Embora as batatas possam ser muito saborosas, elas podem aumentar os níveis de açúcar no sangue das pessoas com diabetes. Pelo menos isso foi até os pesquisadores da Universidade Estadual de Montana desenvolverem a batata Huckleberry Gold, que agora é colhida em uma fazenda em Sheguyang.
“Este é o nosso primeiro ano de cultivo dessa variedade. Quando estávamos procurando batatas para cultivar na primavera, não ouvimos falar dessa variedade. Esta é uma batata relativamente nova; não há muita área semeada na América do Norte ”, disse Katie Cyre, da Pike Lake Farms.
Cyrus compartilhou histórias sobre amigos com diabetes que foram jantar e não conseguiram comer as batatas oferecidas. As batatas, por via de regra, contêm uma grande quantidade de amido e carboidratos, que causam rápidas rajadas de açúcar no sangue, com as quais as pessoas com diabetes não conseguem lidar facilmente.
“Há muitas pessoas com diabetes no norte, então seria útil aqui. Sei que será difícil recusar batatas ”, disse Cyrus.
Os pesquisadores cruzaram duas variedades antigas de batata para criar o Huckleberry Gold, e Kathy Cyre disse que seus testes continuaram nos últimos quatro anos.
Embora uma variedade de batata especialmente cultivada possa implicar cuidados mais detalhados, Cyrus disse que o cultivo de uma nova variedade segue o mesmo padrão de outras variedades.
Estudos demonstraram que as batatas Huckleberry Gold têm um baixo índice glicêmico (classificando os carboidratos nos alimentos como uma medida de seu efeito no açúcar no sangue) em comparação com as variedades convencionais.
Huckleberry Gold contém mais antioxidantes que o Idaho Russet. Antes de receber resultados de testes mais detalhados, os méritos do Huckleberry Gold serão baseados nas palavras promissoras da equipe de desenvolvimento da Universidade de Montana.