Certificados falsos de batata de semente do serviço holandês de inspeção de batata de semente NAK (Nederlandse Algemene Keuringsdienst) foram descobertos em circulação na Holanda e na Bélgica no mês passado.
No entanto, a Breeders Trust, uma organização de dez empresas de cultivo de batata de sementes da Alemanha, Holanda, França e Dinamarca, com membros como Agrico, Meijer e Danespo, logo encontrou os culpados em colaboração com o NAK.
“A fraude na certificação NAK, sem dúvida, terá sérias conseqüências para produtores, comerciantes e exportação de batatas de semente. Também estamos preocupados com as possíveis consequências negativas para os consumidores e produtores belgas no mercado, se as autoridades não decidirem que essas batatas recém plantadas devem ser removidas o mais rápido possível e imediatamente destruídas ”, disse Gert Staring, diretor da Breeders Trust.O caso de fraude está relacionado ao maior produtor de batata de semente holandês, que plantou mais de 350 hectares de batata de semente anualmente. Alegadamente, a fraude foi cometida durante os últimos 3 períodos de crescimento. Agora, o fazendeiro admitiu que escolheu várias vezes Fontane de uma poça de batatas de semente. Ao mesmo tempo, a parte acusada cometeu deliberadamente uma violação do contrato, afetando seriamente o comércio e a exportação de batatas de semente.
Somente no último ano de cultivo, pelo menos 250 toneladas de batatas de semente sem certificados oficiais da NAK foram aparentemente vendidas em particular à Zeeland Trade BV, uma empresa comercial sediada em Vogelvaard. Graças aos certificados falsificados usados por essa empresa comercial, este material acabou encontrando seus clientes.O Breeders Trust incentiva todos os produtores holandeses e belgas de batatas, assim como os corretores, a verificar a autenticidade dos certificados que receberam em massa nos últimos 3 anos através do Zeeland Trade. Se nos últimos anos, além da variedade Fontane, foram vendidos mais lotes e variedades com certificado falso, propõe-se informar o Breeders Trust ou o NAK sobre isso.