As plantas decorativas são um atributo integral do design de uma variedade de quartos. Verdes em vasos não apenas desempenham a função de saturar o ar com oxigênio, como também decoram o interior e agradam aos olhos com sua bela aparência. Essas plantas são típicas da nossa região e exóticas. Os últimos incluem begônia de coral - uma bela flor nativa da América do Sul.
Descrição da planta
A begônia coral é uma planta de folhagem decorativa pertencente à grande família Begônia. A variedade de corais dessa flor veio do Brasil para nós. Com o cultivo em casa, o caule de uma begônia de coral pode atingir uma altura de 60 cm a 1 m e, na natureza, até 1,5 m.
Sistema raiz | Fibroso |
Caule | Vertical |
Forma de folha | Oval, cortado ou alongado |
Cor da folha | Tons de verde com manchas brancas e prata |
Forma da flor | Inflorescências, aglomerados de guarda-chuva |
Cor da flor | Coral, rosa, roxo claro |
Condições necessárias para o pouso
Ao criar a begônia coral em casa, é importante aderir a várias regras. Eles se relacionam ao processo de plantio em si e às condições da flor.
Confira plantas de casa como o adromisco.
Estação ideal
A estação da primavera é considerada a mais preferida para o plantio de uma begônia de coral, pois é nessa estação que ocorre a floração. No entanto, manter a temperatura correta possibilita o plantio a qualquer momento.
Seleção do pote
A opção mais ideal é uma panela de barro com diâmetro de 5 a 6 cm. Quando o sistema radicular finalmente se formar na flor, ele deverá ser transplantado para uma panela maior - de 8 a 10 cm de diâmetro.Se a planta foi plantada na primavera, ela precisa ser transferida para um vaso ainda maior: a primavera é a mais favorável ao crescimento das flores, por isso cresce mais rapidamente do que em qualquer outra época do ano. No entanto, você precisa ter cuidado ao escolher um pote - se ele for muito grande, as raízes começarão a apodrecer.
Solo
A opção mais fácil é comprar o solo em uma loja especializada. Para a begônia coral, o solo destinado às violetas é bastante adequado. Se você tem desejo e tempo, pode começar a procurar um solo adequado por conta própria, mas em condições urbanas esse processo é bastante problemático.
Importante! Debaixo do chão, no fundo da panela, você precisa colocar uma camada de cascalho ou argila expandida com uma espessura de 1,5 cm.
Outra opção é a preparação do solo feita à mão. Para fazer isso, você precisará de composto, turfa e areia (100 g cada ingrediente) e solo do jardim (200 g).
Temperatura e umidade
Como a begônia coral vem da América Latina, ela adora ar moderadamente quente. A temperatura ideal para esta planta varia de 14 a 25 ° C. Exceder o regime de temperatura é repleto de queimaduras de folhas e temperaturas muito baixas - com congelamento e morte.Vale lembrar que o principal inimigo da begônia são os saques. Em termos de umidade, a planta não é muito extravagante, mas adora água. Você precisa regar a flor para que o nível da água fique um pouco mais alto que o nível do solo e faça a próxima rega quando o solo secar.
Modo de luz
A planta adora a luz solar. É melhor colocar a panela para que os raios oblíquos do sol caiam nas folhas e no inverno - no local mais iluminado da casa. Você pode colocar o vaso de flores em qualquer lado, exceto no sul; caso contrário, a luz solar direta poderá entrar na flor, o que levará a queimaduras e a secagem da begônia.
Home Care
Cuidar de plantas não se limita apenas às condições de detenção. Também inclui atividades como poda e rega.
Você sabe Em 1920, o astrônomo alemão Carl Reinmouth nomeou um dos asteróides em homenagem a esta flor - 943 Begônia.
Rega
Como mencionado acima, uma planta deve ser regada somente quando o solo começar a secar. Este método de irrigação é mais conveniente, pois a flor não tolera a seca e, ao mesmo tempo, não gosta quando a água estagna no solo.
Top vestir
Sujeito às condições de manutenção e rega das begônias, não são necessários fertilizantes e isso custará completamente água e luz solar. No entanto, uma vez a cada 3 meses, uma solução contendo compostos de potássio deve ser adicionada à água durante a irrigação.
Poda
É necessário aparar a begônia quando o comprimento do tronco atingir 10 cm. A quantidade necessária para encurtar a planta depende das preferências do proprietário. As formas ideais para o projeto da planta são um arbusto, uma pirâmide e uma bola. Se o caule for muito grosso, você deve limitar-se a processar os rebentos laterais.
Importante! Após o corte, é estritamente contra-indicado alterar a temperatura da planta.
Também é importante saber como aparar adequadamente a begônia após o inverno: as hastes são encurtadas para 7 cm, o que contribui para o crescimento ativo das mudas. Igualmente importante é a escolha da ferramenta. A melhor opção seria uma lâmina de barbear ou uma faca de construção.
Transplante
Begônias jovens requerem um transplante todos os anos. Eles fazem isso no final da primavera ou início do verão. O novo tanque deve ter um diâmetro de 1,5 a 2 cm maior que o anterior, para que o sistema radicular tenha espaço para crescer.As plantas adultas não precisam de transplante e podem ser limitadas ao transbordo ou substituição do solo superficial.
Reprodução
Uma planta é boa e duas são melhores. A begônia se encaixa perfeitamente nessa regra devido à beleza de suas flores. Felizmente, uma flor pode ser propagada de várias maneiras ao mesmo tempo: por estacas, dividindo o mato e também a partir de sementes.
Importante! Polvilhe o solo por cima com cinzas para que a folha não comece a apodrecer.
Estacas
Uma das maneiras mais fáceis de propagar é usar estacas. Um corte das estacas foliares é feito a partir da parte central do caule. Os talheres são colocados em um recipiente com água à temperatura ambiente, os aditivos na água não se misturam. A planta permanece sob supervisão por algum tempo até que as raízes se formem e cresçam 1 cm. Depois disso, o caule com raízes pode ser plantado em um substrato.
Vídeo: formação e propagação de arbustos por estacas
Sementes
O cultivo a partir de sementes ocorre de acordo com um esquema semelhante a outras plantas. Em uma panela ou caixa, é necessário preencher um substrato pré-preparado, após o qual, usando o selo, coloque as sementes nele. A semeadura deve ser coberta com uma “tampa” de vidro ou filme plástico e colocada em um local quente. Após a germinação das sementes, a “tampa” deve ser removida e o recipiente com a planta deve ser movido para um local bem iluminado.
Quando as 2 primeiras folhas aparecerem, faça uma escolha de acordo com o padrão 3 × 3 e após 30 dias - outra escolha, já de acordo com o padrão 6 × 6. Após 15 dias, é realizada a cobertura e, após outros 30 dias, é realizada a colheita de plantas que crescem de diferentes sementes em vasos separados. A etapa final - após 30 dias, as plantas são transplantadas para o campo aberto.
Dividindo o mato
Este método de reprodução consiste em dividir uma flor existente. O arbusto deve ser escavado no chão e cortado em várias partes para que cada uma delas tenha brotos e raízes. Cada uma das partes obtidas deve ser colocada em um vaso separado, onde a planta continuará sua vida.
Possíveis problemas
Além de perturbar as condições de vida, a begônia, como outras plantas, tem medo de problemas como doenças e pragas.
Você sabe No Himalaia, a begônia é usada como tempero em muitos pratos. As folhas desta flor são comidas.
Doenças
Existem muitas respostas para a pergunta sobre por que a begônia não floresce e uma delas é a doença. As doenças mais comuns incluem:
- Oídio - ocorre quando há uma quantidade excessiva de água no solo. Aparece na forma de manchas marrons nas folhas. A doença deve ser combatida através da remoção de folhas infectadas, após as quais a planta é tratada com fugicida.
- Podridão cinzenta - ocorre em alta umidade e altas temperaturas. As folhas ficam cobertas de manchas brancas, depois começam a apodrecer e desintegrar-se. Para o tratamento, é utilizado o tratamento da parte aérea da begônia com uma solução a 1% do líquido de Bordeaux, bem como a diminuição da umidade.
- Manchas bacterianas - pequenas manchas aquosas aparecem nas folhas, levando à morte da flor. Esta doença é incurável, portanto, apenas a prevenção é usada. Para este fim, é utilizado cloreto de cobre a 5%.
Pragas
Pragas comuns que parasitam begônias são tripes e ácaros. O primeiro pode ficar com novas plantas trazidas da loja. Se aparecerem, o vaso com a flor afetada é removido do restante das flores e tratado com inseticidas por várias semanas seguidas, e o local onde costumava ficar é desinfetado e lavado bem.
Os carrapatos começam com baixa umidade - o ar fica muito seco. Eles são fáceis de identificar pela teia e por pontos brancos no interior das folhas. Para combatê-las, a begônia deve ser lavada com sabão ou detergente em água morna e depois tratada com inseticidas. A begônia coral é uma flor despretensiosa. Não requer cuidados sérios e, graças a lindas flores, pode se tornar uma verdadeira jóia de qualquer jardim de flores.