O governo mexicano aumentou sua cota de importação isenta de impostos para frango em 55.000 toneladas devido à produção doméstica limitada em meio a surtos de gripe aviária.
Esse anúncio foi publicado no jornal oficial do governo mexicano, que também fornece evidências de casos confirmados de gripe aviária em cerca de dois terços dos estados do país.
Ao aumentar as importações totais, o México ao mesmo tempo proibiu a importação de produtos de frango de vários estados dos EUA, citando o surto nessas regiões da doença de Newcastle, uma doença viral de aves, principalmente frango.
"Para evitar uma escassez ... é aconselhável deixar opções de fornecimento externas abertas e expandir a cota para a importação de carne de frango fresca, refrigerada e congelada", diz o relatório oficial do Ministério da Economia do México. Os Estados Unidos para o México têm sido tradicionalmente o maior fornecedor estrangeiro de frango.
Sob a nova cota, os compradores podem importar frango fresco, refrigerado ou congelado, incluindo pernas e quadris, especialmente procurados pelos consumidores mexicanos.
A gripe aviária ou peste aviária clássica é uma doença viral infecciosa aguda das aves, caracterizada por danos ao sistema digestivo, respiração e alta mortalidade. Uma doença particularmente perigosa que pode causar grandes danos econômicos.