As vendas nos países europeus do superávit essencial para o processamento de batatas para plantio cessaram após relatos de seus resíduos nas culturas holandesas de sementes que excederam os limites máximos permitidos.
O fabricante do medicamento, a empresa internacional Belchim, tomou precauções e interrompeu a venda do inseticida Teppeki (flonicamida) para fabricantes europeus durante a investigação.
No entanto, Adrian Sisson, gerente técnico da Belchim no Reino Unido, enfatizou que ainda é legal usar o Teppeki para processar batatas e que o produto não foi recuperado.
“Decidimos parar de vendê-lo para uso em campos de batata na Europa até descobrirmos como esses excessos ocorreram. Fabricantes que já possuem estoques do medicamento em suas fazendas podem legalmente usá-lo. Usar Teppeki para processar outras culturas é inofensivo ”, disse um porta-voz da Belchim.
O Teppeki é aprovado para duas aplicações com um intervalo de 14 dias por estação para o processamento de batatas. Além disso, o medicamento é aprovado para uso em trigo de inverno, beterraba sacarina, beterraba forrageira e estupro de oleaginosas.