Os ucranianos estão muito mais dispostos a comprar mercadorias fabricadas na Ucrânia.
Mais de 53% de todos os bens comprados pela população do país em 2018, parte dos produtos da produção local na cesta de consumidores dos habitantes da Ucrânia aumentou 1% no ano passado.
Produtos alimentícios com participação de 81,4%, bens industriais - 31,7% se tornaram os líderes em vendas de produtos nacionais. A maior demanda foi por ovos produzidos na Ucrânia (99,2%), produtos de panificação (97,4%), carne de aves (96,5%), manteiga (96,5%) e açúcar (96,9%) )57,6% de todos os vinhos vendidos foram vinhos nacionais, 77,1% - conhaque, 67,9% - vodka e bebidas alcoólicas. O que o país ainda não produz são equipamentos de telecomunicações, como telefones celulares e vídeo, além de equipamentos de áudio. Estes produtos são 100% importados.
Anteriormente, foi relatado que o consumidor ucraniano é muito patriótico, o que se expressa em mais simpatia pelos produtos nacionais do que pelos importados. Isto é especialmente verdade em relação à comida. As vendas de frutas e legumes importados diminuem imediatamente, assim que os produtos locais entram no mercado, mesmo que sejam mais caros que os estrangeiros.