Nos últimos dez anos no Reino Unido, a área total de terras plantadas com vinhedos cresceu 160% e isso está longe do limite.
Ed Mansel Lewis, chefe do grupo consultivo vinícola de Strutt e Parker, disse que o rápido crescimento da indústria do vinho pode abrir novas oportunidades para os proprietários de terras, uma vez que terras adequadas para a produção de vinho atraem preços mais altos.
Segundo o chefe do grupo consultivo, a escolha do lote é crucial quando se trata de criar uma vinha, ou o resultado dos esforços será incompatível com o rendimento.O fornecimento de terras que entra no mercado todos os anos é limitado, e apenas uma pequena parte da terra proposta pode ser adequada para o plantio de vinhedos; portanto, a maior parte da terra para vinhedos será adquirida fora do mercado.
As videiras podem ser cultivadas em muitos lugares, mas as melhores estão nas regiões mais ensolaradas e secas do Reino Unido, como o sudeste da Inglaterra, onde o tipo de solo é muito semelhante ao encontrado no norte da França.Ed Mansel Lewis acrescentou que “vender terras não é a única opção. Muitos proprietários de terrenos são ideais para vinhedos, mas não desejam vender terrenos por várias razões. Os operadores da vinha estão prontos para considerar arranjos alternativos, como arrendamentos de longo prazo, contratos de uva ou joint ventures. ”