Importadores de maçãs ucranianas dos países do sudeste da Ásia, Oriente Médio e Europa falam de qualidade comparável às maçãs dos Estados Unidos a um preço bastante competitivo. É relatado pela Associação Ucraniana de Frutas e Legumes (UPOA).
O preço de uma maçã cultivada na Ucrânia é muito superior ao do mesmo produto da Polônia, disse o chefe da UPOA Fyodor Rybalko.
Segundo ele, nos Emirados Árabes Unidos, após a bem-sucedida entrada no mercado ucraniano de maçãs, alguns importadores se recusaram completamente a comprar frutas polonesas.
Segundo Fedor Rybalko, no momento há apenas um problema agradável: a demanda por maçãs ucranianas é maior do que a oferta das variedades certas de maçãs e parâmetros de qualidade. Este último se deve à falta de capacidade de jardineiros domésticos para armazenamento, processamento e comercialização de frutas.
O comércio mundial de maçãs continua a desacelerar. Em 2018, houve um declínio recorde na importação e exportação de maçãs em todo o mundo, que atingiu a marca de 16% em termos físicos.
Mas a UPRA considera que é muito cedo para os jardineiros ucranianos se decepcionarem, já que a Ucrânia possui condições climáticas únicas para a produção de maçãs de qualidade premium.