Hortênsia é um arbusto que agrada a inflorescências brilhantes durante todo o verão. Para que a planta tenha uma aparência saudável e floresça por um longo tempo, deve-se levar a sério a escolha do local e do momento para o plantio. É muito importante seguir as regras básicas de plantio e tecnologia agrícola para obter o resultado esperado.
O que a hortênsia ama
Antes de plantar hortênsias, é necessário levar em consideração as preferências da cultura.
O jardineiro precisa ter em mente as seguintes nuances:
- Como o rizoma da hortênsia cresce amplamente, a planta requer espaço suficiente no local.
- Hortênsia prefere umidade. A cultura precisa de rega frequente, mas para reduzir a evaporação do solo, recomenda-se introduzir a cobertura morta das agulhas de pinheiro no círculo do tronco. Deve-se lembrar que a rega deve ser realizada para que não haja estagnação da água.
- A cultura precisa de luz e proteção contra a luz solar direta. A hortênsia cresce e floresce bem em áreas com luz solar difusa, bem como em áreas parcialmente sombreadas.
- A hortênsia prefere solo nutriente bem drenado, com alta acidez, contendo partículas de argila sem excesso de cal. A composição do solo pode ser melhorada com composto ou húmus.
O que é o sistema radicular da hortênsia?
O rizoma da hortênsia está localizado no solo. As raízes são caracterizadas por uma estrutura fibrosa. O eixo radicular não é muito pronunciado, perde-se na densidade dos processos laterais, que se aprofundam parcialmente, mas são mais horizontais. A parte considerada da cultura geralmente atinge um comprimento de 0,4-0,6 m, e uma largura superior a 0,7 m.
Plantar hortênsia implica cuidados especiais para o sistema radicular:
- Sua estrutura densamente ramificada requer muito espaço livre no buraco com o solo.
- Os processos laterais das raízes são muito sensíveis a danos mecânicos. Este fato deve ser levado em consideração ao colocar a planta na cova de plantio e com mais afrouxamento do solo.
- A profundidade insuficiente do sistema radicular indica a necessidade de sua proteção plantando a colheita a uma certa distância dos representantes da flora que crescem rapidamente.
A hortênsia cresce à sombra
As opiniões de especialistas sobre o plantio em áreas sombreadas são um pouco diferentes. Alguns argumentam que, na sombra, a hortênsia não será capaz de demonstrar toda a beleza da floração - densidade e saturação da cor. Por outro lado, esse lugar é mais seguro para hortênsias, uma vez que o sol "aberto" pode queimar a colheita, as flores rapidamente crescem menores e desmoronam antes do previsto.
É permitido plantar hortênsias próximas a outras plantas mais altas, mas você não pode "escondê-las" sob árvores de tamanho grande ou em um vinhedo. A melhor opção para o mato em questão é uma sombra aberta, que protegerá essa cultura das queimaduras solares e oferecerá a oportunidade de florescer de maneira bonita e contínua.
Em que época do ano é melhor plantar em campo aberto
Hortênsia sobrevive bem após o plantio, tanto na primavera quanto no outono. A escolha da estação depende das condições climáticas da região. Em regiões temperadas, é permitido plantar mudas no meio da primavera. No norte da Rússia, é necessário plantar uma cultura de flores em maio, protegendo a planta de possíveis geadas de retorno.É possível colocar hortênsias em terreno aberto no início do outono apenas em áreas com clima ameno e invernos quentes.
Importante! O plantio de setembro é recomendado apenas para material de plantio com um sistema radicular suficientemente desenvolvido.
Como plantar hortênsia em campo aberto
Antes de plantar a planta em questão, é necessário executar as seguintes etapas:
- seleção de sites;
- preparação de poços;
- determinação da distância entre plantas durante o plantio em grupo;
- familiarização com a tecnologia de plantio em diferentes momentos.
Escolhendo um local de desembarque
Ao escolher um local para hortênsia, deve-se ter em mente que o arbusto em questão adora o sol disperso e a sombra parcial. Recomenda-se plantar a colheita no lado leste do território, para que, de manhã, a planta esteja bem iluminada e ao meio-dia fique escondida da luz solar direta.
Você sabe No século 19, uma maneira popular de enriquecer o solo com ferro, no qual cresciam arbustos de hortênsia, era colocar ferraduras ou pregos em um buraco na terra durante o plantio ou enterrar outros objetos de metal aos primeiros sinais de clorose em um arbusto adulto.
Ao escolher um local, é necessário levar em consideração a composição e as características naturais do solo. A terra deve ser fértil, saturada com húmus e argila intercalada. Ao plantar hortênsias, solos arenosos devem ser evitados e solo vermelho não é recomendado. O solo deve ser acidificado (pH 5,2-6,0).
A deficiência de nutrientes na planta pode ser rastreada em solos com uma reação alcalina. Isso pode levar ao amarelecimento e ao derramamento precoce das folhas.É desejável que o solo seja bem permeável e moderadamente úmido, mas em nenhum caso você deve escolher áreas úmidas.
Preparação do poço de aterrissagem
O próximo passo depois de escolher um território é cavar um buraco. Um arbusto adulto atinge um tamanho suficientemente grande, portanto o tamanho do poço deve ter os parâmetros apropriados. Para variedades pequenas, o buraco pode ser cavado com tamanho 50 × 50 × 50 cm e para variedades grandes - 80 × 80 × 80 cm.
Também é necessário levar em consideração o fato de que o poço precisa ser reabastecido, para que você não se preocupe com as grandes dimensões. Antes da fertilização, o recesso, onde também são derramados 3 baldes de água, deve ser deixado durante a noite, dando ao solo tempo para absorver bem a umidade.
Na manhã seguinte, você precisa fazer uma mistura de nutrientes composta de solo, turfa, húmus e areia (2: 2: 1: 1). Também é recomendável adicionar misturados orgânicos com fertilizantes minerais (25 g de uréia e sulfato de potássio, 65 g de superfosfato). Para aumentar a acidez do solo, as agulhas de pinheiro devem ser reparadas.
A distância entre hortênsias durante o plantio
Se você plantar arbustos em grupos, considere a distância entre eles. Cada variedade tem seus próprios parâmetros, portanto a distância será diferente. Para hortênsias com folhas grandes, a distância deve ser de 1,2 a 1,6 m, e para hortênsias em panículas, de 1,5 a 2,5 m.
Se o jardineiro planeja plantar um arbusto perto de outras plantas, você precisa recuar nas colheitas de 2,3 a 3 m.Para plantar hortênsias como sebes, recomenda-se cavar uma vala com 0,9 a 1,1 m de largura.Para a floração precoce, os especialistas aconselham a cavar buracos de plantio a uma distância menor entre si (0,7 a 0,8 m). Depois de alguns anos, você pode afinar as arquibancadas.
Datas e regras de desembarque
As características do plantio de hortênsias também podem depender da escolha da estação. Muitos jardineiros usam o calendário lunar para calcular as datas necessárias.Embora muitos especialistas recomendem o plantio de hortênsias na primavera, também é possível plantar no outono e no verão. Para fazer isso, você deve seguir certas regras.
No verão
O plantio nesta estação é aceitável para hortênsias com um sistema radicular fechado. A única dificuldade é mais cuidado. O plantio de verão é melhor realizado na primeira quinzena de junho. O arbusto começa a florescer por 2-3 anos. Com a formação prematura de pedúnculos, recomenda-se que sejam cortados.
O processo de plantio no verão envolve as seguintes etapas:
- Cavar um buraco com os parâmetros 0,5 × 0,5 × 0,5 M. O buraco deve ser preparado um mês antes do plantio.
- Para adicionar a composição do solo: solo, turfa, húmus e areia (2: 2: 1: 1).
- Ao instalar uma muda em um poço, é necessário endireitar cuidadosamente as raízes sem danificá-las.
- Tendo coberto o arbusto com o solo, ele deve ser ligeiramente compactado.
- Despeje a planta com 2-3 baldes de água e aplique a terra.
Não é recomendável plantar hortênsias durante a floração, mas se não houver outras opções, todos os pedúnculos devem ser cortados. Este procedimento é necessário para que o arbusto crie raízes bem e não gaste energia na abertura dos brotos.
Na primavera
A época indicada do ano é considerada a melhor opção para o plantio de hortênsias. A manipulação da primavera é mais adequada para a parte norte da Rússia. O horário ideal é abril ou maio.A sequência de ações:
- Prepare um poço (0,5 × 0,5 × 0,5 m).
- Despeje fertilizante do solo, turfa, húmus e areia no buraco (2: 2: 1: 1)
- Para uma planta com um sistema de raiz aberta, você deve preparar uma colina a partir de uma mistura de solo, com uma fechada - esse procedimento não é necessário.
- A muda é colocada em uma colina na qual as raízes devem ser cuidadosamente endireitadas. Esta opção é usada para um sistema raiz aberto.
- A cova é preenchida com terra, de modo que o colo da raiz fique visível a 3-4 cm do solo, protegendo a planta da decomposição. Em seguida, você precisa apertar um pouco a terra.
- O arbusto é abundantemente regado com 2-3 baldes de água.
Outono
A hortênsia com um sistema radicular bem desenvolvido é geralmente plantada neste momento. Para as regiões da faixa do meio, o melhor momento para pousar é setembro, e para o sul da Federação Russa é necessário adiar esse procedimento para outubro.
O plantio de hortênsias no outono é o seguinte:
- Depois de escolher um local e cavar um buraco com pelo menos 50 × 50 × 50 cm, você deve adicionar uma mistura de solo.
- 2 baldes de água são derramados no buraco.
- Antes de remover a muda da panela, ela deve ser regada e, depois disso - colocada em um poço. Para uma planta com um sistema radicular aberto, é necessário formar uma colina a partir da mistura do solo no buraco e instalar um arbusto no topo.
- O poço precisa ser preenchido com o solo, sem aprofundar o colo da raiz.
- A planta deve ser abundantemente regada.
- A última etapa - a colocação de uma camada (5 cm) de cobertura morta de turfa e lixo conífero.
Cultivo e cuidados subsequentes
Mesmo que o plantio seja realizado em conformidade com todas as regras, as hortênsias no futuro devem fornecer os devidos cuidados.
Portanto, para que o cultivo de arbustos não cause problemas especiais, você precisa:
- regular a umidade do solo;
- adubo oportuno e cobertura morta;
- aparar;
- organizar os preparativos para o inverno.
Rega
A hortênsia é considerada uma cultura que adora a umidade. Isso significa que a planta requer rega regular. Um território árido e quente não é adequado para esse arbusto, pois a planta não terá umidade suficiente, pelo que não se desenvolverá bem e poderá até morrer.
Em clima favorável, o arbusto deve ser regado uma vez por década com 15–25 litros de água. No calor, a frequência do procedimento aumenta - a cada 7 dias, a quantidade de líquido - até 20 litros.
Importante! A resistência da hortênsia no inverno diminui com a falta de umidade no outono. Portanto, se não houver chuvas suficientes nesta época do ano, você precisará cuidar da rega regular.
O procedimento é realizado pela manhã ou após o pôr do sol, despejando água no círculo do tronco. Depois de terminar a rega, você pode afrouxar a terra um pouco mais de 5 cm de profundidade ao redor do arbusto. Para evitar a podridão, às vezes você precisa adicionar permanganato de potássio ao fluido de irrigação (a solução deve ser rosa pálido, sem cristais da droga).
Fertilizante
Se os fertilizantes foram adicionados à cova durante o plantio, nos próximos dois anos a planta não precisará ser alimentada.O procedimento é realizado em duas etapas: antes do final de junho, você precisa fabricar fertilizantes “ácidos” (sulfato de potássio) e a partir do segundo mês de verão até meados do outono - fósforo de potássio (superfosfato).
A introdução dos nutrientes necessários às hortênsias pode ser dividida em três etapas:
- Fertilizantes minerais complexos são incorporados ao solo na primeira quinzena de maio (30 g por 10 litros de água). Você também pode adicionar produtos orgânicos na forma de infusão de verbasco (1:10). Repita o procedimento - após 1,5 semanas. Tal cobertura é necessária para o crescimento.
- Potassa e fósforo. Duas semanas antes da floração (primeira quinzena de junho), é necessário aplicar o molho líquido: 70 g de superfosfato e 45 g de sulfato de potássio diluídos em água. Molhar o arbusto com essa mistura, você pode fornecer uma floração exuberante.
- Recomenda-se também adicionar o curativo acima ao pico da floração, a fim de estendê-lo e garantir a colocação de brotos jovens.
Mulching
Se o procedimento em questão não tiver sido realizado imediatamente após o desembarque, poderá ser realizado em outro momento. A cobertura morta desempenha o papel de proteger o sistema radicular do superaquecimento e também inibe o crescimento de ervas daninhas. O produto orgânico é apresentado na forma de casca de madeira ou turfa (camada - 7 cm).Os especialistas recomendam a introdução de agulhas de pinheiro, que deterão as pragas e também manterão o ácido do solo necessário para a planta.O procedimento é realizado em maio ou outono, antes da primeira geada.
Poda no outono, primavera, verão
Todas as variedades de hortênsias toleram um corte de cabelo.
Este procedimento é necessário para:
- mantendo a forma necessária do arbusto;
- aprimoramento decorativo;
- melhoria da saúde;
- conversão para uma planta padrão.
Você sabe Os budistas acreditam que o chá de folhas de hortênsia tem poderes mágicos. Durante a celebração anual do nascimento de Buda, as pessoas derramam uma bebida na estátua de uma divindade recém-nascida. E após a cerimônia, os crentes tomam chá de flores no círculo familiar.
Os cortes de cabelo da primavera geralmente ocorrem na primeira quinzena de março (nas regiões sul) ou em meados de abril (nas regiões frias da Rússia). Cada variedade de hortênsias tem certas características na poda.Para variedades de folhas grandes, recomenda-se um corte de cabelo incompleto para manter a floração densa no verão.
A poda de primavera pode ocorrer da seguinte maneira:
- Galhos velhos e deformados e caules de flores secas são removidos.
- O desbaste é realizado até que os botões se abram.
- A cada 4 anos - um corte de cabelo rejuvenescedor (cortando todos os galhos em ângulo reto, a uma altura de 45 cm da superfície da Terra).
Características do corte de cabelo da primavera hortênsia paniculata:
- O procedimento é realizado até que os botões se abram.
- Remova fragmentos antigos de arbustos.
- Encurte todos os galhos para 3-5 brotos.
- Todos os brotos que crescem para dentro devem ser removidos.
Hortênsia de árvores:
- Nos primeiros 3 anos, os arbustos não precisam de um corte de cabelo. Somente a poda sanitária é permitida (se necessário).
- O subsequente corte de cabelo completo envolve a remoção de brotos velhos, danificados, doentes e fracos, inflorescências secas.
- Brotos jovens encurtam até 3-5 rins.
- Após 5 a 7 anos, é realizada a poda antienvelhecimento da primavera, encurtando todos os galhos e deixando tocos (até 10 cm).
A hortênsia de corte de cabelo de outono também é considerada um procedimento obrigatório. É necessário separar o trabalho sobre a formação e melhoria do mato. Todos os velhos, danificados e crescendo dentro dos galhos dos arbustos são removidos e os brotos jovens permanecem intactos. As datas ideais são no meio do outono. Neste momento, a temperatura do ar deve ser + 5 ... + 10 ° C. Para variedades resistentes ao gelo, é permitido executar o procedimento em novembro.
Nas regiões do norte, a poda de outono não pode ser realizada nos três primeiros anos de cultivo, uma vez que a planta jovem não tem força suficiente para sobreviver ao inverno. Somente a limpeza sanitária é permitida, se necessário.Também é possível um corte de hortênsia no verão - é uma poda sanitária, bem como a remoção de inflorescências secas. Se o procedimento não foi realizado em meados de julho (ou após a floração), é recomendável adiar esse procedimento para o próximo ano.
Preparações de inverno
O procedimento é realizado em meados de outubro. É necessário proteger brotos jovens de congelar.
O processo é acompanhado por essas ações:
- A planta é cultivada com solo e coberta com uma mistura de esterco e turfa.
- As hastes são dobradas à superfície da terra, cobertas de serragem e folhas secas. No topo da caixa de conjunto com furos.
- Em abril, o design pode ser desmontado.
- Recomenda-se que os arbustos dimensionais sejam amarrados, colocados sob um abrigo de estrutura, excedendo o tamanho da hortênsia em 10 cm, e as folhas caídas podem ser colocadas no interior como uma camada térmica.
Doenças e Pragas
A hortênsia é bastante resistente ao ataque de várias pragas, mas, como outras culturas, pode ser afetada por doenças e insetos parasitas.
Uma das doenças de plantas mais comuns é o oídio. Para eliminar esta patologia, o Fundazol deve ser diluído em água (20 g por 10 l) e irrigar a cultura. Um meio eficaz é uma solução da mistura de Bordeaux (80 g por 10 litros de água).
Os pulgões são uma praga comum da hortênsia. Uma boa reação é o uso de tintura de alho. Para fazer isso, você precisa derramar 250 g de produto picado triturado em 10 litros de água. Após 48 horas, na infusão resultante, adicione 50 g de sabão em pó ralado. Os componentes devem ser bem misturados. A pulverização é realizada 1 vez em 7 dias até a praga desaparecer.
A hortênsia é um arbusto que requer atenção especial ao plantar. O cuidado adequado da colheita é muito importante para a formação de uma planta saudável e envolve rega, fertilização, corte e preparação regulares para o inverno. Se o jardineiro executar todas as ações corretamente, de acordo com certas regras agrotécnicas, receberá um arbusto atraente densamente decorado com flores.