No momento, um novo GOST está sendo desenvolvido na Federação Russa, cuja principal tarefa é proibir a presença de antibióticos tanto em matérias-primas lácteas quanto em produtos acabados.
Além disso, especialistas em qualidade pretendem desenvolver métodos expressos especiais para determinar antibióticos no leite. Isso foi relatado pelo presidente do comitê de padronização técnica "Leite e produtos para processamento de leite" da Rosstandart Arkady Ponomarev.
Segundo o chefe do departamento, hoje o mercado da Federação Russa precisa urgentemente de padrões mais rígidos para o conteúdo de antibióticos no leite. Para isso, está sendo considerado hoje um programa de um novo padrão para leite e produtos: "Ao usar produtos com antibióticos, uma pessoa se acostuma", observou Arkady Ponomarev. "E se ele precisar desses medicamentos durante a doença, eles podem não funcionar".Não será supérfluo acrescentar que qualquer norma estabelecida deve ser cientificamente comprovada, avaliada e consagrada nos regulamentos técnicos. Isso também é confirmado pelos funcionários da Rosselkhoznadzor.De acordo com o serviço de imprensa da União Nacional dos Produtores de Leite, se antibióticos são usados para tratar animais, o leite recebido desses animais durante o período de tratamento deve ser descartado e não deve ser processado. implementação.