pasta de tomate ao molho de frutas e legumes.
- Misture bem os ingredientes picados e ferva a mistura em fogo baixo, mexendo sempre (o cozimento deve ocorrer no máximo 20 minutos).
- Enrole o líquido quente em frascos estéreis e deixe esfriar. Após cerca de um dia, o prato se torna utilizável.
Esse molho não pode ser chamado de clássico, mas simplesmente repete o Tkemali da Geórgia.
Receita de vídeo
Uma receita simples para o molho Tkemali Receita em vídeo: Uma receita simples para o molho TkemaliVocê sabe No território do Império Russo, a ameixa apareceu graças ao czar Alexei Mikhailovich em 1654. A planta foi plantada pela primeira vez em Izmailovo, no território do jardim real.
Com maçãs
4 latas por 1 litro60 minutos
maçãs (variedades azedas)
1,2 kg
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje as ameixas sem sementes com água e ferva os frutos até que estejam completamente fervidos. Você precisa ferver as frutas em fogo baixo para que a pasta resultante não queime.
- Moa a ameixa cozida 2-3 vezes através de uma peneira fina, isso deve ser feito com cuidado para trazer a carne à uniformidade total.
- Descasque as maçãs do caroço e descasque e, em seguida, ferva e moa por uma peneira.
- Combine o molho de maçã e o purê de ameixa e, em seguida, adicione açúcar, sal e especiarias à mistura.
- Coloque o líquido em fogo lento, deixe ferver por 20 a 25 minutos, despeje em frascos estéreis e enrole.
Você sabe Na China, a ameixa é considerada o símbolo oficial do inverno. Além disso, no Japão, a planta é considerada um símbolo da primavera triunfando sobre o frio do inverno.
Em georgiano
6 latas por 0,5 l; 60 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje a fruta com água limpa e cozinhe em fogo baixo até que a polpa seja separada da casca.
- Moer ameixas cozidas no liquidificador.
- Adicione sal, açúcar, temperos e alho picado à polpa e, em seguida, moa tudo bem novamente.
- Ferva a mistura em fogo baixo por cerca de 30 minutos, despeje em frascos estéreis e enrole.
Recursos de armazenamento em casa
Devido ao aumento da acidez, saturação com sal e especiarias, Tkemali refere-se aos produtos com bom prazo de validade. Em frascos bem esterilizados à temperatura ambiente, o molho é capaz de manter sua frescura por 1 ano. Na geladeira, adega ou loja de vegetais com uma temperatura de +5 ... + 15 ° С, o reabastecimento pode ser economizado até 3 anos. As latas seladas devem ser consumidas dentro de 2-3 semanas, mas ao mesmo tempo devem ser armazenadas na geladeira a uma temperatura de 0 ... + 5 ° C.
Importante! Tkemali e todos os seus tipos são proibidos por qualquer patologia do trato digestivo; portanto, a introdução de tais produtos na dieta para doenças do sistema digestivo é permitida somente após consulta com médicos.
O Tkemali da Geórgia é um dos poucos produtos que complementa perfeitamente qualquer prato de carne e vegetais. Hoje, esse molho tornou-se tão popular que várias dezenas de variações variadas são dignas de fotografia em qualquer livro de receitas, para que todos possam desfrutar de um lanche caucasiano real, para isso, você precisa de apenas 60 minutos de tempo livre e vários quilos de frutas adequadas.