O agricultor de Odessa, Maxim Dikhtyarenko, dedica-se ao cultivo de frutas exóticas: laranjas, tangerinas, limões, kumquat, clementina e colhe grandes colheitas. No jardim, o entusiasta tem um limão, cujos frutos pesam 1 kg.
Maxim se interessou por plantas exóticas relativamente recentemente. Há 10 anos, ele adquiriu uma muda de limão, mas uma tentativa de cultivá-la não teve êxito.
O jovem jardineiro não desistiu, mas começou a estudar a tecnologia agrícola de seu cultivo. Armado com o conhecimento, ele fez uma segunda tentativa, uma nova muda enraizou-se e cresceu.
Logo, o jovem reuniu toda uma coleção de exóticos e pensou em construir uma estufa, já que as plantas não cabiam mais no apartamento.
Dadas as altas tarifas de serviços públicos, Maxim Dikhtyarenko aprofundou sua estufa em 1,5 metros no chão. Ela mantém o calor como uma garrafa térmica.
O agricultor é dono de outra estufa, onde cresce mudas e vacina.
Até o momento, Maxim não tem sistema de irrigação por gotejamento, ele faz tudo manualmente.
O limão Panderosa, que produz frutos enormes até 1 kg, tornou-se a planta favorita do agricultor. O híbrido Panderos pode ser propagado por estacas ou sementes. As estacas são adequadas mesmo para iniciantes, pois não implicam a presença de conhecimentos especiais.
Como diz Maxim Dikhtyarenko, na Ucrânia variedades de limão como Lunar, Meyer e Pavlovsky crescem e dão frutos. Variedade Lunar refere-se a todas as condições climáticas, pois é capaz de produzir várias culturas por ano. O tempo de maturação dos limões é de 8 a 9 meses.