Cada criador de aves deve poder determinar o sexo das galinhas chocadas. Essa habilidade é necessária para que, ao comprar ou criar animais jovens, não se engane em escolher o próprio pássaro que atenda às suas necessidades. No artigo, mostraremos como descobrir quem se desenvolve no testículo - um galo ou uma galinha, e também para distinguir o sexo dos filhotes após o nascimento.
Como determinar o sexo do frango
Os filhotes recém-nascidos na idade diária quase não são diferentes um do outro. Os avicultores experientes são bem versados em suas diferenças de gênero, mas os iniciantes precisam aprender isso. Existem vários métodos comprovados para determinar qual galinha é um menino e qual é uma menina nas primeiras 2 semanas após o nascimento.
Por raça
Algumas raças de galinhas (sexo automático) facilitam a tarefa dos kurovods, pois seus filhotes heterossexuais têm características distintivas específicas.
Importante! A prática mostra que nenhum método comum oferece uma garantia total da determinação exata do sexo dos pintinhos. Portanto, neste caso, é aconselhável aplicar vários testes ao mesmo tempo.
Leghorn e Legbar
As galinhas e os machos dessas raças diferem entre si nas seguintes características:
- fêmeas diurnas têm cotão tingido em tom uniforme (cinza, branco ou preto);
- machos diurnos têm listras características.
Brahma
As galinhas Brahma diferem das seguintes maneiras:
- as galinhas são decoradas no corpo com listras e pontos claramente visíveis nas cabeças;
- os machos têm uma cor borrada e ondulada.
Rhode Island, Nova Hampshire
Os filhotes recém-nascidos dessas raças apresentam as seguintes diferenças sexuais:
- as fêmeas têm listras e manchas escuras em temechki;
- os machos nascem com uma cor amarela uniforme.
Prata Adler
Os pintos diários da raça Adler de galinhas são pintados da seguinte forma:
- as fêmeas são amarelas brilhantes;
- machos - cor limão claro, com uma faixa escura brilhante nos topos.
Por tamanho
Acredita-se que, entre galinhas de qualquer raça, os meninos são sempre maiores que as meninas.
Isso pode ser visto a partir do seguinte:
- as pernas dos galos jovens são mais maciças e mais largas;
- o próprio corpo do bebê é mais alto e mais volumoso;
- a cabeça é maior e mais redonda;
- peso 1-2 g mais.
Apesar dessas diferenças, o teste para determinar o sexo dos pintinhos por tamanho não pode ser considerado preciso, uma vez que o desenvolvimento de cada indivíduo é individual. Além disso, em uma única raça, um frango em peso pode ser um pouco mais pesado que seu irmão.
Você sabe Os geneticistas americanos desenvolveram um método para determinar o sexo de uma galinha ainda no ovo chamada EggXYt. Essa tecnologia envolve a implantação de um marcador genético na galinha, que, quando digitalizado, aparece apenas no futuro galo.
Por penas e asas
O método mais comum para determinar a diferença entre um galo e uma galinha é por plumagem nas asas e no corpo:
- o frango é capaz de se reproduzir muito mais cedo que o galo;
- na fêmea, as penas das asas são raras e diferentes em tamanho e comprimento;
- o galo tem envergadura maior, com penas maiores e mais frequentes;
- as galinhas de duas semanas já possuem penas de cauda bem crescidas, enquanto nos machos as caudas crescem mais lentamente;
- os machos mudam lentamente a camada inferior e, na fêmea, o corpo é coberto ativamente com cotão por 21 dias.
Como determinar o sexo do frango: vídeo
Por cor
Além das características de distinção de cores das raças automáticas, para determinar o sexo dos pintinhos por cor, é importante conhecer algumas das nuances das características da cruz: quando o galo tem plumagem marrom e o frango é branco, a cor felpuda será transmitida aos filhotes recém-nascidos pelo método cruzado.
Segue:
- as meninas herdarão uma penugem de cor marrom dourada (no lado paterno);
- nos meninos, o cotão será pintado em tons de amarelo-prateado (de acordo com os sinais da cor materna).
No ovo
Existem várias maneiras de testar diferenças sexuais em pintinhos futuros na fase de sua formação no ovo:
- Examinando a forma do testículo. Uma mais redonda fala sobre a formação de uma fêmea, e uma aguda, com uma extremidade alongada, fala sobre a aparência de um galo.
- De acordo com a estrutura da casca no lado agudo do ovo. Uma concha lisa indica o futuro nascimento da fêmea; ovos com tubérculos e colinas podem conter dentro dos machos.
- Com um ovoscópio. Ao iluminar um ovo, você precisa encontrar a localização da câmara de ar (geralmente do lado oposto): quando está localizada no centro, devemos esperar o aparecimento de um galo; uma mudança para qualquer lado do centro indica o futuro nascimento de uma galinha poedeira.
Importante! A determinação do sexo do futuro frango pela casca do ovo só pode mostrar precisão se os ovos forem postos por uma galinha poedeira.
Caminhada
Você pode distinguir galinhas no chão pela marcha e pelo formato das pernas:
- os meninos têm metatarso mais largo, pernas carnudas e longas; sua marcha tem uma marcha ampla, eles se movem, como se marchassem;
- as meninas se distinguem levantando e abaixando as pernas em uma marcha rítmica, com um acúmulo; suas pernas são mais curtas.
Método reflexo
Outra maneira comprovada de determinar o sexo da galinha é por reflexos, porque na mesma situação o homem e a mulher se comportam de maneira diferente.
Para fazer isso, você pode executar várias das seguintes manipulações:
- Cuidadosamente, pegue o filhote pela nuca - o macho abaixará as pernas, estenderá o pescoço e olhará em volta com curiosidade; a fêmea retrai o pescoço, pressiona as pernas na barriga e fecha os olhos.
- Para criar um pequeno efeito de ruído próximo a uma caixa com animais jovens, por exemplo, bata levemente as mãos (enfatizamos que o uso desse método pode causar estresse em galinhas e isso afeta negativamente sua imunidade) - em caso de medo, as fêmeas se sentam no chão da caixa, puxando o pescoço para dentro; os machos “como um homem” se preparam para proteger sua família: esticam o pescoço, erguem a cabeça e chiam.
- Agarre o filhote com cuidado pelas pernas e vire-o gentilmente de cabeça para baixo - o galo abrirá as asas ali, como se estivesse se preparando para voar; as peças serão agrupadas e tentar puxar o corpo para as pernas.
Maneira japonesa
Os formões japoneses usam outro método para verificar o sexo dos filhotes - o estudo de seus órgãos genitais. O método descrito requer habilidade, porque esses órgãos estão dentro do corpo das galinhas: os testículos dos galos estão localizados na fossa.
A manipulação sexual é feita com muito cuidado, nas primeiras 6 horas após o nascimento dos pássaros. Após um período de 7 horas, o pênis do pênis é fechado com uma dobra cutânea, após o que não será possível determinar o sexo usando esse método.Examine os órgãos genitais das galinhas na seguinte sequência:
- você precisa agarrar completamente o frango com a palma da mão e abaixar a cabeça suavemente, fixando as patas entre os dedos indicador e médio;
- pressione suavemente a parte inferior da barriga, ajudando a fossa a sair levemente;
- inspecionar o buraco - o frango tem uma fossa lisa com uma borda lisa; o galo verá um tubérculo genital.
Você sabe Uma galinha é capaz de reconhecer um ovo com um embrião morto na embreagem, após o que a empurra para fora da massa total até a borda do ninho.
Métodos de determinação de gênero para filhotes adolescentes
A determinação das diferenças de gênero na geração mais jovem de gado de galinha não é difícil.
3-4 semanas de vida
Os filhotes com um mês de idade já diferem visualmente:
- as galinhas são ativamente cobertas de plumagem; eles são menores que galos;
- os meninos correm apenas levemente; por mês são muito maiores que as meninas.
Com 6 a 10 semanas de vida
Aos 2-3 meses de vida, as galinhas podem ser facilmente distinguidas por sexo.
Os machos são caracterizados por tais características:
- são maiores que galinhas;
- formas de vieiras vermelhas pronunciadas;
- amentilhos e barba crescem;
- tranças mais longas começam a crescer na cauda;
- o focinho é arredondado, adquire uma tonalidade avermelhada;
- as pernas são alongadas, esporas crescem sobre elas.
As galinhas têm os seguintes sintomas:
- em tamanho, são menores que os machos;
- ter caudas mais curtas e eretas;
- vieiras pequenas e arrumadas, de cor pálida;
- nas pernas mais finas, praticamente não existem esporas;
- há uma boa plumagem.
Como você pode ver, o sexo do frango não é tão difícil de determinar se você usa um ou mais dos métodos apresentados no artigo. Embora alguns deles não tenham precisão de cem por cento, um criador experiente de aves ainda será capaz de avaliar com sua ajuda o sexo de seu jovem emplumado.