Na Ucrânia, os pistácios nunca foram cultivados em escala industrial. O produtor de nozes espera ver a primeira colheita após 6 anos.
Segundo Andrei Petkov, uma árvore que atinge 10 anos de idade já dá cerca de 10 Kg. Um entusiasta acredita que seu exemplo inspirará jardineiros ucranianos das regiões sul do país a cultivar essas nozes.
O agricultor recebe mudas do Uzbequistão, pois o clima da região de Odessa tem muito em comum com as condições climáticas da Ásia Central, que proporcionam o cultivo bem-sucedido dessas árvores na Ucrânia.
Sob a colocação do jardim, Andrei Petkov arrendou por um longo período 3,5 hectares de terra na vila de Broska, distrito de Izmail. Já em junho deste ano, ele plantou mais de 3 mil mudas, apesar de 300 árvores serem plantadas em 1 ha.
Segundo o agricultor, os pistácios toleram secas, salinidade do solo e temperaturas extremas. Cultivar um pistache é muito benéfico. Na Europa, sua lucratividade em comparação com as culturas convencionais como tomate, beterraba, milho e amêndoas é muito maior.
Ao mesmo tempo, o preço de custo é bastante baixo devido à despretensão natural das árvores de pistache.