Todos os anos, milhares de residentes de verão enfrentam vários problemas ao cultivar frutas. Um dos mais comuns entre eles é a formação de manchas amarelas na folhagem e nos frutos do tomate (tomate). Eles causam danos extensos aos tecidos das plantas, o que logo leva à sua secagem e morte. No entanto, muitos não sabem o que causa a formação de inclusões amarelas nos tomates e como lidar com isso. Vamos entender esse problema em detalhes e também descrever como ele pode ser efetivamente superado.
Condições ideais para o cultivo de tomates
Apesar do alto rendimento, o cultivo de tomate é considerado uma tarefa bastante difícil. Esta planta entre os residentes de verão é considerada extravagante para as condições de vida; muitas ainda não conseguem obter frutas grandes e suculentas.
Ao cultivar tomates, antes de tudo, deve-se lembrar que essa cultura chegou até nós das regiões equatoriais quentes, portanto, o aquecimento e a luz intensa serão necessários para a sua frutificação. A temperatura ideal para a reprodução é considerada em torno de + 20–25 ° C, no entanto, as sementes da cultura germinam mesmo a +15 ° C. Ao mesmo tempo, as camas com tomates devem estar em uma área aberta, pois qualquer sombra inibe o crescimento dos tomates e amadurece as frutas
Para a formação adequada das plantas, será necessário o cumprimento do regime de umidade. A umidade ideal é considerada 50-60%, solo - cerca de 65-75%. Exigentes tomates ao solo, eles crescem melhor em substratos argilosos e argilosos bem fertilizados. Importante para tomates e antecessor. A melhor cultura cresce após pepinos, couve e legumes.Você sabe Apesar de oficialmente o tomate ser considerado vegetal, do ponto de vista botânico, os frutos da colheita são bagas, que creditam automaticamente a planta à fruta.
Por que aparecem manchas amarelas nos tomates e o que devo fazer
Manchas amareladas e pontos nos tomates podem ter várias razões. Entre eles, há falta de iluminação e nutrientes, além de danos às plantas com várias doenças infecciosas.
Às vezes, o problema pode ser resolvido por si próprio, mas na maioria das vezes com uma parada prematura, leva à morte de tomates. Vejamos que tipo de patologia é, por que esse fenômeno surge e para que tomates devem ser tratados.
Doenças
Os primeiros que devem ser suspeitos do aparecimento de amarelecimento dos tomates são microorganismos e fungos patogênicos. Eles se instalam de bom grado nos tecidos dos tomates, causando sua destruição progressiva. Mas, para eliminar invasões perigosas, você precisa lidar com os principais sintomas de lesões específicas e identificar o principal patógeno.
Praga tardia
A peste tardia é uma infecção fúngica das culturas de frutas causada por fungos mais baixos do gênero Phytophthora. A doença é uma doença específica que se desenvolve nos membros da família do nightshade, mas outras culturas também podem afetar o fungo.
Os principais sintomas da lesão:
- manchas marrons nas frutas e folhas, cercadas por bordas verdes ou amarelas claras;
- revestimento branco como a neve nas partes inferiores das folhas;
- secagem de inflorescências e pedúnculos;
- focos putrefativos extensos (no caso avançado).
Leitura recomendada
- baixa imunidade às plantas;
- rega excessiva das plantações;
- não observância das regras de rotação de culturas;
- falta de fósforo e potássio no solo.
- "Albit";
- Oksikhom;
- "Lucro ouro";
- "Velocidade".
- uma solução de sal da cozinha - 250 g / 10 l de água;
- infusão de cinzas de madeira - meio balde de cinzas é derramado com 10 litros de água e a mistura é infundida por 3 dias;
- com uma solução de kefir fermentado - 1 l de kefir / 10 l de água.
Importante! Para impedir o desenvolvimento da praga na próxima temporada, as partes afetadas das plantas devem ser cortadas e queimadas.
Mancha marrom
A mancha marrom é uma derrota de plantas cultivadas causada por fungos específicos que representam o gênero Pseudopeziza. A infecção é uma das mais perigosas na jardinagem, apenas uma planta infectada pode causar o desenvolvimento de patologia em toda a plantação. Graças a isso, a produção de tomate pode cair acentuadamente, até 20% da norma biológica.
A doença se manifesta com os seguintes sintomas:
- manchas verde-claro ou verde-amarelo nas folhas e no caule;
- inibição do crescimento e amadurecimento dos frutos;
- com tratamento prematuro, as manchas ficam marrons e a área afetada adquire uma consistência putrefativa viscosa.
- não conformidade com a rotação de culturas no local;
- danos aos tomates durante a preparação;
- rega excessiva das camas;
- negligência das regras gerais para a prevenção da invasão bacteriana do tomate.
Dos métodos populares, os seguintes são populares:
- pulverizando com infusão de alho - em 10 l de água por um dia, insista em 500 g de alho picado;
- regar os canteiros com uma solução de cinzas de madeira - 300 g de cinzas são derramados em 1,5 litros de água e, em seguida, incendiados e fervidos por 15 minutos, a solução resultante é filtrada e diluída em 9 litros de água;
- tratamento com permanganato de potássio - uma solução rosa pálida deve ser feita a partir de permanganato de potássio e depois pulverize cuidadosamente os tomates afetados.
Oídio
Oídio é chamado de doença infecciosa causada por marsupiais de ordem Erisifagos. A patologia é considerada uma das mais comuns entre as plantas cultivadas; seu patógeno se desenvolve com sucesso tanto nas espécies frutíferas quanto nas ornamentais.
Distinguir o oídio de outras doenças ajudará a identificar os sintomas característicos:
- placa branca, branca-amarela nas folhas, caule e frutos;
- pequenas gotas de líquido na superfície de um revestimento branco;
- com danos completos às plantas, suas folhas secam e caem.
- plantações de tomate espessadas;
- mudanças repentinas de temperatura;
- alta umidade combinada com alta temperatura.
Para isso, as plantas são tratadas com os seguintes produtos químicos:
- Bayleton;
- "Rayok";
- "Topázio";
- Tilit
- "Topsin";
- "Fundazol".
Se você cultivar vegetais no sistema de agricultura orgânica, pulverizar os canteiros de oídio ajudará a pulverizar com os seguintes remédios caseiros:Importante! Os patógenos do oídio são altamente mutagênicos, o que lhes permite a capacidade de se adaptar instantaneamente aos fungicidas; portanto, vários medicamentos devem ser usados simultaneamente para combater a infecção.
- solução de leite - prepare a partir de 7 l de água, 3 l de soro de leite e uma colher de chá de sulfato de cobre;
- infusão de cebola - 200 g de casca de cebola despeje 10 l de água fervente, após o que a mistura é insistida por 2 dias.
Mosaico
O mosaico é uma infecção viral complexa do tomate causada por um patógeno específico. Vírus do mosaico do tomate. A doença é considerada uma das mais perigosas, leva a uma forte inibição das plantas, bem como a uma diminuição de sua produtividade. Freqüentemente, a infecção causa uma diminuição da imunidade; nesse caso, o mosaico é acompanhado por uma infecção multi-cepa, que praticamente não é tratável.
A doença se manifesta com os seguintes sintomas:
- pequenos pontos amarelos ou verde-amarelos aparecem nas folhas, que eventualmente se transformam em um padrão de mosaico característico em toda a massa verde;
- as folhas diminuem acentuadamente de tamanho, enrolam-se ou tomam a forma de folhagem de samambaia;
- os frutos são significativamente reduzidos em tamanho;
- o caule parece um dano putrefativo, causando a morte do fruto.
- baixa imunidade;
- incumprimento das regras gerais da tecnologia agrícola para o cultivo de tomates;
- umidade excessiva no jardim em combinação com baixas temperaturas;
- desenvolvimento de vetores de insetos sugadores de sangue em uma cama;
- cuidado de plantas com ferramentas de jardim infectadas.
O tratamento com mosaico é bastante difícil. Ao primeiro sinal de dano, partes infectadas das plantas são removidas e descartadas. Depois disso, as seções são tratadas com uma solução rosa pálida de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio.
Depois disso, as plantas são pulverizadas com uma solução:
- "Karbofosa";
- "Maxim";
- Lamador.
Você sabe A pátria dos tomates são regiões tropicais e subtropicais da América do Sul. Até agora, no território do continente, você pode encontrar tomates silvestres, que deram origem a todas as variedades produtivas modernas.
Outras razões
Uma das principais razões para o amarelecimento dos tomates também pode ser o cuidado descuidado das camas. Como resultado disso, as plantas são expostas a todos os tipos de fatores negativos, que podem ter efeitos a curto e permanente. Apesar de muitas vezes não causarem alterações complexas, devem ser abordadas o mais rápido possível, pois a produtividade do tomate depende disso.
Microclima
A violação das condições de crescimento de um vegetal afeta instantaneamente sua aparência e produtividade. Na maioria das vezes, isso é afetado pelas condições de rega e temperatura, principalmente no cultivo de tomates em casa de vegetação. O regime de temperatura no local de cultivo do tomate deve ser constante e com flutuações diárias mínimas. Com uma diferença de temperatura diurna e noturna de cerca de 10 graus ou mais, a cultura vai doer, o que se manifesta por manchas amarelas.
Apesar do fato de os tomates serem plantas que amam a umidade, eles precisam de uma rega suave. Nesse caso, a água deve ser pré-aquecida à temperatura ambiente. A negligência dessas regras leva ao congelamento e à decomposição de pequenas raízes nas camadas superiores do solo, devido à falta de nutrientes na folhagem. Isso causa o aparecimento de manchas amarelas e exposição prolongada - e a morte das arquibancadas.
Danos na raiz do transplante
Frequentemente, manchas amarelas nos tomates são observadas após o transplante em solo aberto. Isso é explicado por danos no delicado sistema radicular devido a um transplante malfeito. Geralmente, as plantas se recuperam sozinhas por várias semanas, mas muitas vezes os danos nas raízes causam enfraquecimento do tomate, o que cria condições ideais para o desenvolvimento de várias doenças.
Importante! Os danos às raízes dos tomates também podem ocorrer como resultado de capina imprópria dos canteiros; portanto, antes de executar o procedimento, é necessário familiarizar-se com o básico da tecnologia agrícola.
Falta de elementos micro e macro
A falta de minerais não causa amarelecimento dos tomates com muita frequência, mas em solos pobres esses fenômenos são problemas tradicionais. Nesse caso, a patologia pode ser observada tanto com deficiência de micro e macro elementos quanto com sua superabundância. É por isso que o cultivo de tomate em substratos pobres deve ser abordado com especial atenção.
Os seguintes elementos micro e macro são considerados os mais importantes para o crescimento e desenvolvimento seguros do tomate:
- nitrogênio
- magnésio
- ferro
- cálcio
- enxofre.
Queimadura solar
Esse problema é especialmente comum nas regiões sul. Em regiões climáticas quentes, é observada radiação solar bastante intensa, devido à qual o tomate pode receber queimaduras de massa verde. Geralmente, é bastante difícil eliminar esses processos, pois o tomate não tolera sombra parcial; no entanto, um abrigo transparente feito de polietileno ou materiais plásticos ajudará a resolver o problema.
Queimaduras solares também podem ocorrer em regiões temperadas. A razão para isso é a rega ao meio-dia. Durante a irrigação, salpicos de água caem nas folhas dos tomates, deslizando em pequenas gotas. Essa educação desempenha o papel de uma pequena lente de aumento, passando através da qual a luz solar é amplificada várias vezes e, em seguida, causa queimaduras nos tecidos locais.
Medidas preventivas
Para evitar a derrota de tomates com manchas amarelas, você deve:
- é imperativo realizar a desinfecção pré-vegetal de sementes e solo;
- recorrer à rotação de culturas no local;
- observar técnicas agrícolas para o cultivo de tomates;
- plantações de tomate para alimentação oportuna;
- desinfecte o equipamento do jardim antes de trabalhar com plantas;
- realizar tratamento preventivo de plantas com fungicidas e agentes bactericidas;
- tratar mudas antes de plantar em solo aberto.
A formação de manchas amarelas nos tomates é considerada um problema bastante comum. Todos os tipos de infecções causam isso, bem como o não cumprimento das condições de conservação do tomate. Devido a isso, a colheita perde drasticamente sua produção e seus frutos se tornam inutilizáveis. Ao cultivar tomate no local, é imperativo seguir as regras e normas básicas para o cultivo de solanáceas, incluindo as medidas preventivas necessárias para prevenir infecções nos canteiros.