Os dados do monitoramento de pomares perenes da Ucrânia para a disseminação de pragas foram publicados pelo Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas.
Os resultados da verificação mostraram que as plantações de frutas do país são densamente povoadas por gorgulhos, bem como insetos sugadores. Os especialistas do serviço notaram pragas de jardim, como o gorgulho do rim cinza e flores de maçã. No plantio de árvores frutíferas, foram identificados insetos sugadores, como pulgões, funileiros e carrapatos.
Com um aumento constante da temperatura do ar, é provável que as pragas acima comecem a danificar os rins. No sul da Ucrânia, foi registrado um vôo de repolho e belanas de colza, bem como uma saída dos locais de inverno do besouro praga alenka fofo.Dados os resultados de monitoramento obtidos, foram realizados trabalhos para proteger os jardins de pragas. Os eventos cobriram 16,5 mil ha de plantações de árvores de fruto. Árvores de 28,1 mil ha foram submetidas a procedimentos de melhoria da saúde.
As vinhas são protegidas contra organismos prejudiciais no território de 7,4 mil ha, contra doenças - em 2,4 mil ha, informou a Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos. Foi relatado anteriormente que em 2019, os pomares de maçã e pera ucranianos estão ameaçados com uma crosta e uma queima monilial de brotos e flores.