O trigo é considerado a colheita de cereais mais comum no mundo. É por isso que uma grande área de campos é alocada para o seu cultivo. Este cereal é usado para fazer farinha, macarrão e ração animal. Mas, para a preservação da lavoura, é necessário monitorar as condições das lavouras e tomar medidas oportunas para combater doenças e pragas.
Como lidar com doenças do inverno e do trigo da primavera
A maioria das variedades de trigo de inverno e primavera tem um sistema imunológico enfraquecido. Portanto, muitas vezes nos arbustos, você pode ver sinais de várias doenças. O tratamento deve ser realizado com inseticidas. Ao escolher os medicamentos, deve-se começar pelas características da doença, porque alguns deles podem apenas agravar a situação (se a natureza da lesão não for determinada corretamente). O trigo pode ser afetado por doenças fúngicas, bacterianas e infecciosas. Mais informações sobre como combatê-las serão descritas abaixo.
Você sabe Os povos eslavos consideravam o trigo um símbolo de riqueza. Foi transportado com você em pequenas bolsas como proteção contra danos.
Fusarium
Uma doença comum da cultura descrita é o fusarium. Afeta não apenas arbustos de trigo, mas também espigas. O agente causador é o fungo Fusarium, e sinais da doença podem se manifestar no sistema radicular, causando enormes perdas de rendimento. Para preservar a colheita em potencial, tente iniciar o tratamento em tempo hábil.
Espiga de trigo
Os sintomas da fusaoriose com espiga de trigo incluem:
- a presença de placa rosa ou laranja do micélio, que se manifesta nas escamas;
- a ocorrência de esporulação rosa-pálida do fungo;
- a formação de manchas nos olhos na superfície da orelha.
Importante! Fusarium é perigoso para humanos e animais se eles comerem produtos assados ou alimentos feitos com farinha infectada. O envenenamento se manifesta na forma de falta de apetite, diminuição da fertilidade, além de danos aos órgãos internos (fígado e rins).
Nos estágios iniciais, a doença está localizada nas cascas dos grãos, portanto, é improvável que o agricultor veja sintomas de danos. Literalmente dentro de uma semana, o patógeno se desenvolve e atinge o embrião do grão, como resultado do qual se torna leve. A superfície das sementes afetadas está enrugada, um sulco profundo aparece na superfície.
O combate à infecção por Fusarium consiste no tratamento de culturas com uma solução de "Protioconazol" (20 g por 5 litros de água). O procedimento deve ser realizado durante a floração do inverno e do trigo da primavera. Para o tratamento, você pode usar o "tebuconazol" (30 g por 10 litros de água). Para pelo menos cem acres de área semeada, use pelo menos 50 litros de solução.
Podridão da raiz de Fusarium
É visto frequentemente que o trigo é afetado pela podridão das raízes de Fusarium. Os agentes causadores são os fungos Fusarium culmorum e Fusarius avenaceum.
Somente arbustos adultos são afetados e se manifestam na forma de:
- manchas marrons na superfície dos crescimentos;
- podridão podridão das raízes;
- clareamento do caule;
- vazios de uma orelha;
- revestimento amarelo ou rosa nos arbustos.
No combate à doença, recomenda-se o uso de fungicidas potentes. Os medicamentos eficazes são Impact (1 litro por 20 litros de água), Abacus (300 ml por 15 litros de água) e Ranazole (250 ml por 30 litros de água). A pulverização das plantas é necessária após o aparecimento dos primeiros sinais de podridão das raízes do fusarium.
Esclerotinia do trigo
Outra doença fúngica que afeta o inverno e o trigo da primavera é a esclerotiniose. O agente causador é Sclerotinia borealis Bubak. Os primeiros sinais da doença podem ser observados imediatamente após a neve derreter. Os sintomas são a presença de placa cinza com cachos semelhantes ao algodão, localizados nas folhas e caules. Com o tempo, a doença se desenvolve, provocando o aparecimento de manchas marrons na superfície. Primeiro, as folhas desbotam nos arbustos e depois (literalmente uma semana depois) escleródios pretos aparecem nos nós do perfilhamento. As partes infectadas do mato morrem logo e cerca de 40% da colheita é perdida.O tratamento da esclerotiniose consiste em tratar o inóculo com uma solução de “Triazol” (300 g por 10 l de água) e “Benzimidazol” (100 g por 10 l de água). Pelo menos um litro da mistura de trabalho é distribuído em um centésimo.
Você sabe Os eslavos consideravam o trigo um símbolo da vida e da riqueza. O grão de trigo é um componente necessário das parcelas mais populares para fertilidade, riqueza e felicidade.
As medidas de controle agro-técnico incluem:
- Aração profunda.
- Calagem.
- Remoção de ervas daninhas.
- Conformidade com o momento ideal da semeadura.
- Plantio de variedades resistentes.
- Vestir no início da primavera.
Septoria spike
As variedades de trigo no inverno e na primavera são freqüentemente afetadas pelo spike septoria, causado por Septoria sphaeropsidales. As plantações mais afetadas são observadas no norte do Cáucaso.
Sintomas característicos da doença:
- manchas amarelas claras com uma borda escura nas folhas;
- hastes de perfuração;
- infertilidade dos ouvidos.
Para evitar septórios, é necessário aderir à rotação ideal das culturas e ao fertilizante oportuno. Tente também plantar variedades de trigo com um sistema imunológico bem desenvolvido.
Podridão
Existem vários tipos de podridão que afetam um arbusto de trigo:
- helminthosporious. Afeta mudas, provoca a morte de arbustos. Primeiro, a necrose escura aparece na planta, localizada no coleóptilo. Depois de algum tempo, o entrenó subterrâneo e a base das hastes ficam marrons. As raízes apodrecem e morrem. O tratamento consiste no processamento das culturas com a solução Gambit (40 g por 10 litros de água). Pelo menos um litro da mistura de trabalho é distribuído no centésimo;
- opiobial. Provoca a morte de hastes produtivas durante o processo de crescimento. Os sintomas da doença são o escurecimento do sistema radicular e o atraso no desenvolvimento dos arbustos. Como uma luta contra a doença, use o medicamento "Graminion" (50 g por 5 litros de água). A pulverização da sementeira é necessária durante o aparecimento dos primeiros rebentos, usando pelo menos 40 litros por centésimo.
Smut
Os sintomas de uma dor de cabeça são os seguintes:
- Partes da orelha se transformam em uma massa empoeirada de cor escura, coberta com uma película fina.
- O aparecimento de listras pretas nas folhas.
- Crescimento lento do mato.
- Grãos vazios.
O desenvolvimento ativo da doença ocorre se a temperatura ambiente estiver na faixa de + 18 ° C a + 20 ° C, e a umidade atingir 80%. O tratamento está usando inseticidas. Quando as primeiras mudas aparecem, elas pulverizam as culturas com a solução Boreya (300 g por 10 litros de água).Importante! Nos casos em que as culturas de cereais são afetadas pelo smut, o rendimento é reduzido em 27%. Portanto, é necessário iniciar o tratamento dos arbustos nas primeiras manifestações da doença.
Ergot
O ergot é considerado uma doença perigosa, que pode destruir pelo menos 20% da colheita. O agente causador é o fungo Claviceps purpurea. A fonte de infecção secundária são formas que se espalham por insetos e pelo vento. A maioria dos chifres de ergot retém seu micélio por dois anos e pode ocorrer a qualquer momento.
Os sinais de doença incluem:
- a aparência de líquido pegajoso em uma orelha ou panícula;
- o aparecimento de esclerócios preto-púrpura na superfície do mato;
- derramamento de grão;
- lento desenvolvimento da cultura.
A proteção do plantio consiste na semeadura precoce das culturas de grãos, colheita oportuna e limpeza completa das sementes. Além disso, "devolva" o trigo ao campo não antes de 2 anos depois. É necessário dar descanso ao solo e se recuperar.
É necessário combater o ergot por tratamento mensal com uma solução de Karbofos (400 g por 10 litros de água). Pelo menos um litro de mistura de trabalho é usado por centésimo.
Oídio
Sintomas de oídio:
- revestimento de teia de aranha branca nas hastes;
- manchas marrons nas folhas, cobertas com corpos de frutas negras cleistothecia;
- o aparecimento de esporos elipsoidais nos ouvidos.
Para curar o trigo, você precisará realizar um tratamento único dos arbustos com uma solução de líquido Bordeaux (300 g por 50 litros de água). Este volume da mistura de trabalho é distribuído em um centésimo.
Ferrugem
Quando o trigo é afetado pela ferrugem, os sintomas aparecem primeiro na superfície das bainhas das folhas. Na epiderme da cultura de grãos, um micélio se desenvolve, que cresce na forma de esporos marrom-enferrujados.Primeiro, a superfície envolvida na fotossíntese diminui nos arbustos afetados. Os uredosporos provocam ruptura da epiderme, o que leva a uma violação do balanço hídrico. No final do processo de vegetação, o fungo se desenvolve nos locais onde as uredinias se formam e contribui para o aparecimento de listras pretas com cerca de 2,2 cm de comprimento.
Para tratar a ferrugem, você precisa usar medicamentos altamente eficazes vendidos em lojas agrícolas. Bem comprovado "Abacus" (30 g por 10 litros de água) e "Gambit" (40 g por 20 litros de água). O volume ideal de fluido de trabalho, por centésimo, não é inferior a 60 litros.
Mancha de folhas
Esta doença foi descoberta pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos 60 do século passado. Os sintomas se manifestam no estágio em que o espigão entra no tubo. Os sinais da doença são a presença de necrose branca ou amarela nas folhas. As lesões aumentam a uma velocidade tremenda e se transformam em manchas de tom cinza ou marrom claro.
Você também pode notar o escurecimento das escamas nos arbustos. A intensificação do desenvolvimento da mancha foliar é observada em climas quentes. A luta contra a doença é usar o Eraser ou Bemorad. Para diluir as preparações, basta misturar 300 ml de cada substância e 20 litros de água. Tente pulverizar as plantas no início da primavera.
Bacteriose
A bacteriose geralmente afeta o inverno e o trigo da primavera. Esta doença raramente aparece durante a formação de mudas.O desenvolvimento ativo das bactérias começa 2-3 semanas antes da colheita. No processo de impacto negativo dos patógenos, cerca de 25% das matérias-primas valiosas podem ser destruídas.
Listrado
O agente causador da bacteriose listrada é Pseudomonas fluorescens. Provoca podridão do caule e uma diminuição na germinação do grão. Na maioria das vezes, a doença aparece devido a um clima quente desfavorável e cuidados de baixa qualidade, que aumentam a suscetibilidade da cultura a bactérias patogênicas.O tattu (20 g por 10 l de água) e o Agat-25 (250 ml) são considerados agentes eficazes no combate à bacteriose listrada. 10 litros de água). O tratamento é realizado nos primeiros sintomas da doença (manchas escuras alongadas nas folhas e caules). Serão necessários cerca de um litro de solução por centésimo.
Basal
O agente causador da bacteriose basal é a Pseudomonas syringae. Os sinais característicos da doença são danos às escamas inferiores, bem como a identificação de plantas que estão no estágio da vegetação.
Quando a doença está apenas começando a se desenvolver, manchas transparentes de tom amarelo ou marrom, aparecem formas alongadas na superfície das folhas. Dentro de algumas semanas, a doença se desenvolve ativamente e as áreas afetadas secam. Muitas vezes, a parte inferior do caule é pintada em cores escuras. Com o desenvolvimento ativo da bacteriose basal, a orelha é deformada e o germe do grão fica marrom.
Se você não iniciar o tratamento oportuno, a qualidade do produto piora e a taxa de germinação da semente é reduzida. A luta contra a doença consiste em pulverizar a cultura com uma solução Tornado (300 g por 20 litros de água). São necessários pelo menos 70 litros de fluido de trabalho por centésimo
Amarelo
O agente causador da bacteriose amarela é a larva do nemátodo do trigo - Anguina tritici. Ela é capaz de manter sua viabilidade, permanecendo no solo por 5 anos. Se a cultura estiver infectada, uma mancha amarela ou branca de formato longitudinal aparece nas bordas das folhas. Nos primeiros dias, o tecido afetado é coberto com um revestimento brilhante e depois seca e morre.
Para se livrar da bacteriose amarela, você precisará realizar um tratamento de inoculação único com solução Kolosal (20 g por 10 litros de água). Para pulverizar cem partes, serão necessários pelo menos 50 litros de fluido de trabalho.
Pragas do trigo e formas de lidar com elas
As variedades de trigo no inverno e na primavera podem ser afetadas por pragas, que não só são capazes de destruir a maior parte da safra, mas são portadoras de várias bactérias e fungos que provocam o desenvolvimento de doenças. Se você quiser proteger as plantações dos parasitas, não será necessário apenas o uso de produtos químicos. É necessário monitorar a qualidade dos cuidados, afrouxar oportunamente o solo e remover ervas daninhas.
Você sabe Os faraós egípcios foram enterrados com colares de trigo e cevada. Acreditava-se que essas jóias protegessem os governantes do outro mundo das adversidades e maldições.
Erro vermelho (broca do celeiro)
Muitos agricultores atribuem o inseto vermelho (outro nome - gorgulho do celeiro) a uma das pragas mais perigosas dos cereais. Na maioria das vezes, é encontrado em regiões com clima quente. Esse parasita roe sulcos no chão e suas larvas comem grãos por dentro. Esse impacto reduz significativamente a massa de matérias-primas dos grãos e piora a germinação das sementes. O bug vermelho, além do dano "próprio", é capaz de afetar negativamente os cereais pelo fato de carregar esporos de smut.
O comprimento do corpo de um besouro adulto é de cerca de 4 mm, marrom escuro, brilhante. Os métodos de controle de pragas são desgaseificação por aerossol e gás. Para isso, você pode usar as preparações "Brometo de metila" e "Clorofos".
Pulgão
Os pulgões de cereais grandes são caracterizados por um corpo fusiforme, cujo comprimento é de cerca de 3 mm. Tem uma cor marrom-amarela. A praga hiberna nas colheitas de trigo no inverno e não forma colônias. Também pode ser encontrado em locais de armazenamento de produtos (estábulos). Alimenta-se principalmente na parte superior da orelha e, se não for oportuno começar a eliminar o parasita, haverá uma alta probabilidade de morte de parte da colheita. A quantidade de perdas não é inferior a 25 c / ha. Para destruir os pulgões dos cereais, é recomendável usar uma solução de Mortir e Tiofeno. É necessário tomar 40 g de cada substância e diluir em 10 litros de água. A pulverização é realizada em um volume de 50 litros de fluido de trabalho por centésimo.
Tripes de trigo
Descrição de pragas:
- comprimento do corpo - 2 mm;
- forma - alongada;
- a barriga é paralela ao chão;
- a presença de asas;
- as larvas são vermelhas brilhantes, com pernas escuras e antenas.
Tripes de trigo afetam apenas a orelha. Com a ajuda de antenas suga suco de grãos. As áreas danificadas são cobertas com revestimento branco e secas. Para destruir a praga, você precisará pulverizar a colheita com a solução Rakursa (50 g por 10 litros de água). São utilizados pelo menos 70 litros de fluido de trabalho por centésimo, molhando abundantemente os ouvidos.
Colher de grãos
O corpo da colher de grãos é pequeno - apenas 2 cm de comprimento. A envergadura tem cerca de 4 cm e as asas dianteiras são de cores diferentes - do cinza ao marrom, mas as asas traseiras são marrom-acinzentadas. Ovos de insetos - com diâmetro não superior a 0,5 mm. Eles têm um tom amarelo claro, a superfície com nervuras radiais planas. A larva da concha de grãos atinge cerca de 2,5 cm. Nos primeiros dias, a lagarta tem uma cor verde clara e, com o tempo, a cor muda.
Uma praga adulta que prefere acabar no ouvido causa pouco dano às colheitas de cereais. Ela come desossada. As larvas são mais prejudiciais. Eles roem grãos verdes. Uma larva é capaz de destruir cerca de 0,2 g de sementes em um dia. Durante toda a estação de crescimento, a concha de grãos e suas larvas reduzem o rendimento em 200 kg por hectare.
Você pode lidar com a praga se pulverizar em tempo hábil. Para esses fins, recomenda-se o uso de "Pankotseb" e "Metionina". Misture 15 ml de cada preparação em 10 l de água e processe as culturas. Cerca de um litro de fluido de trabalho é consumido por centésimo.
Sawflies
O corpo da mosca de cereais atinge 9 mm de comprimento. É de forma oblonga e tem uma tonalidade preta. Listras amarelas podem ser vistas na barriga da praga. As serras alimentam-se dos tecidos internos do caule. Como resultado, forma-se um espigão fino com grãos vazios nos arbustos e, contra a mosca, é recomendável usar soluções dos preparados Medea (67 ml por 10 l de água) e Tersela (47 g por 10 l de água). Pulverize as lavouras imediatamente após perceber a praga. Caso contrário, pode destruir até 120 kg de grão por hectare. A quantidade ideal de fluido de trabalho é de 50 litros por centésimo.
Percevejo
Nas plantas de trigo da primavera, traços da atividade vital do inseto geralmente podem ser notados.. Este é um pequeno inseto preto cujo corpo tem apenas 4 mm de comprimento. O parasita se alimenta de grãos, o que reduz significativamente os indicadores de rendimento.O combate ao inseto é pulverizar as plantas com uma solução de "Karate-Zion" (70 g por 10 litros de água). Pelo menos um litro de líquido preparado é usado por centésimo. Se você notar sinais dessa praga em uma semana, processe novamente após 14 dias.
Grubs
A larva adulta do Khrushchev (besouro) cresce até 50 mm de comprimento. O corpo é branco-amarelado, grosso, curvo. A cabeça da lagarta é bastante maciça, de cor marrom. Desde os primeiros dias de vida, os parasitas se alimentam do conteúdo interno do grão, esvaziando-o completamente. Como resultado, os rendimentos das colheitas são reduzidos em 140 kg por hectare.Inseticidas fortes, como “Dialen” e “Magnum”, ajudam a se livrar das larvas de larvas. Para preparar uma solução para a pulverização, são misturados 30 ml de cada preparação e 10 l de água. Para processar cem partes, serão necessários cerca de 40 litros de fluido de trabalho.
Mosca da juta
Externamente, a mosca hessiana parece um pequeno mosquito. O comprimento do corpo da cor marrom avermelhado atinge 3 mm. A cabeça do inseto é pequena, com olhos pretos e bigode comprido. As pernas são longas, vermelhas. As fêmeas têm uma barriga ovóide e os machos têm uma cilíndrica. A mosca hessiana come variedades suaves de trigo, em particular - caules. As áreas afetadas da planta morrem muito em breve, o que afeta negativamente a colheita.
O controle de pragas consiste na pulverização com solução de Pencocepa (80 g por 10 l de água). O processamento é realizado no início de março ou abril, quando há uma postura ativa dos ovos. Cerca de um litro de fluido de trabalho é consumido por centésimo.
Wireworms
As pragas acima são caracterizadas por uma forma oval alongada do corpo, cujo comprimento é de cerca de 15 mm. A cabeça é pequena. A cor pode ser diferente, do amarelo claro ao preto saturado. Wireworms se alimentam de variedades suaves de trigo, destruindo completamente a semente do grão. Como resultado, a germinação das sementes é reduzida e a maior parte da colheita é perdida.É aconselhável usar inseticidas modernos no controle de pragas. "Tanrek" (60 g por 10 l de água) e "Gorgon" (78 g por 10 l de água) são considerados muito eficazes. Em cem partes, você precisa gastar pelo menos 30 litros da solução preparada.
Então, agora você sabe quais doenças e pragas o trigo é afetado (inverno e primavera). Para proteger a colheita, tente cuidar dos plantios em tempo hábil, remova as ervas daninhas e solte o solo. Além disso, não se esqueça de observar o momento da semeadura para reduzir a probabilidade de infecção do material da semente. Para o tratamento, inseticidas de ação rápida devem ser usados.