Analistas do mercado russo de alimentos, voltando-se para as estatísticas, chegaram à conclusão de que, no mês passado, o custo das batatas nos pregões domésticos aumentou mais de 41%.
Além disso, desde o início deste ano, o preço dessa colheita de raízes aumentou em até 68%. Não será supérfluo observar também que, no mês passado, os consumidores russos começaram a pagar mais por cenouras, tomates e cebolas.
Sabe-se que o preço das cenouras aumentou 21% desde o início de março de 2019. E os tomates e as cebolas ficaram 33% mais caros. O Serviço Federal Antimonopólio da Rússia chamou a atenção para essa dinâmica colossal de preços e concordou que o consumidor tem todo o direito de ficar indignado em relação a um aumento tão significativo no preço dos vegetais.Esse é apenas o lado dos implementadores e fabricantes também merece compreensão e suporte. Os especialistas da FAS estão convencidos de que, se você mantiver o custo dos produtos no mesmo nível baixo, poderá esquecer o desenvolvimento econômico do mercado russo.
Para que os fabricantes de produtos possam manter sua produção e desenvolvê-la, os agricultores precisam de lucro, justificando o aumento do preço dos vegetais. Tais considerações foram compartilhadas com o público pelo vice-chefe do Serviço Federal Antimonopólio, Andrei Tsyganov.