Nesta semana, os produtores russos conseguiram aumentar significativamente os preços de melão e melancia, disseram analistas da EastFruit em comunicado.
Segundo os participantes do mercado, essa situação surgiu devido a uma redução significativa no suprimento de melão no mercado russo, uma vez que a maioria dos agricultores das principais regiões de produção desses produtos realmente encerrou a temporada de suas vendas.
Segundo o projeto, somente na semana passada, as melancias ficaram 41% mais caras e hoje os produtores agrícolas vendem a um preço de 3-8 rublos / kg, que é de 0,05 a 0,12 dólares / kg. dependendo da região e da qualidade do produto.
Durante a semana, o preço dos melões subiu 1,5 vezes. No momento, eles estão chegando aos pontos de venda em grandes quantidades a um preço de 12 a 30 rublos / kg. (0,18-0,45 dólares / kg).
Além disso, o melão do Uzbequistão e do Cazaquistão foi fornecido ao mercado russo em grandes volumes a preços de 35 a 45 rublos / kg, o que equivale a 0,53 a 0,68 dólares / kg. dependendo da qualidade e do grau.
Vale ressaltar que, apesar da apreciação apreciável dos melões, as melancias hoje são comercializadas em média 25% mais baratas que na mesma data do ano passado. Além disso, para o melão, eles agora pedem praticamente as mesmas quantidades que no início de setembro do ano passado.