Analistas de mercado estão soando o alarme: das prateleiras dos supermercados Altai e das prateleiras do mercado em um futuro próximo, uma mercadoria tão quente como o trigo sarraceno pode desaparecer.
Por um longo tempo, os moradores da região podem ter que se despedir do trigo mourisco em sua dieta pela simples razão de que há uma escassez aguda de matérias-primas para esse produto na região.
As grandes empresas de Altai, cuja principal tarefa é o processamento do trigo sarraceno, estão enfrentando tempos deploráveis de escassez de grãos. É possível que nas próximas semanas a liberação do trigo mourisco no Território de Altai seja suspensa indefinidamente.Em muitos aspectos, a escassez de matérias-primas de trigo sarraceno na região também foi influenciada pelo fato de que recentemente fornecedores de empresas de processamento ofereceram um preço de compra de matérias-primas inferior ao estabelecido. Diante desse fato, os produtores de grãos de Altai começaram a vender grãos de trigo sarraceno para um mercado externo - para o Japão e a República Popular da China, onde os compradores oferecem pagamentos mais generosos.
Como resultado, hoje, levando em conta o fato de que as empresas reduziram a produção de trigo sarraceno em quase 80%, o Território de Altai está à beira de uma grave escassez e interrupção do fornecimento de trigo sarraceno nas prateleiras das lojas.