Uma das propriedades mais populares do gengibre é sua capacidade de contribuir para a perda de peso. Muitas pessoas consomem essa raiz para perda de peso, geralmente como ingrediente de vários chás e infusões ou como suplemento natural em cápsulas. Este artigo é dedicado à possibilidade de perder peso com a ajuda do gengibre em pó: contém receitas para as opções e combinações mais eficazes de consumo deste produto, bem como suas propriedades e contra-indicações úteis para a raiz ou o pó.
A composição química do gengibre em pó
O gengibre é uma planta tropical pertencente à família Zingiberaceae. O rizoma desta planta é amplamente utilizado para fins culinários e medicinais. Este tubérculo pode ser usado tanto na sua forma natural como na forma de pó. Seu sabor é levemente picante, doce e com propriedades curativas incríveis, graças à principal substância ativa - o gingerol.
As pessoas consomem principalmente essa raiz por causa de suas propriedades medicinais inerentes ao invés de seu valor nutricional. Mas você deve levar em consideração o fato de que os tubérculos desta planta são uma boa fonte de vitaminas e compostos ativos.
Na sua forma bruta, o gengibre contém água (79%), carboidratos (18%), proteínas (2%) e gorduras (1%) em menor quantidade. Uma porção de 100 g de gengibre em pó contém cerca de 335 kcal, 4,2 g de gordura, 9 g de proteína e 57,5 g de carboidratos. A raiz é rica em vitamina C, vitaminas B9, B6, além de potássio e magnésio.
Você sabe Hoje, o gengibre quase nunca é cultivado a partir de sementes. — a planta se propaga plantando partes do rizoma. A raiz do gengibre tem uma forma irregular e ramificada aleatoriamente, sua cor varia de amarelo pálido a marrom escuro.
Nutrientes da raiz de gengibre:
- Vitamina C ou ácido ascórbico (5 mg ou 6% da massa total). É um importante antioxidante envolvido no desenvolvimento saudável dos tecidos do corpo, fortalecendo o sistema imunológico e impedindo a formação de radicais livres.
- Vitamina B9 ou ácido fólico (11 mcg ou 3% da massa total). O nutriente mais importante para o metabolismo de outros ácidos e aminoácidos no corpo, bem como para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro.
- Magnésio (43 mg ou 12% da massa total). Um mineral essencial para manter a função nervosa e muscular saudável.
- Potássio (415 mg, ou 9% da massa total). Promove o bom funcionamento do sistema digestivo e garante uma contração muscular normal.
- Os tubérculos também contêm outras vitaminas e minerais, como vitamina E, vitaminas B (B1, B2, B3, B5, B6), cálcio, ferro, manganês, zinco, fósforo e sódio.
Até o momento, as raízes desta planta, os pesquisadores descobriram cerca de 115 componentes biologicamente ativos - Entre eles estão gingerols, shogaols e canta. A concentração desses compostos pode variar dependendo do estado da planta: o gengibre cru contém altas concentrações de gingeróis, enquanto na forma seca a raiz contém altas concentrações de shogaols e concentrações reduzidas de gingerols.
Após o tratamento térmico no produto, os níveis de gingerol são significativamente reduzidos à medida que continuam a formar o cantor. Esses três compostos fenólicos têm o maior número de propriedades curativas, entre os quais os mais eficazes são os gingeróis, depois os shogaols, seguidos pelo cantor, sendo a última substância a menos poderosa. Graças a eles O gengibre tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, antieméticas e antiespasmódicas..
Gingerols, Shogaols, zingerones e óleos essenciais presentes no gengibre são responsáveis pelo aroma e sabor característicos, bem como pelas propriedades curativas do produto. A concentração desses compostos depende principalmente de fatores como a geografia do crescimento da planta descrita, o tempo de coleta e métodos de processamento.
O gengibre ajuda na perda de peso?
É impossível prever com antecedência quanto tempo uma pessoa pode perder mais libras, incluindo gengibre em pó em sua dieta permanente. Todas as pessoas diferem entre si em peso corporal, estado de saúde, metabolismo. De acordo com as análises dos consumidores, levará pelo menos 2 semanas para ver os primeiros resultados.
É ainda melhor estender o consumo do produto para 4-6 semanas, pois durante esse período haverá mudanças visíveis na porcentagem de gordura no corpo e o estômago diminuirá visualmente. Mas é preciso lembrar que o gengibre não é uma solução mágica para combater o excesso de peso: para perder peso, uma pessoa ao mesmo tempo que uma dieta precisa levar um estilo de vida saudável.
Como promover a perda de peso:
- Mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras, carboidratos integrais, gorduras saudáveis e proteínas magras. Esta dieta reduz significativamente o número total de calorias consumidas diariamente.
- É necessário fazer exercícios físicos pelo menos 4 vezes por semana, pelo menos 30 minutos em uma sessão.
- Beba chá de gengibre ou água todas as manhãs antes do café da manhã, antes de qualquer refeição ou antes de dormir.
Propriedades úteis e prejudiciais
Devido ao enorme potencial dos compostos de gengibre, muita pesquisa está sendo feita sobre os efeitos que esta planta pode ter no corpo humano.
- Uma das descobertas importantes é o poder de perder peso com a ajuda de gingeróis, que em combinação com outros nutrientes essenciais contribuem para:
- acelerar o metabolismo. Com efeito termogênico, o gengibre aumenta a temperatura do corpo, ativa o metabolismo e leva a uma queima significativa de gordura;
- digerindo comida. Os compostos de gengibre estimulam contrações regulares do estômago e intestinos, melhoram o processamento dos alimentos e ajudam o corpo a se livrar do que não precisa. Eles também ajudam a evitar indigestão e acúmulo de gases no sistema digestivo;
- criando um sentimento de plenitude. O gengibre atua como um inibidor do apetite e ajuda a manter uma sensação de saciedade por um longo tempo, se consumido entre as refeições, geralmente na forma de chá;
- diminuir os níveis de cortisol. O excesso de cortisol (hormônio do estresse) pode ter um efeito muito negativo no corpo, pois o acúmulo de gordura na cavidade abdominal é um dos efeitos mais comuns do estresse. Embora esse hormônio desempenhe funções muito importantes, é necessário mantê-lo sob controle, não apenas para evitar o ganho de peso, mas também para uma boa saúde geral. Os pesquisadores descobriram que o consumo regular de gengibre ajuda a suprimir a liberação de cortisol, além de regular outros fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade, por exemplo, resistência à insulina, perfil lipídico no plasma e fígado, atividade da amilase, lipase e leptina.
Além dessas propriedades, sabe-se que o alto teor de minerais, vitaminas e antioxidantes presentes no gengibre fortalece o sistema imunológico, ajuda a eliminar toxinas e combate a processos inflamatórios.
Tudo isso leva a um melhor funcionamento do corpo, o que significa que ajuda as pessoas a perder peso mais facilmente. No entanto a perda de peso sempre será determinada por outros fatores, como dieta, nível de atividade física, estado de saúde, genética etc. A melhor maneira de perder peso com o gengibre é combiná-lo com uma dieta saudável e equilibrada e com aeróbica pelo menos 3-4 vezes por semana.
E por último mas não menos importante, o uso regular deste produto. O uso periódico de gengibre ou apenas alguns dias não ajudará uma pessoa a perder peso: você precisa ser constante e disciplinado para ver os resultados esperados.
Vídeo: Emagrecimento com Gengibre
Métodos e regras de uso
Essa raiz de tubérculo geralmente está disponível em várias formas: fresca e seca, seca ou em pó. Qualquer uma dessas opções pode ser eficaz para a perda de peso natural. O chá de gengibre é uma das melhores maneiras de tirar o máximo proveito da raiz da planta em questão. A bebida pode ser preparada com gengibre fresco e seco ou moído.
Importante! Para obter uma infusão mais saturada, é melhor usar o rizoma em seu estado natural.
Gengibre em pó
O gengibre picado ou em pó é a raiz de uma planta que foi seca e moída em pó. Esta é uma maneira muito comum de consumir plantas para reduzir o peso corporal. Esse produto está disponível em lojas de alimentos naturais e supermercados. De fato, o gengibre em pó é frequentemente a base para outros produtos para perda de peso, como chá, cápsulas e pastilhas..
No entanto, existe uma maneira mais versátil e interessante de consumir gengibre em pó: como um complemento alimentar.
O pó é um excelente tempero para aromatizar carnes, peixes, frutos do mar, sopas, saladas e também é usado para fazer biscoitos e doces.
A inclusão de gengibre na dieta ajudará:
- aumentar a saciedade. Quando uma pessoa não se sente cheia depois de comer, ela continua a comer. Estudos científicos mostraram que indivíduos que consumiram 2 g de gengibre em pó seco durante o café da manhã experimentaram uma sensação de saciedade 3 horas a mais do que o grupo controle de pessoas que não consumiram;
- melhorar a absorção de gordura nos alimentos. Esta é uma condição muito importante para perder peso. Quando uma pessoa come alimentos gordurosos, seu corpo acumula um excesso de lipídios nas células adiposas, fazendo com que elas se expandam. Os médicos dizem que o uso de gengibre em pó pode estimular o pâncreas e aumentar a produção de sais biliares, o que leva a uma menor absorção de gorduras;
- metabolizar carboidratos.
Importante! Ao usar gengibre em pó para perda de peso deve ser consideradoque a dose não deve exceder a quantidade total recomendada durante o dia, especialmente quando tomado com vários medicamentos. Se uma pessoa bebe chá de gengibre e também usa gengibre em pó para dar sabor aos alimentos, você precisa garantir que outros alimentos não tenham a adição desse tempero.
Chá de gengibre em pó
Fato conhecido: digestão e perda de peso estão intimamente relacionadas. A má digestão pode levar ao ganho de peso, porque o corpo não pode absorver e absorver adequadamente os nutrientes; além disso, também não pode remover efetivamente resíduos e toxinas. Isso pode retardar o metabolismo. Beber chá de gengibre pela manhã ajudará a normalizar o metabolismo e o processo digestivo no corpo humano..
Como fazer chá de gengibre em pó:
- Tome meia colher de chá de gengibre ralado e ferva em 3 colheres de sopa. água por cerca de 10 minutos. com fervura mínima.
- Coe o caldo quente através de uma peneira com pequenos orifícios.
- Beba chá quente ou quente.
Você também pode preparar água com gengibre e limão para perda de peso. Esta bebida dará ao corpo um ímpeto para limpar, além de aumentar a taxa metabólica. Suco espremido com meio limão e uma colher de chá de gengibre ralado são adicionados a um copo de água morna. Recomenda-se beber a bebida de manhã cedo antes das refeições por 1-2 meses.
Você sabe O sabor e a qualidade do gengibre em pó variam muito, dependendo de onde as plantas foram cultivadas; portanto, entre os conhecedores, o melhor produto da Jamaica é considerado de cor pálida, aroma delicado e moagem com textura muito fina. O produto africano é conhecido por ter um sabor acentuado, e o pó de gengibre cultivado na Austrália tem os mais fortes sabores de limão.
Receita de chá verde com aditivo de gengibre:
- Um pequeno comprimento de até 1 cm é cortado da raiz fresca, depois deve ser triturado em uma argamassa ou liquidificador.
- Em uma panela, deixe ferver 0,5 l de água, adicione a massa de gengibre picada e deixe ferver por cerca de 3 minutos. em fogo baixo.
- Então, neste caldo, prepare chá verde (de um saco ou folha), cubra a mistura com uma tampa e insista por 5 minutos.
Raiz de gengibre fresco
O chá com raiz de gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, melhorar a digestão, manter a sensação de saciedade por mais tempo e queimar mais gordura a longo prazo.
Fazendo chá de gengibre para perda de peso:
- Ferva 1 colher de sopa. água ou simplesmente aqueça a água no microondas por 2 minutos.
- Corte um pedaço de raiz (aproximadamente a espessura de um dedo), retire a pele e corte em fatias muito finas e translúcidas.
- Fatias de gengibre são adicionadas ao líquido fervente e fervidas por 1-2 minutos.
- A bebida é deixada em repouso (5 a 10 minutos) para liberar todos os compostos e óleos naturais.
- O chá pronto é bebido enquanto ainda está quente. Em vez de açúcar, você pode adicionar algumas gotas de estévia ou outro adoçante com o mínimo de calorias, em vez de açúcar, mas isso não é necessário.
Recomenda-se tomar chá de gengibre para perda de peso 3 vezes ao dia. A primeira vez que é bebido com o estômago vazio e, opcionalmente, antes ou depois de uma refeição.
A água de gengibre ajuda a saturar o corpo com líquidos, aumenta os níveis de energia, remove as toxinas do corpo, evita a deposição de gordura no estômago e ajuda a queimar células adiposas durante as tarefas diárias. A água de gengibre é uma variante do chá: tem as mesmas propriedades benéficas, mas é preparada de maneira diferente.
Receitas de água de gengibre:
- Ferva 1 litro de água, retire do fogo, adicione 10 ou 12 fatias finas de gengibre recém descascado e cubra o recipiente para insistir por 10 a 15 minutos. Depois que a água é saturada com gengibre, a bebida deve ser filtrada (remover segmentos da raiz) e bebida de forma quente ou fria.
- Pedaços de gengibre descascado são colocados em 1 litro de água à temperatura ambiente e deixados durante a noite. A bebida estará pronta para uso na manhã seguinte assim que for infundida.
Dependendo das proporções utilizadas, o efeito da água de gengibre pode ser mais ou menos intenso. Pode ser bebido várias vezes ao dia antes e após as refeições, mas se o sabor for muito forte, é melhor não exceder uma dose igual a 3 colheres de sopa. por dia
Tendo em conta que o objetivo de beber chá de gengibre ou água é perder peso, não é recomendável adicionar adoçantes (especialmente açúcar) que possam adicionar calorias extras à bebida.
Importante! Se uma pessoa que quer perder peso sofre de uma doença, antes do uso ativo do gengibre é necessário consultar um médico. Também é necessário suspender o uso da raiz, se forem observados sintomas de problemas de saúde, como irritação no estômago, diarréia, queimação na boca.
Contra-indicações
Independentemente de o pó ser usado como tempero na cozinha, como complemento natural ou como meio para perder peso, é importante ter em mente que o produto pode causar efeitos colaterais e é contra-indicado em algumas pessoas. Por recomendação dos médicos, a dose diária não deve exceder 4 g, pois essa é a quantidade que foi determinada como segura como resultado de muitos estudos.
Se uma pessoa deseja perder peso com a ajuda de infusões, chá ou alimentos com a adição de raiz de gengibre, é necessário garantir que ela não a consuma mais do que o recomendado, especialmente se for usado gengibre em pó.
Caso contrário, podem ocorrer efeitos colaterais. Os mais comuns são:
- azia;
- inchaço;
- queimação no estômago;
- diarréia
Além disso, o uso da raiz deve ser evitado simultaneamente com o uso de qualquer medicamento. Os compostos de gengibre podem interagir com alguns medicamentos prescritos - medicamentos para diabetes, pressão alta e anticoagulantes.Nesse caso, você deve sempre consultar um médico antes de combinar a raiz e o medicamento.
Você sabe No Oriente Médio, o gengibre é usado como tempero para pratos de cuscuz, carne cozida e vegetarianos. Esta planta desempenha um papel fundamental nos pratos indianos, também é um ingrediente indispensável para aromatizar pratos de carne, frutos do mar e vegetais nas cozinhas chinesa, japonesa, coreana e vietnamita.
- O uso regular de gengibre para perda de peso é contra-indicado em:
- úlcera no estômago;
- distúrbios hemorrágicos;
- cálculos biliares;
- doença cardíaca
- gravidez ou amamentação;
- alergias ao gengibre;
- sangramento intenso durante a menstruação;
- hemorróidas.
Contra-indicações para a doença não significam que os pacientes não consigam usar gengibre para perda de peso. No entanto eles devem fazer isso com moderação, sempre observando a reação do corpo e seguindo o conselho do médico.
A raiz de gengibre é bastante popular em várias partes do mundo. As pessoas que desejam perder peso devem usar este produto na forma de uma bebida consumida regularmente.