O governo brasileiro disse quinta-feira, 13 de junho, que estava cancelando a suspensão das exportações de carne bovina para a China imposta após um caso atípico de doença da vaca louca revelado no Brasil.
Essa decisão levou a um forte aumento nas ações da Marfrig Global Foods, Minerva SA e de outros produtores brasileiros de carne.
A suspensão das exportações brasileiras de carne para a China está em vigor desde 3 de junho, após o registro de um caso de doença da vaca louca em uma vaca de 17 anos no estado de Mato Grosso. Deve-se notar que casos individuais desta doença em rebanhos bovinos podem ocorrer espontaneamente, e geralmente em animais com 8 anos ou mais.
A ministra da Agricultura, Teresa Cristina Diaz, disse em seu Twitter que o Brasil retomará a emissão de certificados sanitários internacionais para a exportação de carne bovina para a China.
A China é o único país entre importadores brasileiros a cumprir um protocolo médico que exige a suspensão das importações de carne bovina quando um caso atípico de doença da vaca louca é relatado, informou o Ministério da Agricultura do Brasil em comunicado.
O ministério reiterou a intenção do governo brasileiro de concordar com as autoridades chinesas sobre um novo protocolo de saúde para resolver esse problema.